A fase é fundamental para garantir a qualidade e quantidade da carne produzida pelo animal

O desmame dos leitões é uma das fases de produção em que o suinocultor deve ser mais cauteloso. Decisões tomadas neste período podem impactar diretamente na produção animal e, consequentemente, na qualidade da carne que chega à mesa do consumidor. As escolhas se iniciam já na opção de como será realizado o desmame: alojamento dos leitões em creches a partir da separação brusca de mãe e filhote ou fornecimento de ração em forma de papinha ou farelada durante a maternidade para que o animal se adapte gradualmente ao novo tipo de dieta.

Apesar de o tempo médio do desmame ser de 21 a 28 dias, a idade correta para iniciar a nova alimentação deve ser fundamentada no objetivo final do produtor. Se a meta for a criação do maior número de leitões ao ano, a amamentação deve ser interrompida mais cedo.

O nutricionista animal da Quimtia, José Luiz Schneiders, afirma que existem consequências nessa escolha. “Mesmo com o auxílio de rações substitutas ao leite da matriz, leitões que são desmamados por volta dos 28 dias tem o desenvolvimento e a engorda melhores em relação aos que passaram por esse processo prematuramente”, explica.

Mesmo que a mudança de alimentação dos filhotes seja um momento de muito estresse para os animais, existem maneiras de amenizar a situação, como a inserção de uma dieta sólida enquanto ele ainda está sendo amamentado pela porca. Um dos caminhos para auxiliar nesse processo é oferecer rações com alta palatabilidade e digestibilidade.

“Tanto durante a fase de desmame quanto no pós, as rações devem ser desenvolvidas com ingredientes altamente digestíveis, com fontes nobres de proteína, relação ideal de aminoácidos, ingredientes lácteos e aditivos que auxiliam na saúde intestinal dos leitões”, conta Schneiders.

 

Cuidado completo – Para os animais se adaptarem de forma mais tranquila às mudanças, o foco não deve ser apenas na nutrição, mas também no ambiente em que serão inseridos e no manejo sanitário necessário. Leitões adoecidos não consomem ração e, ainda que venham a se alimentar, os nutrientes recebidos são direcionados ao combate da doença e não seu desenvolvimento, o que prejudica a produção.

“A importância da correta manutenção da ambiência na criação dos suínos pode ser constatada na paralisação espontânea da alimentação pelos animais, que acontece quando eles estão fora da sua zona de conforto térmico”, explica o nutricionista animal. Um exemplo é quando o ambiente está muito quente, fazendo com que os leitões eliminem estresse calórico ao ofegar. Já com frio, os animais ficam próximos uns dos outros para se aquecer.

 

Nuvistart Baby – Com a constatação de que rações altamente palatáveis e de boa digestibilidade ajudam na melhor produção e qualidade final da carne suína, a Quimtia criou a Nuvistart Baby. Essa ração foi desenvolvida para reduzir os impactos causados aos leitões durante o processo de desmame, substituindo o leite materno.

O alimento oferece os mesmos nutrientes proporcionados pelo leite da matriz, além de grande aporte nutricional que auxilia no crescimento animal. Por ser extremamente fina, ela pode ser consumida tanto como farelo quanto em forma de papinha, facilitando sua inclusão na dieta.

A inserção da Nuvistart Baby faz com que o leitão passe pelo processo de desmame de maneira mais tranquila. A ração permite ao animal se acostumar com outro tipo de alimento além do fornecido pela sua mãe. Dessa maneira, o leitão deixa de estimular a produção de leite, fazendo com que a matriz volte mais rapidamente ao cio para iniciar um novo ciclo reprodutivo.

A Quimtia Brasil é especializada na produção de insumos direcionados para o setor de nutrição animal. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa possui um amplo portfólio de produtos, serviços e conhecimentos em diversos mercados na América Latina (Brasil, Argentina, Peru e Colômbia) e na Ásia (China). Possui duas fábricas de produção: uma de premix e outra de rações para animais de laboratório entre outros. Além de dois centros de distribuição com a mais completa infraestrutura logística. Para garantir a qualidade de seus produtos e satisfação dos clientes, conta com laboratório de análises bromatológicas junto ao processo de produção e oferece ainda um gama de serviços adicionais: assistência técnica no campo, os serviços de nutrição personalizada e as análises de matérias primas, entre outros.

Comunicare Agência
(41) 3253-5789 | www.comunicareagencia.com.br