Nova Era de Fungicidas no Trigo: encontros organizados pela Syngenta na região Sul, discutem adoção de ingredientes ativos inovadores para alavancar qualidade e rentabilidade do cereal

Índices recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a produção brasileira de trigo deve alcançar 7,53 milhões de toneladas na safra 2025/2026, volume menor em relação à safra passada. Para proteger a produtividade frente a esse cenário, os agricultores devem atentar-se ao monitoramento de doenças, que são a principal causa de perdas de produtividade nas lavouras.

O manejo da cultura requer muita atenção em todas as fases do ciclo, já que o desenvolvimento de doenças como as manchas foliares, a giberela, o oídio e a ferrugem causam a diminuição do vigor e crescimento do trigo, reduzindo espigas e peso de grãos. Especialistas destacam que uma das principais estratégias é o controle químico. Por isso, é importante o avanço de novas formulações e ingredientes ativos que ampliam o espectro de controle dos patógenos e protegem a produtividade. Atualmente, os agricultores carecem de ferramentas inovadoras que entreguem alta eficácia.

Portanto, a Syngenta promove a chamada “Nova Era de Fungicidas no Trigo”, conceito que apresenta fungicidas inovadores com alta performance para enfrentar as principais doenças da cultura. Unindo os fungicidas SEEKER®, MIRAVIS® XTRA e MIRAVIS® PRO a Syngenta eleva o patamar de excelência na proteção das lavouras de trigo e entrega mais produtividade aos agricultores.

“De uma só vez, trazemos três produtos inovadores para cultura do trigo, ressaltando nosso compromisso de desenvolver novas tecnologias voltadas a necessidade dos triticultores. Essas soluções proporcionarão maior tranquilidade e rentabilidade aos agricultores, devido a sua alta eficácia no controle das principais doenças, como oídio, manchas, ferrugem e giberela”, afirma Pedro Altomar, Gerente de Produto Fungicidas na Syngenta Proteção de Cultivos.

Alguns ensaios foram conduzidos em diferentes regiões e condições durante as safras de 2022 e 2024 com SEEKER®, produto lançamento da Syngenta à base do novo ingrediente ativo Fenpropidin. Os dados demostram que a solução não apenas reduz a severidade do oídio de forma consistente, como também impulsiona a produtividade, rendendo mais sacas por hectare e maior segurança para o potencial produtivo da lavoura. Em todas áreas deste estudo, a eficácia de controle de SEEKER® foi muito superior em relação aos demais fungicidas do mercado. Sendo que, em algumas regiões o índice chegou a 95%, proporcionando um aumento de produtividade de 6 sacas por hectare. Vale ressaltar que a média de aumento de produtividade foi de 5,3 sacas por hectare.

MIRAVIS® PRO e MIRAVIS® XTRA completam o portfólio de soluções da Syngenta para o manejo de doenças no trigo. Ambos os produtos são desenvolvidos com a tecnologia ADEPIDYN®, que viabiliza uma nova geração de fungicidas com maior poder de controle e amplo espectro de ação. MIRAVIS® PRO combina o excelente efeito preventivo do ADEPIDYN® com o efeito curativo do Protioconazol, oferecendo controle robusto das doenças de espiga. Já o MIRAVIS® XTRA destaca-se pela sua excelência de controle em manchas foliares e longo residual, proporcionando proteção estendida às lavouras. Juntos, esses fungicidas representam a inovação que os triticultores necessitam para enfrentar os desafios fitossanitários e maximizar a rentabilidade da cultura.

 

Eventos nas principais regiões produtoras do Brasil – Para orientar os agricultores sobre o manejo de doenças e as novidades da empresa nesta safra, a Syngenta promoverá encontros regionais que reunirão agricultores convidados, pesquisadores, especialistas e consultores técnicos. Os encontros acontecerão no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina entre outubro e novembro. O objetivo é compartilhar dados de ensaios locais e recomendações práticas de manejo, apoiando os produtores nos maiores desafios da lavoura.

A Syngenta é líder mundial em inovação agrícola e está presente em mais de 100 países. A companhia está focada no desenvolvimento de tecnologias e práticas agrícolas que capacitam os agricultores, para que possam fazer a transformação necessária para alimentar a população mundial, preservando o nosso planeta. As suas descobertas científicas arrojadas proporcionam melhores benefícios para os agricultores e para a sociedade, em maior escala do que nunca. Orientada pelas suas Prioridades de Sustentabilidade, a Syngenta busca desenvolver novas tecnologias e soluções que ajudem os agricultores a cultivar plantas mais produtivas e em um solo mais saudável e com maior rendimento. A Syngenta Crop Protection está sediada em Basileia, na Suíça; a Syngenta Seeds está sediada nos Estados Unidos.

Giusti Comunicação