No dia 14 de Junho é realizado manifestações por entidades de proteção animal no mundo pelo fim da exportação de animais vivos. Em sua sétima edição, a campanha é apoiada no Brasil pelo Fórum Animal que há anos luta pelo fim desta prática que causa imenso sofrimento a milhares de animais.

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) é pioneira entre as entidades de proteção animal brasileiras nas ações que expõe as terríveis condições que os animais são submetidos nas longas viagens marítimas para serem depois abatidos no exterior por método não humanitário.

A exportação de animais vivos no Brasil consiste em exportar bovinos vivos em grandes embarcações, por via marítima. Os principais destinos são os países do Oriente Médio, principalmente a Turquia e o Norte da África, onde os animais serão abatidos conforme o preceito da religião muçulmana (método Halal).

São viagens de longos percursos em embarcações antigas, às vezes adaptadas para essa finalidade e em situações ambientais desafiadoras que podem durar até 3 semanas. Durante toda a viagem, os animais são mantidos em baias, com ventilação artificial e em uma densidade de animais alta que impede o conforto mínimo de todos os indivíduos.

O Fórum Animal está aderindo a uma campanha internacional proposta pela Compassion in World Farming (CWF), entidade de proteção animal britânica que propõe que todos se juntem para apoiar iniciativas pela proibição das exportações de animais vivos no próximo dia 14 de junho, como parte das ações da sétima edição do “Dia Internacional de conscientização pelo fim da exportação de animais vivos”. Desde 2016, a CWF realiza no dia 14 de Junho inúmeras ações e reúne pessoas de todo o mundo para protestar contra a continuação deste comércio cruel e desnecessário. Este ano, será lançado um novo vídeo de grande impacto para pressionar a União Europeia que reveja os regulamentos da prática.

Todas as pessoas podem agir e ajudar nesta luta de diferentes maneiras. Podem se juntar a nós em um “Twitterstorm” ou assinar a petição proposta com o objetivo de propor que a UE proíba este comércio cruel e desnecessário. Todos os anos, milhões de animais vivos, incluindo bezerros, ovelhas e porcos são transportados por via rodoviária, ferroviária, marítima ou aérea através dos continentes. Mais de três milhões são exportados somente da UE.

Anualmente, 11 milhões de bovinos são exportados vivos para abate em navios por longas distâncias, sendo que 18% desses animais partem de portos na Oceania e na América do Sul. A Austrália segue sendo o maior exportador de bovinos vivos por via marítima do mundo e o Brasil ocupa a 2ª posição no ranking. Em 2019, o Brasil foi o maior exportador de bovinos vivos para o Oriente Médio e o segundo para o Norte da África (FAO, FAOSTAT: Trade: Live animals, Ministério da Economia, COMEX STAT: Exportação e Importação Geral, Relatório Investigativo da Exportação de Animais Vivos no Brasil, Mercy for Animals, 2021). Durante este tempo, eles sofrem condições horríveis, como superlotação e temperaturas extremas que causam enorme dor e angústia.

O transporte fluvial de animais vivos no Brasil iniciou em 2002 e apenas 3 estados concentram quase 95% das exportações marítimas de bovinos vivos. Atualmente os animais são embarcados dos Portos de Vila do Conde (PA) – 66,4%, Rio Grande (RS) (20%, São Sebastião (SP) (8,3%) (período de 2012 a 2020). Entre os anos de 2016 a 2020, a participação da atividade nas exportações dos três estados foi insignificante, representando apenas 1,15% das exportações do Pará (em US$ FOB), 0,34% das exportações do Rio Grande do Sul e 0,06% das exportações do estado de São Paulo, mostrando que no aspecto econômico, a prática também não agrega para o país (FAO, FAOSTAT: Trade: Live animals, Ministério da Economia, COMEX STAT: Exportação e Importação Geral, Relatório Investigativo da Exportação de Animais Vivos no Brasil, Mercy for Animals, 2021)

Segundo dados obtidos no site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em 2018, o total de exportações atingiu mais de 700 mil animais e desde então vem apresentando um expressivo declínio. Em 2019 foram 473.925 animais, seguido por 328.654 em 2020 e 59.908 em 2021.

Banir a exportação marítima de animais vivos para abate faz parte do plano nacional de bem-estar animal do Reino Unido após deixar a União Européia e o Governo da Nova Zelândia (NZ) anunciou o fim da exportação marítima de bovinos vivos com um prazo de transição.

Este ano, há uma chance crucial de influenciar a legislação da UE, pois as Comissões farão revisões legislativas em regulamentos de transporte. Portanto, há possibilidade de pedir aos ministros da agricultura nacionais para incluir a exportação de animais vivos nas pautas de discussão. Mudanças nos mercados internacionais são um importante termômetro e forçam modificações no comércio internacional como um todo, incluindo o Brasil.

Nós que estamos fora da UE podemos assinar a petição da Compassion organizada em conjunto com a Four Paws e WeMove Europ que até hoje já recolheu mais de 900.000 assinaturas. No Brasil, o Fórum Animal periodicamente realiza ações de conscientização pública, busca o engajamento de apoiadores e se envolve em ações judiciais pedindo a interrupção dessas operações.

As duas edições passadas desta manifestação foram realizadas virtualmente devido às restrições impostas pelo COVID-19, mas receberam grande apoio e mobilização em mais de 40 países e por mais de 150 ONGs que se juntaram ao Twitterstorm para conscientizar sobre este comércio horrível com tweets contendo a hashtag #BanLiveExports

“O Fórum Animal é, entre as organizações de proteção animal brasileiras, pioneira na atuação contra a exportação marítima de animais vivos, participando de debates públicos e expondo em ambientes políticos, acadêmicos e nos meios de comunicação, a crueldade intrínseca dessa prática condenável que desrespeita a senciência e o bem-estar animal. Nossa atuação busca ampliar a consideração ética e moral dos animais e garantir que atividades puramente comerciais e desnecessárias como esta sejam eliminadas, pois envolvem intenso sofrimento animal. O Brasil está na contramão dos países mais desenvolvidos que avançaram em políticas públicas e comerciais para proibir ou estão em vias de proibição da prática, entendendo que a sociedade não aceita mais argumentos que em nada justificam o sofrimento intrínseco da exportação de animais vivos”, afirma a diretora técnica do Fórum Animal, a médica veterinária Vania Plaza Nunes.

Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) – é uma organização fundada há 22 anos visando reunir ativistas e fortalecer ações para a proteção de todas as espécies animais. Construiu uma rede de apoio a outras ONGs por todo o país, com mais de 100 organizações afiliadas que atuam pela defesa do meio ambiente e a proteção animal, prestando apoio técnico e lutando pelo reconhecimento da senciência e dignidade animal.É formada por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos-veterinários, pesquisadores, especialistas em marketing, comunicação, gestão de projetos, advogados e biólogos.

Valle da Mídia
(11) 99904-6632 | (11) 98415-5507 | valledamidia.com.br