Hoje é possível, por meio de ferramentas, produzir mais e preservar a saúde das pessoas e o meio ambiente

A tecnologia transformou o mundo. Ela está presente em todas as áreas da vida das pessoas. No agronegócio, ela tem um papel preponderante. Um dos grandes avanços aconteceu na aplicação sustentável de defensivos agrícolas. O que era uma atividade feita de maneira rudimentar oferecendo risco à saúde dos trabalhadores rurais e moradores das redondezas, ameaçando à preservação da fauna e da flora e aumentando as chances de contaminação do solo e alimentos, em razão das quantidades aplicadas, ficou no passado.

Hoje, as ferramentas utilizadas fazem uma aplicação controlada, eficiente e com redução do impacto ambiental. Ou seja, a pulverização de precisão evita a prática de pulverizar defensivos de um avião ou um drone sem nenhum critério, pois com as novas tecnologias existentes no mercado, a atividade é realizada de maneira mais precisa, segura e sustentável

A pioneira no mundo a trazer essa mudança foi a Perfect Flight, plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização, que possibilita uma aplicação mais assertiva, com planejamento do voo, dados climáticos e relatórios analíticos. Todas essas informações em tempo real e acessíveis na palma da mão, por meio de computadores ou smartphones com acesso à internet, para que os produtores tomem decisões mais estratégicas.

 

Operação – Hoje esse sistema de inteligência de dados auxilia no aumento do acerto e diminuição do desperdício, com ganhos de eficiência. Softwares e instrumentos monitoram em tempo real e de forma precisa a aplicação de defensivos agrícolas em plantações, evitando, por exemplo, que uma área receba mais de uma aplicação no mesmo local, em virtude de erro de rotas. Isso diminui também a quantidade de defensivos aplicados nas plantações. Por meio de mapas, das faixas de aplicação definidas no pré-voo, é possível impedir a pulverização fora da área de plantio. Dessa forma, são preservados importantes ecossistemas como florestas, campos, rios e a fauna ao redor e a saúde de habitantes das localidades de plantio, para que não sejam atingidos por defensivos agrícolas.

“Entendemos que cada gota importa, pequenos desperdícios somados se transformam em um grande impacto financeiro e ambiental para o agricultor, a sociedade e o meio ambiente”, salienta Leonardo Luvezuti, da Perfect Flight.

O sistema é tão preciso que possibilita identificar até mesmo onde ficam colmeias para que não sejam atingidas. Existe um serviço grátis para proprietários de colmeias e outras espécies polinizadoras cadastrarem, de forma anônima, os pontos geográficos que devem ser preservados.

Além disso, a plataforma torna a aplicação mais efetiva e, consequentemente, contribui indiretamente para a economia da água utilizada na mistura da pulverização. Outro ganho ambiental é que os softwares e instrumentos de ponta para o rastreio e acompanhamento da pulverização aérea de defensivos conseguem diminuir o tempo que os aviões responsáveis pelo trabalho ficam no ar, diminuindo o consumo de combustíveis e a dispersão de gás carbônico na atmosfera.

“Um ganho ambiental enorme e uma economia de despesas com insumos, equipamentos e combustíveis para os produtores rurais”, diz Luvezuti.

A Perfect Flight também atua diretamente na gestão das aplicações de agentes biológicos, como é o caso da parceria com a Natutec – empresa de drones da Koppert, para monitoramento e rastreabilidade. Tornando mais precisa a utilização de bioinsumos na agricultura, que são mais sustentáveis para o agronegócio.

A startup atingiu a marca de 28 milhões de hectares digitalizados e monitorados – a média de processamento é de 100 mil hectares por dia. Esse volume de dados e a inteligência gerada, impacta em tomadas de decisões cada vez mais assertivas e, impulsiona a capacidade de geração de insights na busca por aumento de eficiência, redução de custos e melhoria nos índices de sustentabilidade e de proteção do entorno, do meio ambiente e de áreas de preservação.

O especialista apresenta cinco dicas para a aplicação sustentável de defensivos na lavoura:

    1.  Definir taxa de aplicabilidade da lavoura, como a área correta para aplicação e inserir locais de restrição que não devem ser pulverizados;
    2.  Gerar o banco de dados da lavoura, mapas do pré-voo, que terá as áreas restritivas e as condições do clima;
    3.  As barras de pulverização precisam ser calibradas, assim como o sistema da aeronave, as bombas e os sensores de aplicação;
    4.  Conferência do mapa de pós-voo com o sistema e fazer o cruzamento, planejado versus executado, de todas as informações fundamentais para a cultura – clima, pragas, fertilidade, defensivos utilizados;
    5.  Priorizar processos sustentáveis de pulverização que possam garantir a saúde e segurança dos operadores no uso e manuseio dos produtos químicos, assim como do meio ambiente e moradores do entorno.

A Perfect Flight é a primeira e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Com escritório em São João da Boa Vista (SP), no Brasil, a Agtech presta serviços de monitoramento de aplicações de insumos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da produção agrícola e garantem maior assertividade e lucratividade de forma sustentável.

Com alta tecnologia, segurança de dados e precisão, por meio de mapas e índices, os sistemas da empresa estão presentes em mais de 100 cidades dos principais estados agrícolas do Brasil, além da América Latina e possui um escritório nos EUA. Tudo isso para que a Perfect Flight torne a produção agrícola mais eficiente, rentável, sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e das comunidades rurais.

Fundada pelos empresários e produtores rurais Kriss Corso e Josué Corso, a Perfect Flight tem como sócios o empresário Pedro Buonamici e o advogado Gilberto Theodoro.


Comunicação Conectada