Conteúdo gratuito “Revisão de culturas com foco na polinização por abelhas” foi desenvolvido pela IHARA em parceria com universidades e especialistas do Brasil

A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, apoia a adoção de boas práticas agrícolas por meio de diversas iniciativas, entre elas o Projeto Conviver com foco na convivência amigável entre a apicultura e a agricultura brasileira.

As abelhas têm papel muito importante na agricultura. Devido à enorme diversidade de zonas climáticas e paisagens do país, existem mais de três mil espécies no Brasil. Assim, a variedade de potenciais polinizadores é grande. Elas podem ajudar muitas culturas agrícolas a dar frutos não apenas em maior quantidade, mas também de melhor qualidade. De acordo com dados da Universidade de São Paulo, cerca de 75% da alimentação humana depende direta ou indiretamente de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização. Culturas dependentes da polinização animal (incluindo as abelhas) contribuem com 35% do volume de produção mundial de alimentos, representando 5% a 8% em valor da produção mundial. Esse dado faz parte do relatório divulgado em 2016 pela Plataforma Intergovernamental de Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade (IPBES).

Diante desse cenário, a IHARA ao longo dos últimos meses, têm realizado a entrega gratuita do livro: “Revisão de Culturas com Foco em Polinização de Abelhas”, além de disponibilizar o conteúdo online para download. O material traz um estudo completo sobre a relação entre polinizadores e as principais culturas como batata, café, cana-de-açúcar, feijão, milho e soja, para uma convivência harmônica entre agricultura e apicultura.

“Por meio de nosso programa exclusivo realizamos ao longo dos anos a conscientização dos nossos funcionários e agricultores sobre a importância dos polinizadores, para um manejo sustentável e harmônico e de diálogo. Além dessa iniciativa, também contamos com a Morada Conviver, espaço das abelhas, localizado no Centro de Pesquisa da IHARA em Sorocaba/SP onde é possível ver na prática a convivência pacífica com os polinizadores”, destaca Daiana Costa, Consultora de Assuntos Regulatórios da IHARA.

A polinização aplicada é a base para a produção de alimento e a conservação dos polinizadores é a base para a segurança alimentar. “O objetivo deste livro é instruir sobre a importância das abelhas de forma transparente com todas as partes interessadas. Os polinizadores são essenciais para a manutenção da diversidade no meio ambiente e as abelhas se destacam entre os principais responsáveis pelo processo de reprodução de plantas e flores, contribuindo fundamentalmente para o progresso da agricultura”, finaliza Daiana.

Clique na imagem para baixar o e-book completo

A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há mais de 55 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas e inseticidas somando mais de 60 produtos que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir.

Weber Shandwick
(11) 5505 1628 | webershandwick.com