Ferramentas de agricultura de precisão, por exemplo, levam mais sustentabilidade ao campo

Potência incontestável no mercado global, o agronegócio brasileiro movimenta cerca de R$ 1 trilhão ao ano, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Apesar da inegável representatividade na economia do país, ainda persiste a ideia de que o brasileiro não vê o setor com bons olhos. Divulgada recentemente pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, a pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro” sugere o contrário. Segundo o levantamento, que entrevistou 4.215 pessoas distribuídas por todas as regiões do Brasil, diversas faixas etárias e diferentes classes sociais, 7 em cada 10 pessoas têm uma percepção positiva em relação ao setor.

Para Adriano Naspolini, diretor de P&D da divisão de Agricultura da Hexagon, o resultado da pesquisa indica não só que o brasileiro entende a importância do agronegócio para a economia do país, mas que ele acompanha as inovações que levam sustentabilidade às práticas agrícolas. Uma pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) em março deste ano, apontou que 77% dos brasileiros consideram importante proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menor crescimento econômico. “Mas e se pudéssemos ter os dois: desenvolvimento associado ao cuidado com nosso planeta?”, indaga.

Segundo ele, a evolução nas soluções tecnológicas ajuda a construir um setor mais sustentável, moderno e eficiente. “Ferramentas de agricultura de precisão, por exemplo, permitem um controle avançado sobre as máquinas agrícolas, com sistemas como piloto automático e aplicações controladas de pulverizadores”, explica o diretor. De acordo com um levantamento feito pela divisão de Agricultura da Hexagon, que desenvolve soluções digitais para o campo e a floresta, tecnologias para a aplicação de herbicidas podem reduzir em 25% o uso de agroquímicos nas operações agrícolas. Já o planejamento detalhado das operações, aliado a ferramentas de controle de tráfego e monitoramento de frotas, garante agilidade aos processos e pode gerar economias de até 10% em combustível.

Ainda segundo a pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro”, 22% indicaram que boicotariam o setor. “O posicionamento das empresas e o compromisso em causar menos impacto no meio ambiente ajudam a melhorar a visão das pessoas sobre o agronegócio. Mostrar que é sim possível trabalhar a terra sem causar danos irreversíveis é, sem dúvidas, uma prática que precisa fazer parte das ações de todos os agentes da área”, destaca o diretor.

Sem natureza, não há ecossistemas e matérias-primas e, consequentemente, não há agricultura e nem pecuária. “Trabalhamos com o que o meio ambiente nos proporciona e, portanto, saber utilizá-lo da melhor forma é um compromisso do setor. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada. Aumentando a efetividade das produções e reduzindo desperdícios, ela tem o poder de contribuir fortemente na diminuição dos impactos ambientais, com benefícios que atingem a natureza, os próprios trabalhadores rurais e a sociedade como um todo”, finaliza Adriano.

A divisão de Agricultura da Hexagon fornece tecnologias que convertem os dados em informações inteligentes que permitem planejamento otimizado, execução eficiente, controles de máquina precisos e fluxos de trabalho automatizados que melhoram as operações e aumentam os lucros. A Hexagon,líder global em soluções autônomas de sensores e softwares, tem cerca de 21 mil funcionários em 50 países e vendas líquidas de aproximadamente 3,8 bilhões de euros.

Dialetto/