Sistema integrado e moderno da ModalGR revoluciona exportação no porto de Santos

 

Um software desenvolvido pela ModalGR, empresa de tecnologia de Santos, no litoral de São Paulo, revolucionou a exportação de celulose, granel e carga solta. Criado em 2020 e operando no Porto de Santos desde março de 2021, a Hexagon Pro já auxiliou na exportação de mais de 600 mil toneladas de celulose do Brasil para todo o mundo e pretende atingir, até o final de 2022, uma grande fatia de toda a cadeia de exportação de commodities em território nacional.

O novo sistema facilitou o trabalho de diversas empresas do porto de Santos que exportam a celulose, um dos materiais mais presentes no nosso cotidiano. A Hexagon Pro é responsável por todo o processo desde a chegada do material ao porto até a entrada dele no navio.

“É fundamental para qualquer empresa de celulose. Trazendo segurança na informação, agilidade na operação, planejamento de eficientes, saindo da rotina de planilhas e profissionalizando a exportação”, explica o CEO da Hexagon Pro, Luiz Simões.

O objetivo é otimizar o tempo que uma empresa disponibiliza para manejar este material simplificando o recebimento e armazenamento da celulose. O software disponibiliza o agendamento para que os caminhoneiros não enfrentem longas filas e consigam se programar para entregar a mercadoria, gerencia as cargas armazenadas dentro do terminal, planeja o embarque e as cargas nos navios e informa os dados fiscais daquela mercadoria aos órgãos governamentais. Ela pode ser contratada por grandes empresas para cuidar de todo o processo de transporte da carga.

“A exportação envolve muitos processos. Com a implementação desse sistema, diminuímos possíveis erros humanos, melhoramos a tomada de decisão e temos controles efetivos. Tornamos a operação mais enxuta, não só gerando mais lucro, como processo mais dinâmico”, explica o líder.

Além de todo processo factual da chegada do material e exportação, o sistema também coleta dados que podem ser utilizados pelas empresas para o planejamento de exportação de celulose. De acordo com Simões, “os dados coletados durante um espaço de tempo são fundamentais para que as empresas se planejem para uma próxima temporada de exportação. Tudo isso fica registrado e otimiza o trabalho da empresa que contar com a Hexagon Pro”.

 

Software se tornou uma startup – A ideia deu tão certo que a Hexagon Pro cresceu e virou uma startup própria e independente da ModalGR.

“Entendemos que esse produto poderia se transformar em uma empresa que pudesse atuar nas melhorias e funcionalidades ao decorrer do avanço do processo de alterações necessárias para evoluir e melhorar a área portuária”, completa o CEO.

A Hexagon Pro é uma startup que desenvolve um conjunto de sistemas voltado à área logística focada em armazenamento de mercadorias, principalmente a celulose. Ela nasceu com o objetivo de aprimorar soluções de tecnologia para terminais portuários e recintos alfandegados e não alfandegados, aumentando a eficiência e promovendo melhores resultados.

Por isso, a startup também se preocupa em compartilhar aprendizado e auxiliar no desenvolvimento do mercado. A Hexagon Pro, em conjunto com outros parceiros, iniciou o programa de incentivo do Parque Tecnológico de Santos chamado “Programa Start”. A iniciativa é fruto de parceria do Parque Tecnológico de Santos e Sebrae-SP, em conjunto com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e parceiros locais.

O objetivo do projeto é desenvolver startups adaptáveis, resilientes e ousadas que sobrevivem mesmo diante dos desafios e riscos, assim como aquelas com crescimento rápido em curto período e inovação disruptiva, que modificam ou criam mercados, a exemplo de empresas como a própria Hexagon Pro.

Estão previstos no programa: diagnóstico e acompanhamento dos negócios, mentorias de mercado, workshops e oficinas, além das orientações com profissionais. A Hexagon Pro, também contribuirá com workshop de metodologias ágeis.


Alexandre Carvalho
11 97096-1919 | [email protected]