Empresa reforça o pós-vendas e a agricultura de precisão com os pacotes de atualizações para colheita

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, marca presença na 48ª Expointer, que ocorre entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, em Esteio, no Rio Grande do Sul. A companhia é representada pelos concessionários SLC Máquinas e Alvorada. Nesta edição, além de destacar os lançamentos de 2025, como a colheitadeira mais inteligente do mundo – a S7, a novidade é o lançamento de dois pacotes de atualização para colheita, que possibilitam a modernização de máquinas já em uso com as tecnologias mais avançadas da empresa, elevando o desempenho no campo e prolongando a vida útil dos equipamentos.

A iniciativa está alinhada ao foco da John Deere em oferecer soluções cada vez mais completas, com ganhos reais em eficiência, conectividade e sustentabilidade. “A tecnologia segue sendo o protagonista do nosso estande neste ano. Apresentamos não apenas novas máquinas, mas formas de transformar equipamentos que já estão no campo, com atualizações que melhoram o rendimento e a tomada de decisões”, afirma Horácio Meza, diretor de Vendas da John Deere Brasil.

 

Equipamentos – Entre os equipamentos apresentados na feira, a colheitadeira S7, a mais inteligente do mundo, chama atenção com uma adesivação especial que realça os avanços em automação. O modelo, produzido em Horizontina (RS), já sai de fábrica equipado com JDLink™ Boost, tecnologia que utiliza a rede Starlink para garantir conectividade via satélite em locais com acesso limitado, permitindo a transmissão de dados operacionais e agronômicos diretamente para o John Deere Operations Center™.

A S7 incorpora a Automação de Colheita, composta por duas soluções principais: a Automação Preditiva de Velocidade e a Automação das Configurações. A primeira utiliza câmeras frontais instaladas na cabine, capazes de mapear o terreno até 8,5 metros à frente da plataforma. Combinadas a dados de satélite, essas imagens permitem prever o rendimento da lavoura e ajustar a velocidade da máquina com 3,6 segundos de antecedência, promovendo uma alimentação constante e até 20% mais produtividade. Já a segunda, define os parâmetros iniciais com base na localização geográfica e no tipo de cultura, ajustando-se às preferências do operador ao longo do trabalho, o que proporciona até 10% mais qualidade de grãos e redução semelhante nas perdas.

Dentro da nova série S de colheitadeiras, também há o modelo S5 500 que se destaca pelo Sistema de Ajuste Automático ao Terreno (ATA), capaz de reduzir perdas em até 50% em terrenos com inclinação de até 25 graus. Tanto a S7 quanto a S5 contam com tecnologia e inteligência únicas, proporcionando melhorias significativas de desempenho, gerenciamento de resíduos, limpeza, qualidade dos grãos e monitoramento de perdas.

Na linha de tratores, o 8R 410 EVT, com transmissão variável elétrica, garantindo melhor aceleração e controle de velocidade, é um dos destaques, com uma ativação dedicada ao JDLink™ Boost. Também estão na feira os modelos 5080EN e 3036EN, voltados para pequenas propriedades e culturas especiais. O 5080EN conta com nova cabine, que oferece mais visibilidade e conforto. Já o 3036EN é projetado para operações que exigem um trator compacto, como culturas frutíferas, onde o espaço entre linhas e a peculiaridade das plantas pedem precisão e agilidade.

O 6M, exibido em conjunto com a plantadeira 1200, representa a etapa de plantio e mostra como a combinação entre força e precisão faz diferença no campo. A plantadeira conta com a tecnologia MaxEmerge™, que melhora o desempenho na deposição de sementes. Pensada especialmente para o Sul do Brasil, adapta-se bem a terrenos menores e irregulares, oferecendo 15% mais desempenho, 30% de autonomia adicional para fertilizantes e até 44% de redução no tempo de abastecimento.

