No cenário dinâmico da agricultura brasileira, uma trajetória consistente e inovadora é motivo de orgulho para a Microgeo. Fundada em 2000, a empresa se destacou com um produto exclusivo e patenteado, revolucionando o setor de microbiologia do solo e se consolidando como referência na busca por soluções sustentáveis para o campo. Agora, ao completar 25 anos, a empresa comemora seu sucesso e novos passos para um futuro de ainda mais inovação e crescimento.
A jornada da Microgeo começou a partir da necessidade de duas famílias de agricultores que identificaram um problema crítico: a desconexão entre o solo e as plantas, comprometendo a absorção de nutrientes e a produtividade. “Com base em análises identificamos que o solo possuía nutrientes, mas as mesmas análises feitas nas plantas não indicavam esses nutrientes. Além disso, o solo estava compactado, e percebemos que a razão disso tudo era a perda da diversidade biológica. O propósito da empresa foi, justamente, restaurar a vida no solo e trazer de volta sua biodiversidade para que isso se refletisse e otimizasse todos os processos de produção das culturas”, explica Paulo D’Andrea, diretor de P&D e um dos fundadores da empresa.
O Microgeo® é um componente balanceado que propulsiona, nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC). A partir da Bioestação Microgeo (BEM), é produzido o Composto Líquido, que pode ser aplicado em todos os cultivos, em diferentes manejos e em qualquer condição climática para restabelecer o microbioma do solo, proporcionando sustentabilidade e produtividade às lavouras, pastagens e florestas. Essa biotecnologia promove uma agricultura regenerativa ao restabelecer a microbiota e aumentar a biodiversidade do solo, trazendo benefícios como adaptabilidade às variações climáticas, maximização dos recursos disponíveis e investidos e maior potencial produtivo e lucratividade para o agricultor.
Desde então, a companhia se destacou por oferecer uma solução inovadora que promove a reestruturação e equilíbrio do solo e aumenta a eficiência dos processos de produção agrícola. O grande diferencial da tecnologia Microgeo® é seu foco em quatro pilares fundamentais: bioestruturação física do solo (descompactação biológica), eficiência nutricional, equilíbrio ecológico e eficiência ambiental, contribuindo para um modelo de produção mais sustentável e rentável.
Ser pioneira nem sempre é fácil. Com uma tecnologia disruptiva e sem precedentes, a Microgeo precisou investir fortemente na educação do mercado. “Nosso maior desafio sempre foi a transferência de conhecimento. Precisamos transformar informação em aprendizado e esse aprendizado em conhecimento aplicado. Comprovamos cientificamente os benefícios da tecnologia para que agricultores e técnicos pudessem compreender seu real valor”, afirma D’Andrea.
A busca constante pela inovação levou a Microgeo a obter uma nova patente após 20 anos da primeira, agora voltada para o sistema de bioestação automatizada. Além disso, a empresa ampliou sua presença internacional, alcançando mercados como o Paraguai e firmou parcerias estratégicas com instituições de pesquisa renomadas, como a ESALQ-USP, a Universidade de Buenos Aires, a Universidade de Minnesota e a Virginia Polytechnic Institute and State University.
Os últimos anos foram marcados por importantes avanços. Em 2023, a Microgeo expandiu seu parque industrial e foi adquirida pela Allterra, empresa do portfólio de fundo gerido pelo Patria. Essa movimentação permitiu acelerar o crescimento e fortalecer a estrutura organizacional, com um olhar ainda mais profissional para o futuro.
Além disso, a empresa lançou a Linha Vigorgeo, focada em inoculantes para solo, ampliando seu portfólio e reforçando sua posição no setor de biotecnologia agrícola. Agora, a Microgeo projeta um futuro de inovação contínua e expansão, desenvolvendo novas soluções que manterão a companhia na liderança quando o assunto é o uso eficiente do solo.
A Microgeo também está alinhada com os princípios da Agricultura Regenerativa, que visa a sustentabilidade agrícola. Com suas soluções, a empresa ajuda os produtores a implementarem práticas que regeneram os ecossistemas produtivos, tornando a atividade agrícola mais sustentável e resiliente.
Com um olhar voltado para a inovação contínua e a sustentabilidade, a Microgeo projeta os próximos anos com investimentos robustos em pesquisa e desenvolvimento. O objetivo é expandir sua atuação global, fortalecer parcerias estratégicas e continuar promovendo soluções que beneficiem tanto o produtor rural quanto o meio ambiente.
“O tema sustentabilidade está mais relevante do que nunca, e sabemos que nossa tecnologia tem um papel fundamental nessa transformação. Estamos comprometidos em seguir nossa missão de consolidar a Microgeo by Allterra como referência mundial no manejo microbiológico do solo”, finaliza Paulo D’Andrea.
Com 25 anos de história, a Microgeo segue firme em sua jornada de inovação e compromisso com o agronegócio, provando que é possível aliar produtividade e sustentabilidade no campo.
–
