Invasoras precisam ser controladas diretamente no toco; uso de herbicidas, como Juvix®, da Corteva Agriscience, evitam perda produtiva e redução da qualidade do leite e da carne
Com a chegada do período chuvoso, rumo ao verão, os pecuaristas precisam estar atentos ao manejo do pasto para evitar a presença de algumas plantas daninhas que são comuns tanto nesse período como no inverno. Essas invasoras são denominadas de plantas de difícil controle, geralmente, precisa ser feito o controle com corte diretamente no toco, com corte manual, aliado à aplicação de herbicidas imediatamente após ocorte. A Corteva Agriscience conta com uma inovação para esse manejo, o Juvix®, que, além de uma aplicação localizada no toco, possibilita o uso de foice ou roçadeira.
Invasoras como Capa-bode, Cumbuquinha, Cipó-prata, Cagaita e Lixeira reduzem a produtividade e a qualidade do pasto, com grandes impactos na produção de carne e leite. Para a retirada destas invasoras, o pecuarista precisa de estratégias efetivas e práticas, que reduzam o tempo e a mão de obra, ressalta Edson Ciocchi (foto), Agrônomo de Campo da Linha Pastagem da Corteva Agriscience.
“Mesmo após o corte realizado de forma mecânica com auxílio de uma roçadeira costal com lâmina de duas ou três pontas ou roçada manual com foice, muitas invasoras têm alta capacidade de rebrotar após roçadas sem o uso de herbicidas. A estrutura lenhosa e folhas com espessa camada de cutina dificulta a penetração de herbicidas, o que compromete a eficiência do manejo foliar, pois não há um controle eficiente destas plantas, prejudicando o índice de animais por hectare e, consequentemente, a queda de produtividade de carne e leite”, explica Ciocchi.
“O pecuarista deve estar atento à escolha e manejo dos defensivos quando há a presença de invasoras com essas características. A aplicação de herbicidas é a sua principal ferramenta. O manejo no toco, que deve ser feito ainda no período de seca, proporciona a antecipação da limpeza do pasto, ou seja, eliminação da matocompetição, assim a gramínea forrageira pode produzir sem competir por água, luz e nutrientes quando a temporada de chuvas chegar. E durante o período chuvoso devemos continuar com o controle localizado em áreas infestadas com plantas daninhas de difícil controle, para termos os pastos limpos, o que garante mais alimentação e, consequentemente, mais rentabilidade”, finaliza Ciocchi.
Melhor performance no manejo – Para o controle de plantas daninhas de folhas largas de difícil controle com aplicações localizadas no toco, a Linha Pastagem da Corteva traz o Juvix®. Indicado para aplicação nas invasoras com corte até 10 centímetros do solo, com formulação líquida (SL), o herbicida proporciona mais facilidade e conveniência na aplicação localizada, entregando ganhos operacionais na mão de obra.
Tendo o Aminociclopiracloro como seu ingrediente ativo, Juvix® tem alta eficiência na translocação, chegando rapidamente às raízes da planta. Em testes, a solução apresentou um ganho de até 40% de performance, em plantas específicas, na comparação com o tratamento padrão.
“Juvix® pode ser utilizado o ano todo, por ser aplicado no toco com corte até 10 cm do solo, otimiza muito o tempo e a força de trabalho, com ganho de rendimento da operação três vezes maior. Tudo isso, aliado a maior performance em invasoras de difícil controle, torna o pasto mais produtivo”, ressalta Ciocchi.
A tecnologia é utilizada para controle em pós-emergência das plantas infestantes de folhas largas, de porte herbáceo, semi arbustivo e arbustivo em áreas de pastagens de gramíneas forrageiras. Com aplicação no toco da planta roçada (Equipamento Costal), possui registro para o controle de Capa-bode (Bauhinia mollis), Miroró (Bauhinia ungulata), Lacre (Vismia guianensis), Leiteiro (Peschiera fuchsiaefolia), Cabriteiro (Bauhinia curvula), Cumbuquinha (Mezilaurus crassiramea), Cipó-prata (Mascagnia pubiflora), Cagaita (Eugenia dysenterica) e Lixeira (Curatella americana).
–