Já a fase de pulverização é ilustrada pelo autopropelido M4030, posicionado ao lado de uma mesa com as principais atualizações da área, como o Controle Individual de Pontas INC Pro e o See & Spray™ Select, que identifica e aplica defensivos apenas sobre as plantas daninhas detectadas.

As novas séries de forrageiras F8 e F9, também lançadas em 2025, estarão expostas na Arena do Cavalo Crioulo. Desenvolvidas para atender as necessidades dos clientes de pecuária, proporcionam melhor performance dentro da janela de colheita, mais produtividade e potência, economia de tempo e recursos, além de conforto, praticidade e facilidade na operação, desde a cabine ao processador de grãos. As máquinas da John Deere permitem ajustes finos para a cultura a ser trabalhada, além de alcançar alta qualidade da silagem, resultando em uma alimentação excelente para o rebanho. As séries F8 e F9 chegam ao Brasil com nova motorização, cabine, processadores de grãos, sistema inoculante 2.0 e atualizações do HarvestLab, um equipamento de sensoriamento de silagem que usa sensor infravermelho para leitura das informações do milho ou capim, como a taxa de matéria seca, umidade, proteína bruta, amido, açúcar e fibra bruta, garantindo a melhor dieta dos animais.

Entre as tecnologias embarcadas nas forrageiras, está a Automação da Velocidade de Colheita (GSA) que garante o fluxo correto da velocidade de trabalho e colheita, totalmente sincronizados com o volume da cultura que está sendo colhido e com a rotação e potência do motor, garantindo um desempenho acelerado no trabalho com menos correções manuais do operador. Somado ao pacote de inovações, estão os novos modelos de rolo processador de alta intensidade, que ajustam corretamente o tamanho do material processado com variações de velocidades de 32% a 50%, de acordo com as necessidades do rebanho.

 

Precision Upgrades – Com o objetivo de oferecer as mais modernas tecnologias da John Deere para as máquinas que já estão no campo, a empresa traz para a Expointer soluções para todas as etapas dos ciclos produtivos, como o plantio, pulverização, colheita, agricultura de precisão e conectividade.

Em destaque, estão os lançamentos dos dois kits de atualizações do Precision Upgrades para colheita. O primeiro é o Desligamento do Sem-Fim Transversal, uma tecnologia que possibilita que os sem-fins transversais do fundo do tanque graneleiro sejam desativados antes do sem-fim de descarga, permitindo que o tubo de descarga esvazie totalmente. Com essa solução, é possível diminuir o peso dos grãos no tubo de descarga, o torque de partida do sistema e reduzir perdas de material no campo, prevenindo o surgimento de plantas indesejadas. O recurso é integrado à alavanca multifuncional e aos monitores da John Deere, sendo compatível com as colheitadeiras S700.

A outra novidade é o bocal de descarga ajustável. Esta tecnologia permite que os operadores ajustem as posições do bocal de descarga por meio da alavanca multifuncional, sendo facilmente programável para várias predefinições. Essa praticidade facilita o descarregamento no transbordo de grãos, melhora a distribuição e agiliza a operação. Também é integrado aos controles e monitores da John Deere, com compatibilidade para as séries S700, S5 e S7.

Ainda dentro do portfólio de Precision Upgrades, está presente na feira a tecnologia See & Spray™ Select, o sistema de pulverização seletiva da John Deere. A solução identifica plantas daninhas por meio de câmeras e de um sistema com alta capacidade de leitura e processamento, o que permite a aplicação localizada de defensivos, tanto em pré quanto em pós emergência. Com 32 câmeras compactas distribuídas ao longo de 30 metros de barra, o sistema aplica o produto apenas onde é necessário, aumentando a eficiência no controle de invasoras e reduzindo custos. A tecnologia possibilita economias médias de 56% com potencial de até 90% no uso de herbicidas. Além do ganho sustentável e econômico, o modelo de negócio é inovador: menor custo inicial de aquisição e pagamento proporcional à economia obtida.

