Solução da De Heus alia tecnologia, nutrição e manejo estratégico para mitigar o estresse térmico e otimizar a produtividade dos rebanhos brasileiros

O estresse térmico é um dos principais desafios enfrentados pelos produtores de leite no Brasil, país marcado por altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar. Além disso, com a intensificação do aquecimento global, soluções como o CoolCare® tornam-se essenciais para o futuro da pecuária leiteira no país.

Pensando nisso, a De Heus, multinacional holandesa especializada em nutrição animal, desenvolveu o aplicativo CoolCare®, uma ferramenta tecnológica inovadora que auxilia no monitoramento do conforto térmico dos bovinos leiteiros e que já vem trazendo resultados concretos no campo.

Segundo Guilherme Leão (foto abaixo), Gerente de Produto – Gado de Leite da De Heus, “o aplicativo CoolCare® foi desenvolvido pela De Heus global, cuja sede está localizada na Holanda, como parte do conceito CoolCare®, que tem como foco o combate ao estresse térmico animal, de maneira associada a boas práticas de manejo, análises personalizadas, monitoramento contínuo e a uma estratégia nutricional alinhada às exigências de cada categoria animal”.

O desenvolvimento da solução contou com uma equipe multidisciplinar de especialistas e passou por uma extensa fase de pesquisa, testes a campo e validação prática. No Brasil, a adaptação levou em conta diferentes perfis de propriedades leiteiras e as particularidades do clima tropical.

Guilherme Leão, novo Gerente de Produto – Gado de Leite da De Heus Brasil

 

Alta tecnologia na palma da mão – Disponível para download nas plataformas Google Play Store e Apple App Store, o CoolCare® já é uma ferramenta essencial no controle do estresse térmico dos animais para muitos pecuaristas brasileiros. Isto porque “o aplicativo calcula o THI (Índice de Temperatura e Umidade), auxiliando na medição do impacto do clima regional sobre o conforto térmico dos animais. Ele permite a seleção personalizada de espécie e localização da fazenda, envia alertas diários com risco de estresse térmico e traz um indicador de severidade com pontuação e cores, facilitando a visualização e tomada de decisão”, detalha Guilherme.

Vale destacar ainda que o conceito do CoolCare® vai além do aplicativo. Ele se complementa com o uso de dataloggers, que são dispositivos eletrônicos que coletam dados da temperatura interna dos animais e permitem ajustes precisos nos processos de resfriamento. Waldonys Moreira Pinheiro (foto abaixo), Supervisor Técnico e Comercial – Ruminantes da De Heus, explica que “eles são essenciais para o monitoramento contínuo dos dados, independente de condições ambientais e operacionais, garantindo mais eficiência e controle no diagnóstico e recomendações específicas para cada propriedade. Os dados coletados podem ser consultados posteriormente por meio de conexão USB, permitindo a realização de análises e tomadas de decisão mais assertivas”.

Waldonys Pinheiro,Supervisor Técnico e Comercial – Ruminantes da De Heus Brasil

 

Resultados comprovados – O produtor Junior Carneiro, de Quixadá (CE), é um dos usuários que atestam os benefícios do aplicativo na rotina da fazenda. “O trabalho de ajuste de resfriamento e acompanhamento da temperatura interna do rebanho teve início em 2021 e continua até o momento”, afirma Junior.

Segundo ele, o aplicativo é de fácil uso e se tornou peça fundamental para tomadas de decisão no manejo diário. “O aplicativo CoolCare® me ajuda a monitorar as informações de temperatura e umidade no local. Já os dataloggers são utilizados para montar os dados relacionados ao resfriamento do rebanho. Com os resultados em mãos, conseguimos alterar e ajustar os ciclos de banhos”, comenta.

Ainda de acordo com o produtor, o impacto do uso da ferramenta é percebido diretamente na saúde dos animais e na produtividade da fazenda. “O principal benefício é a possibilidade de evitar o estresse térmico por parte dos animais, melhorando, assim, a imunidade e o conforto dos animais, trazendo para todo o rebanho um ambiente de bem-estar e tranquilidade”, relata.

Do ponto de vista econômico, Junior não tem dúvidas: “Tanto o aplicativo CoolCare® como os dataloggers apresentam-se como excelentes investimentos, pois nos permitem atender às demandas do rebanho no que se refere ao conforto térmico animal. Por sua vez, os animais nos respondem com melhores índices produtivos e, consequentemente, com melhores resultados no final do mês”, finaliza.

 

Inovação acessível para todos os portes de fazenda – O CoolCare® já foi testado em pequenas, médias e grandes propriedades. A única recomendação para um melhor aproveitamento da tecnologia é a existência de infraestrutura mínima para o resfriamento dos animais, como sistemas de ventilação e aspersão.

“O público-alvo são produtores, gestores e veterinários que buscam melhorar o bem-estar dos rebanhos, especialmente em períodos de calor. A ferramenta ajuda a reduzir o estresse térmico, otimizando os índices produtivos e Estes profissionais buscam por tecnologias que reduzam o estresse térmico, contribuam para o melhor gerenciamento de índices produtivos, e para uma produção de leite de alta qualidade, visando a maior rentabilidade e sustentabilidade da atividade”, reforça Guilherme Leão.

Organização internacional de origem holandesa, com posição de liderança na indústria de nutrição animal, desenvolvendo todos os grupos de produtos nutricionais – de premixes e núcleos a concentrados e rações completas. Fundada em 1911, a Royal De Heus acumula experiência de 113 anos, está presente em mais de 20 países, possui mais de 90 unidades fabris, distribuição de produtos em 75 países e emprega atualmente mais de 10 mil colaboradores. Destaca-se pelas suas tecnologias inovadoras e comprovados conceitos nutricionais oferecidos aos produtores e atualmente está entre as seis principais empresas de nutrição animal no mundo. Presente no Brasil há 12 anos, possui seis unidades fabris: Rio Claro/SP (2), Apucarana/PR, Toledo/PR, Guararapes/SP e Itaberaí/GO; uma unidade administrativa em Campinas/SP e um centro de distribuição, em Bezerros (PE).

MyPress & Co.