Selo Certbios atesta as boas práticas adotadas pela fazenda e reforça o compromisso com o bem-estar animal, a segurança alimentar e a qualidade incontestável de seus produtos

A Fazenda Colorado, maior produtora de leite do Brasil (Top 100 MilkPoint, 2023), responsável pela produção dos leites tipo A e os cremes de leite frescos da Xandô, foi a primeira fazenda com laticínio próprio a conquistar o selo de Certificação em Biosseguridade, atestando os bons exemplos de seus processos produtivos e a preocupação em oferecer os melhores produtos.

A iniciativa, inédita no Brasil e realizada pela parceria entre a Embrapa gado de leite (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Boehringer Ingelheim, atesta mais garantias em relação à segurança alimentar ao envolver a adoção de protocolos que asseguram a proteção e o controle da ocorrência de doenças nos rebanhos bovinos, redução do uso de medicamento, além de promover o bem-estar dos animais.

Reconhecida pelo nível de implementação tecnológica, chegando a produzir até 100 mil litros em 24h, a Fazenda Colorado (Araras) junto aos especialistas da Boehringer Ingelheim e da Embrapa, realizou um intenso estudo de dois anos para o desenvolvimento do selo, compartilhando tecnologias e validando os protocolos a campo.

Durante os processos de desenvolvimento do selo, foram contratadas duas empresas parceiras: a Brasil GAP, responsável pela escrita dos memoriais descritivo e operacional e, escrita do checklist em um modelo que atende os padrões internacionais. A outra empresa é o Serviço Brasileiro de Certificação (SBC), responsável por conduzir o processo de auditoria e certificação.

“Aderimos às recomendações em termos de biosseguridade para gerar mais proteção ao rebanho contra doenças e melhorar o bem-estar animal na Fazenda, além de adotarmos uma série de outras iniciativas para garantir a saúde das pessoas e dos animais”, diz Sergio Soriano, gerente geral da Fazenda Colorado.

A responsabilidade de nutrir as pessoas é levada muito a sério pela Xandô e esta é apenas uma das iniciativas que vem sendo aplicada. Há dois anos, a Fazenda Colorado tornou-se a primeira fazenda leiteira brasileira a receber o certificado de bem-estar animal internacional da QIMA.

Na Xandô, todas as garrafas são recicláveis, produzidas com 30% de PET reciclado, além de contar com o selo “Eu reciclo” – Logística reversa. O selo Zero Desconforto e a certificação VACAS A2A2, garantem a procedência do animal para produção de um leite que não promove a formação de BCM-7, que causa desconforto digestivo; todos os leites, cremes e alguns sucos possuem certificação BDK – Alimentos e/ou bebidas que seguem às normas Kosher (judaica), ou seja, são produtos que podem ser consumidos pela comunidade judaica.

A Fazenda Colorado é autossuficiente com a linhagem de seu rebanho com mais de 2.100 vacas holandesas em lactação, puras de origem. Além disso, a Fazenda investe no conforto, alimentação e vacinação, garantindo animais sadios e felizes – as vacas são acompanhadas por veterinários, técnicos especializados e recebem toda a atenção necessária para seu bem-estar e saúde, para que estejam acima de tudo, saudáveis.

Há mais de 40 anos, a Xandô leva a Fazenda para a mesa do consumidor. Hoje a marca é referência em leites tipo A e sucos 100%. Em 1982, a “Laticínios Xandô” foi fundada dentro da Fazenda Colorado (F.C.), que é a maior produtora de leite do Brasil – com um recorde histórico de 100 mil litros em apenas 24h – e possui uma das ordenhas mais modernas da América Latina, em formato de carrossel. Em 1997, a marca expandiu sua atuação para sucos integrais, sem açúcar, conservantes e aditivos. A primeira fruta foi a laranja, vinda dos diversos pomares próprios da F.C, mas atualmente o portfólio conta com oito sabores. Recentemente, a força e a maturidade da Xandô permitiram o avanço da agenda de inovações de forma ágil e ousada, inaugurando sua presença nas categorias de queijos e manteigas, ambas com produtos diferenciados e muito nutritivos, mantendo o DNA original da marca.

Communica Brasil