Tecnologias nutricionais avançadas ajudam cafeicultores a enfrentar os desafios climáticos e garantir grãos de alta performance

Com foco na excelência das plantações brasileiras de café, especialmente em São Paulo e Minas Gerais, a Mosaic — uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados — desenvolve soluções nutricionais que promovem lavouras mais vigorosas, produtivas e resilientes. A adubação equilibrada, com tecnologias inovadoras, fornece os nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento das plantas, mesmo diante dos desafios climáticos.

Nos últimos anos, o aumento das temperaturas e a escassez de chuvas têm impactado diretamente a produtividade do café. Em um cenário de oferta global pressionada — com estiagens no Vietnã e quebras na florada no Brasil — o preço da saca saltou de cerca de R$ 1.200 para mais de R$ 2.000. Diante disso, investir em manejo nutricional eficiente e mitigação de estresses climáticos tornou-se ainda mais estratégico para garantir uma produção estável e de qualidade.

“Quando se fala em café especial, o foco muitas vezes está no pós-colheita. Mas, na verdade, a qualidade da bebida começa muito antes — no campo, com o equilíbrio nutricional da lavoura”, destaca Sabrina Coneglian, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Mosaic.

A empresa atua para ampliar essa visão, oferecendo tecnologias como Performa Ultra, que fornece nutrientes de alta eficiência como magnésio, enxofre, potássio e boro — este último essencial para o pegamento floral e o enchimento dos grãos. Já o Aspire entrega garante a distribuição uniforme de boro no solo e, por meio da liberação gradual e imediata, o torna disponível em todo o ciclo das culturas, favorecendo a produtividade e a uniformidade da colheita. Além disso, formulações personalizadas garantem adubação completa, com macro e micronutrientes equilibrados e ajustados às necessidades específicas de cada solo.

Os resultados em campo comprovam a eficácia das soluções da Mosaic. Entre 2019 e 2024, mais de 90 áreas de demonstração compararam a adubação NPK padrão com a adubação completa da Mosaic (NPK + magnésio + enxofre + boro), registrando um incremento médio de 2,8 sacas por hectare. “Nossas soluções oferecem nutrientes essenciais que influenciam diretamente a produtividade e a qualidade do café. Além de contribuírem para o aumento do volume por planta, impactam a granação — o peso final dos grãos, fator decisivo para o rendimento econômico”, reforça Sabrina.

O equilíbrio nutricional proporciona três pilares fundamentais para o sucesso da lavoura: qualidade superior da bebida, com mais sabor e corpo; maior produtividade por hectare; e plantas mais resistentes aos estresses climáticos. Além da formulação correta, fatores como previsão precisa de produtividade e o timing adequado de aplicação são decisivos. Atrasos podem comprometer a integridade da planta, que passa a consumir suas próprias reservas para nutrir os frutos, afetando diretamente as safras seguintes.

 

Sobre a cultura do café no Brasil – A produção de café no Brasil deverá crescer 2,7% na safra de 2025, em comparação com o ciclo anterior, totalizando cerca de 56 milhões de sacas beneficiadas. Esse avanço ocorre mesmo em um ano de bienalidade negativa, quando as lavouras tendem a apresentar menor produtividade.  O destaque fica por conta do café conilon (robusta), cuja produção deve aumentar 27,9%, impulsionada por condições climáticas favoráveis, especialmente no Espírito Santo. Por outro lado, o arábica, mais sensível às variações climáticas, deve registrar uma queda de 6,6%, reflexo da seca e das altas temperaturas que afetaram a florada em regiões produtoras como Minas Gerais.

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo buscando solucionar desafios de maneira diferente, refletindo seu espírito inovador reconhecido mundialmente. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. Sua produção se dá com base em conhecimentos sólidos, adquiridos a partir de evidências científicas que garantem a eficácia de seus produtos. Opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes, incluindo bioinsumos, para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. No Brasil, está presente em mais de dez estados, tendo presença também no Paraguai, com profissionais que trabalham diariamente comprometidos com a ética. Em outubro de 2024, a empresa completou duas décadas de compromisso em ajudar a alimentar uma população global cada vez maior, promovendo, para isso, ações que visam transformar a produtividade do campo e a realidade dos locais onde atua, de forma segura, sustentável e inclusiva.

 


CDN Comunicação