A pesquisadora brasileira Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, conquistou a edição 2025 do World Food Prize (WFP) – Prêmio Mundial de Alimentação -, criado pelo Nobel da Paz Norman Borlaug, em 1986. A premiação, reconhecida como o “Nobel” da agricultura, homenageia anualmente personalidades que contribuem para o melhoramento da qualidade e da disponibilidade de alimentos no mundo. A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá em 23 de outubro próximo, em Des Moines, Iowa (EUA).
A ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio celebrou a indicação. “Mariangela é uma cientista pioneira que inspira todo o setor a buscar o aprimoramento contínuo de nossas atividades, aliando práticas sustentáveis e produtividade, para atender as necessidades globais por alimentos. Sua premiação reitera a relevante participação das mulheres para o desenvolvimento do agro”, afirma Gislaine Balbinot, diretora executiva da ABAG.
De acordo com Gislaine, é importante que o Brasil valorize e comemore este feito, que reconhece e incentiva a pesquisa e a ciência no país. “Temos excelentes cientistas brasileiros, atuando em diversas áreas, principalmente na agricultura. E, Mariangela é um orgulho para nosso país”, acrescenta.
A pesquisadora da Embrapa foi homenageada pela entidade em 2022, com o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade, durante o 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio, por sua fundamental contribuição para a evolução da área de insumos biológicos para agricultura.
–
