Estudo analisou dados das florestas em todos os continentes nos últimos 30 anos. Alguns dados surpreendem. Brasil não está tão mal na “foto”

José Daízio Ferreira, jornalista de agropecuária, com especialização em produção e mercado de orgânicos © Divulgação

Dia 26 de julho a FAO, organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada à agricultura e alimentação, divulgou o relatório “Uma nova perspectiva – Avaliação Global de Recursos Florestais 2020 (FRA 2020)”, que contém as principais conclusões de um estudo analisado a situação das florestas nos últimos 30 anos.

O documento “examina o status e as tendências em mais de 60 variáveis ​​relacionadas à floresta em 236 países e territórios no período 1990-2020. As informações fornecidas apresentam uma visão abrangente das florestas do mundo e as maneiras pelas quais o recurso está mudando. Um quadro global tão claro apoia o desenvolvimento de políticas, práticas e investimentos sólidos que afetam florestas e florestas”, informou a FAO.

Na sequência reproduzimos textos e dados desta ampla análise:

  • Atualmente a terra conta com 4,06 bilhões de hectares de florestas, quase 1/3 da área do planeta. Dividido per capta isso equivale a cerca de 0,52 ha de floresta para cada pessoa.
  • 54% das florestas estão em apenas cinco países: Rússia (815 milhões de hectares), Brasil (497 milhões), Canadá (347 milhões), Estados Unidos (310 milhões) e China (220 milhões).
  • 93% da área florestal em todo o mundo é composta por florestas em regeneração natural e 7% é plantada. A área de florestas em regeneração natural diminuiu desde 1990 (a uma taxa decrescente de perda), mas a área de florestas plantadas aumentou 123 milhões de hectares.
  • A maior parte da floresta de plantio está na América do Sul, com 99% da área total de floresta plantada e 2% da área total de floresta. A parcela mais baixa da floresta de plantio está na Europa, onde representa 6% da propriedade florestal plantada e 0,4% da área total da floresta.
  • Globalmente, 44% das florestas plantadas são compostas principalmente por espécies introduzidas.
  • O mundo ainda possui pelo menos 1,11 bilhão de hectares de floresta primária. Combinados, três países – Brasil, Canadá e Rússia – hospedam 61% dessa área. O tamanho da floresta primária diminuiu 81 milhões de ha desde 1990, mas a taxa de perda caiu de 2010 a 2020 em comparação com a década anterior.
  • A África teve a maior taxa anual de perda líquida de florestas no período 2010-2020, com 3,9 milhões de hectares. A taxa de perda líquida de florestas aumentou na África em cada uma das três décadas desde 1990.
  • Anualmente, a América do Sul teve uma perda líquida de floresta de 2,6 milhões de hectares de 2010 a 2020.
  • A taxa de perda líquida de florestas diminuiu substancialmente na América do Sul, para cerca da metade da taxa de 2010 a 2020 em comparação com 2000-2010.
  • A Ásia teve o maior ganho líquido de área florestal de 2010 a 2020.
  • A Oceania sofreu perdas líquidas de área florestal nas décadas de 1990 a 2000 e 2000 a 2010.

© FAO

Mudança líquida de desmatamento e área florestal – A FAO define desmatamento como a conversão da floresta para outros usos da terra (independentemente de ser induzida pelo homem).

“Mudança líquida da área florestal é a soma de todas as perdas florestais (desmatamento) e todos os ganhos florestais (expansão florestal) em um determinado período. A mudança líquida, portanto, pode ser positiva ou negativa, dependendo se os ganhos excederem as perdas ou vice-versa.

 

Desmatamento continua, porém, em taxa mais baixa – Estima-se que 420 milhões de hectares de floresta foram perdidos no mundo pelo desmatamento desde 1990, mas a taxa de perda diminuiu substancialmente. No período mais recente de cinco anos (2015-2020), a taxa anual de desmatamento foi estimada em 10 milhões de hectares , abaixo dos 12 milhões de hectares de 2010 a 2015.

 

Riscos atuais – As florestas enfrentam muitos distúrbios que podem afetar adversamente sua saúde e vitalidade e reduzir sua capacidade de fornecer uma gama completa de bens e serviços ecossistêmicos. Cerca de 98 milhões de hectares de floresta foram afetados por incêndios em 2015, isso ocorreu principalmente no domínio tropical, onde o fogo queimou cerca de 4% da área total da floresta naquele ano. Mais de 2/3 da área total de floresta afetada estava na África e na América do Sul. Insetos, doenças e eventos climáticos severos danificaram cerca de 40 milhões de hectares de florestas em 2015, principalmente nos domínios temperado e boreal.

 

Áreas protegidas – Estima-se que 726 milhões de hectares de floresta em áreas protegidas. A área aumentou globalmente em 191 milhões de hectares desde 1990. Das seis principais regiões do mundo, a América do Sul tem a maior parcela de florestas em áreas protegidas, com 31%.

 

Manejo – Mais de 2 bilhões de hectares de floresta têm planos de manejo. A área e a proporção de florestas com planos de manejo de longo prazo documentadas e revisadas periodicamente é um importante indicador da intenção de gerenciar de forma sustentável os recursos florestais.

A maioria das florestas da Europa possui planos de manejo; por outro lado, existem planos de manejo para menos de 25% das florestas na África e menos de 20% na América do Sul.

A área de florestas sob planos de manejo está aumentando em todas as regiões – globalmente, aumentou 233 milhões de hectares desde 2000, atingindo 2,05 bilhões de hectares em 2020.

 

Propriedades – 73% das florestas do mundo estão sob propriedade pública, 22% são de propriedade privada e a propriedade do restante é categorizada como ‘desconhecida’ ou ‘outra’ (compreendendo principalmente florestas em que a propriedade é disputada ou em transição).

A propriedade pública é predominante em todas as regiões do mundo e na maioria das sub-regiões. Das regiões, Oceania, América do Norte e Central e América do Sul têm as maiores proporções de florestas privadas. Globalmente, a parcela de florestas de propriedade pública diminuiu desde 1990 e a área de floresta sob propriedade privada aumentou.

 

Conservação e proteção – Estima-se que 399 milhões de hectares de floresta sejam designados principalmente para a proteção do solo e da água, aumento de 119 milhões de hectares desde 1990. Cerca de 10% das florestas do mundo são alocadas para a conservação da biodiversidade. Globalmente, 424 milhões de hectares de floresta são designados principalmente para a conservação da biodiversidade. No total, 111 milhões de hectares foram assim designados desde 1990, dos quais a maior parte foi alocada entre 2000 e 2010.

A taxa de aumento na área de floresta designada principalmente para a conservação da biodiversidade diminuiu nos últimos dez anos.

 

Utilidade social – Cerca de 30% de todas as florestas são usadas principalmente para produção. E cerca de 1,15 bilhão de hectares de floresta são gerenciados principalmente para a produção de produtos florestais madeireiros e não madeireiros. Além disso, 749 milhões de hectares são designados para uso múltiplo, o que geralmente inclui produção.

Em todo o mundo, a área de floresta designada principalmente para produção permaneceu relativamente estável, mas a área de floresta de uso múltiplo diminuiu cerca de 71 milhões de ha desde 1990.

Mais de 180 milhões de hectares de floresta são usados ​​principalmente para serviços sociais. Área de 186 milhões de hectares de floresta em todo o mundo é alocada para serviços sociais, como recreação, turismo, pesquisa educacional e conservação de locais culturais e espirituais. A área designada para esse uso florestal aumentou a uma taxa de 186.000 hectares por ano desde 2010.