Estudo inédito revela estratégias, gargalos e tendências na gestão de máquinas agrícolas no País

Motor da economia nacional, o agronegócio brasileiro enfrenta uma conjuntura desafiadora marcada pela imposição de tarifas pelo governo americano sobre produtos brasileiros, somada a obstáculos internos como juros elevados, dificuldade de acesso a crédito e alto custo de insumos e maquinário. Nesse contexto, a busca por maior eficiência tornou-se prioridade estratégica para manter a competitividade do setor.

O Panorama Setorial Agrícola: Decifrando o Cenário de Máquinas no Brasil, estudo realizado pela [BIM]³ – Boschi Inteligência de Mercado, revela um retrato detalhado dessa realidade. Com dados coletados em todo o território nacional e amostra representativa com 95% de intervalo de confiança, a pesquisa investiga a frota circulante, idade média das máquinas, perfil e comportamento de compra dos decisores e distribuição entre as principais culturas brasileiras: soja, milho, cana, arroz, café e algodão.

Entre os destaques já identificados pelo levantamento estão:

  • 89% das propriedades não alugam tratores;
  • Nas regiões Norte e Nordeste, mais de 10% das propriedades recorrem à locação;
  • Entre produtoras de cana, mais de 10% alugam tratores;
  • Menos de 25% das locações são feitas em cooperativas e locadoras.

Além da questão do crédito, fatores como infraestrutura deficiente e falta de mão de obra qualificada limitam a modernização das operações. Estratégias como terceirização e quarteirização de serviços ganham espaço, assim como práticas de economia colaborativa, com propriedades compartilhando maquinário e dividindo parte do faturamento das vendas.

O estudo aponta ainda que a nova geração de produtores, ao assumir a gestão dos negócios familiares, vem incorporando tecnologias e processos mais sofisticados, utilizando dados concretos para decisões assertivas e sustentáveis em um ambiente altamente volátil.

“O produtor rural brasileiro está cada vez mais profissional e atento aos movimentos do mercado. A eficiência deixou de ser uma meta para se tornar condição de sobrevivência, e decisões bem embasadas em dados confiáveis são essenciais para atravessar este momento de volatilidade. O Panorama Setorial Agrícola nasce justamente para entregar essa inteligência de mercado e apoiar o setor na construção de estratégias mais assertivas”, afirma Luís Vinha, sócio-diretor da [BIM]³ – Boschi Inteligência de Mercado.

Atualmente em fase de análise dos dados, o estudo deverá estar concluído para consulta no fim de setembro deste ano.

Boschi Inteligência de Mercado é uma empresa especializada em fornecer soluções customizadas para conectar estratégia e execução de negócios em crescimento. Com mais de 20 anos de experiência dos seus sócios em setores industriais e B2B, a empresa destaca-se por sua expertise em Inteligência Competitiva, Market Insight, S&OP e Product Planning. Entre os serviços oferecidos estão Consultoria AD HOC (planejamento, estratégia, inteligência e regulações), produtos de assinatura (BI e Relatórios) e Panoramas Setoriais. A empresa atua em nichos específicos, como caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, agronegócio, além de temas correlatos, como mobilidade e transição energética, distribuição de peças e acessórios, garantindo alta especialização.

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