Até quando dar feliz novo ano? Até quando a calça jeans vai estar na moda?

Por Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal no Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia

 

Estava pensando, e até vi algumas pessoas falarem até quando dar feliz 2023? Até o final de janeiro? Quando você encontrar a pessoa pela primeira vez? E você deve estar se perguntando e qual a relação com a calça jeans?

Sabem o que acho? Desejar a felicidade para alguém assim como a calça jeans nunca saem de moda. A palavra, assim como a peça podem ser modernizadas, reestilizadas e até adaptadas para alguns locais, como eventos, escritório e dia a dia, mas elas nunca deixam de ser usadas – passe o tempo que passar. O ponto que eu quero chegar é que, assim como as felicitações e a calça jeans, há questões no negócio que sempre serão relevantes, como é o investimento e a aposta nas pessoas, seja em grandes, médias ou pequenas empresas.

Assim como a calça jeans, que passa por diversos processos e mudanças, o investimento e desenvolvimento das pessoas se modernizam, mas para surtirem efeito, não devem ser algo pontual, e sim serem incorporados à cultura da empresa. Desejar a felicidade, genuinamente, de alguém, deve ser incorporado ao nosso dia a dia. E essas iniciativas devem ter uma abordagem ampla que faça sentido para os negócios e para o convívio em sociedade, a exemplo dos skills comportamentais, branding, cultura corporativa voltada ao engajamento, diversidade, equidade e inclusão e bem-estar, entre outros. Pilares essenciais para que os profissionais possam se sentir valorizados, se desenvolverem, desenvolverem suas equipes e se tornarem cada vez mais disruptivos.

Se antes as hard skills eram mais importantes que as soft skills, hoje elas se igualam. Assim como ter o conhecimento técnico, possuir habilidades comportamentais, como trazer qualidade para as entregas, ter bom planejamento, conhecimento digital, cognição, desenvoltura social, adaptabilidade, facilidade de resolver problemas e controle emocional, é tão importante quanto e resulta em bons saldos no negócio.

Quando iniciei minha carreira profissional hard skills tinha mais peso que soft skills. Como mencionei, além delas se igualarem, atualmente você estabelecer uma boa rede de conexões e principalmente ter a sensibilidade sobre a importância quanto qual é a percepção que as pessoas têm sobre você, são igual calça jeans, combinam com tudo e você vai ter sucesso sempre.

A maioria das grandes empresas já tem adotado esse perfil de ter os funcionários como foco, e a tendência é que isso esteja cada vez mais nos holofotes em 2023. Mas, independentemente dos incentivos externos, todos devem apostar na jornada de transformação, sem ter medo do futuro. Correr riscos é necessário e faz parte, especialmente, da trajetória de líderes e empreendedores. Sempre digo que é o que fazemos para o mercado e para as pessoas que definirá o nosso legado. Ter medo é não aproveitar as oportunidades que a vida nos dá.

Nos últimos anos, a tecnologia tem sido cada vez mais incorporada pelas empresas, mas não podemos esquecer que, sem as pessoas, o processo de transformação, principalmente o tecnológico, não se sustenta. Gosto de dizer que não existe transformação e nem digital sem a impressão digital, ou seja, o lado humano. Não adianta inovarmos, investirmos em produtos e processos modernos, se não capacitarmos quem está conosco. A transformação digital não é sobre tecnologia, mas sobre pessoas!

Então, neste 2023, as empresas precisam apostar em culturas flexíveis, contar com profissionais que se adaptam e sejam resilientes, apoiar a diversidade, já que é isso que traz ideias diversas para o negócio, além de ter colaboradores que sejam capazes de discordarem do status quo, com uma “rebeldia corporativa” que traga novas soluções.

Voltando à ideologia do início desse artigo, deseje feliz 2023 todos os dias para alguém até o dia 31 de dezembro. Eu vou continuar usando muito jeans em 2023, e aposto que você também. Então, não deixe de lembrar também de se vestir e vestir os seus profissionais com conhecimento, com carinho, com respeito e com felicidade. As pessoas também não sairão de moda e, com certeza, são e continuarão sendo um dos principais pilares para o desenvolvimento dos negócios, sejam eles pequenos médios ou grandes. Se reinvente, modernize e adapte-se. De resto, feliz 2023! O ano pode até ser difícil, incerto e cheio de desafios. Não temos como prever e controlar isso, mas temos como escolher, proteger e desenvolver um time feliz e forte todos os dias.

Há mais de um século, a MSD — empresa biofarmacêutica líder global — tem promovido a inovação para a melhoria da vida das pessoas, apresentando medicamentos e vacinas para muitas das doenças mais desafiadoras do mundo. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis®, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gerenciamento de saúde, além de um conjunto de produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento digital. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados.

 Ketchum