Os visitantes, também, podem conhecer mais sobre o Pacote Essencial de Agricultura de Precisão, que garante a documentação completa das atividades, conexão com o John Deere Operations Center™ e recursos avançados para análise e tomada de decisão em tempo real. O pacote é composto por um monitor G5 ou G5 Plus, receptor StarFire™ 7500 e JDLink™ Modem (M ou R).

 

Construção e pavimentação – No segmento de construção, a John Deere está presente com a retroescavadeira 310 P, desenvolvida para oferecer alto rendimento, sendo o único modelo da categoria com garantia de consumo. Com um motor eletrônico de 4,5 L, opera com até 10% menos rotação, garantindo economia de combustível de 11%. Também conta com modo ECO, transmissão PowerShift, opcional de joystick, conectividade com o John Deere Operations Center™ e recursos de segurança como sistema de senha.

Além disso, para complementar o portfólio de equipamentos para linha amarela, estão a escavadeira 210GLC e o rolo compactador HD14VT da Wirtgen.

 

Centro de Soluções Conectadas – Ao visitar o estande da John Deere, os clientes podem encontrar uma área dedicada ao Centro de Soluções Conectadas (CSC), que realiza monitoramento remoto das máquinas, auxiliando na gestão do produtor e reduzindo o tempo de parada dos equipamentos e os custos de manutenção. Hoje, a empresa conta com 53 unidades em operação no Brasil, criando a maior concentração do mundo desses centros em um País.

Atualmente, mais de 85% dos atendimentos de serviços são feitos ou iniciados de forma remota, por meio do Centro de Soluções Conectadas. Em média, essa abordagem remota/híbrida reduz em 50% o tempo médio de atendimento/reparo. Isso se deve a três fatores: redução das viagens a campo, redução do tempo de logística de peças/técnicos e redução do tempo de diagnóstico.

 

Banco John Deere – Os clientes que desejam adquirir equipamentos da marca contam com condições especiais de financiamento direto pelo Banco John Deere, com alternativas que atendem diferentes perfis de produtores e empresas. Para o setor agrícola, as taxas disponíveis são de 5% ao ano para o Pronaf Agrícola, 13,5% ao ano no Moderfrota e 12,5% ao ano para o Investimento Empresarial e o Moderfrota Pronamp, com prazo de pagamento de até sete anos.

Também está disponível a linha BNDES Crédito Rural – TFBD, com taxa pré-fixada de aproximadamente 8,24% ao ano, atrelada à variação cambial em dólar. O prazo pode chegar a oito anos. A taxa informada é referente ao dia 29/07/2025 e pode sofrer alterações até o momento da contratação, conforme as regras do BNDES.

Além disso, o Banco John Deere oferece a possibilidade de financiamento de peças e serviços com parcelamento em até 12 meses. Para a linha de Construção, os clientes também podem financiar a manutenção dos equipamentos. Para a aquisição de máquinas, as taxas são de 8% ao ano no Pronaf Construção e 10% ao ano no Pronamp, com prazo de financiamento de até cinco anos.

 

Consórcio John Deere – O Consórcio Nacional John Deere, resultado da parceria com a Randon Consórcios, é a forma mais econômica de adquirir máquinas a médio e longo prazo e permite parcelar 100% do equipamento. São oferecidos planos para a aquisição de toda a linha John Deere. Ao aderir a uma das ofertas, o consorciado escolhe o crédito e, quando contemplado, decide qual produto vai adquirir.

Não importa se você nunca dirigiu um trator, cortou a grama ou operou uma escavadeira. Com o papel de ajudar a produzir alimentos, fibras, energia e infraestrutura, a John Deere trabalha para cada pessoa no planeta. Tudo começou há quase 200 anos, com um arado de aço autolimpante. Hoje, a John Deere impulsiona a inovação nos setores de agricultura, construção, florestal, jardinagem, sistemas de energia e muito mais.

Grupo CDI – Comunicação e Marketing