Campo Digital aproxima o produtor rural da agricultura de precisão e viabiliza soluções que reduzem custos e otimizam a produção em todas as etapas

A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais apresenta, durante a Coopercitrus Expo 2025, o Ecossistema Campo Digital, um hub tecnológico que integra soluções em agricultura de precisão, conectividade e automação. De 21 a 25 de julho, produtores rurais tem acesso a dez estandes dedicados exclusivamente às tecnologias que revolucionam o campo, com aplicações práticas em cada etapa do processo produtivo.

“O Campo Digital 2025 reflete nosso compromisso em oferecer, de forma acessível, tecnologias que levam o cooperado a aumentar sua eficiência, crescer de forma sustentável e manter competitividade”, afirma Fernando Degobbi, diretor-presidente da Coopercitrus.

“A nossa missão é garantir que cada tecnologia oferecida impacte diretamente a rentabilidade e sustentabilidade do produtor rural. O Ecossistema Campo Digital foi desenhado para transformar a maneira como nossos cooperados interagem com o campo”, complementa Cleyton Endo.

O Campo Digital apresenta uma gama de soluções que acompanham o produtor do planejamento à colheita:

  • Análise e planejamento: Tecnologias para análise de topografia e solo, permitindo entender o perfil do ambiente de produção e otimizar o uso de recursos.
  • Plantio e Tratamento: Soluções avançadas para o plantio de todas as culturas (cana-de-açúcar, grãos, café, etc.), além de controladores para aplicação sólida, líquida e de inoculantes no solo.
  • Colheita Inteligente: Destaque para a Farmwave, uma tecnologia com inteligência artificial para analisar a perda de grãos durante a colheita, garantindo maior produtividade.
  • Piloto Automático: Essencial para todas as operações (preparo, plantio e colheita), os sistemas de piloto automático estarão disponíveis com preços nunca vistos, melhorando a precisão e a eficiência das operações.

O portfólio de drones da Coopercitrus segue em destaque, com lançamentos e tecnologias que revolucionam a pulverização e o mapeamento:

  • DJI Agras T25P, T70P e T100: A nova versão dos drones mais usados na pulverização agrícola, com design otimizado, maior autonomia e precisão de pulverização. Os modelos oferecem tanques de 20 L (T25P) e 70 L (T70P), enquanto o topo de linha T100 possui um tanque de 100 L para pulverização. A vazão máxima impressiona, chegando a 40 L/min no T100 com seu sistema de bomba dupla e quatro bicos atomizadores. A eficiência operacional é um diferencial chave: o ciclo de trabalho é otimizado com baterias de troca rápida e um sistema de carregamento ultrarrápido de apenas 9 minutos, mantendo as operações praticamente contínuas no campo.
  • Drone New Holland P150: Com tanques de 30 e 70 litros, aplicações com taxa de até 30 litros por minuto e faixa de pulverização de 10 metros, cobre grandes áreas com agilidade e precisão e se adapta a diferentes áreas e volumes de aplicação. Com sensores frontais de detecção que alcançam até 100 metros, garante operações seguras de dia e à noite, mesmo em ambientes de baixa visibilidade. Como opcional, oferece a aplicação de sólidos, ampliando as possibilidades de uso para além da pulverização líquida.
  • Drone Biológico Coopercitrus: Desenvolvido para liberação de agentes biológicos. Produtividade de até 100 ha/h (Cotesia), capacidade de 2 kg (biológicos, cápsulas, tubetes etc.) e autonomia de 32 minutos de voo. Baterias XT90, sistema plug & play, braços retráteis com trava dupla e possibilidade de upgrades (RTK, radar, sensores visuais). Todos os equipamentos contam com controle de tela integrada (2,4 GHz) e telemetria em 915 MHz, compatibilidade com Mission Planner, QGroundControl e arquivos KML para rotas personalizadas, dispensando o uso de notebooks em campo.
  • DJI Dock 3: Estação autônoma que permite operações remotas 24/7. Compatível com os drones de alto desempenho Matrice 4D e 4TD, pode ser instalada em veículos de serviço, se adaptando facilmente a diferentes ambientes. Com inteligência artificial embarcada e integração ao DJI FlightHub 2, o Dock 3 permite ao produtor reduzir custos e tempo de operação, maximizando eficiência e economia. Uma ferramenta essencial para monitoramento, planejamento e segurança das operações e propriedades.

 

Serviços e Soluções Integradas – Além dos equipamentos, o Campo Digital oferece:

  • Análise de Solo e Foliar com Geofert: Coleta e análise de solo e folhas para um diagnóstico preciso da saúde da lavoura.
  • Serviço Seetree: Dedicado a pomares (laranja e limão), o Seetree oferece gestão completa, identificando inventário, plantas mortas, falhas, fitossanidade, plantas daninhas, além de gestão de missões, buracos e formigueiros.

Sobre a Coopercitrus Expo 2025 – A 26ª edição da Coopercitrus Expo acontece de 21 a 25 de julho de 2025, na Fundação Coopercitrus Credicitrus, em Bebedouro (SP). A feira deve reunir 25 mil visitantes e gerar R$ 2 bilhões em negócios, conectando produtores, empresas e parceiros em 131 estandes de expositores líderes no setor.
Com o tema “A casa do cooperado, onde as raízes se fortalecem”, além da exposição de produtos e serviços, reúne um ecossistema completo para impulsionar a produtividade, sustentabilidade e sucessão no campo, com programação técnica, institucional e atrações para toda a família.

Cooperativa de Produtores Rurais é uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, máquinas, tecnologias e suporte técnico agrícola. Com sede
em Bebedouro (SP), está presente em mais de 300 municípios de SP, MG, MS e GO, atendendo mais de 40 mil cooperados com soluções integradas para todas as etapas da produção rural.

Coopercitrus – Comunicação e Marketing