Com foco em soluções sustentáveis e eficazes, companhia apresenta inovações para o controle de plantas daninhas, pragas e doenças no algodão

A cotonicultura brasileira, fundamental para a economia nacional, desempenha um papel crucial tanto na geração de empregos quanto nas exportações, sendo o Brasil o terceiro maior produtor mundial de algodão e o maior exportador da pluma. Contudo, o setor enfrenta desafios que impactam diretamente a produtividade e a qualidade da fibra. Entre os principais obstáculos estão pragas como o bicudo e a lagarta-do-cartucho, doenças como a ramulária e a mancha-alvo, além do pé de galinha, principal planta daninha nas lavouras.

Nesse contexto, a FMC, empresa global de ciências para a agricultura, reforça seu compromisso com a cotonicultura ao realizar a 18ª edição do Tour Gigantes do Algodão, evento tradicional que visa debater e compartilhar soluções para uma produção mais eficiente, sustentável e rentável. A edição de 2025 teve início em abril, em Luís Eduardo Magalhães (BA), e segue com novos encontros programados para as principais regiões produtoras do país. O próximo será em Primavera do Leste (MT), no dia 22 de maio.

De acordo com Fabio Lemos, Gerente de Culturas e Portfólios da FMC, para a safra 2025/2026, é fundamental que os produtores estejam preparados com diferentes ferramentas e métodos de controle. “A próxima safra será marcada por grandes desafios no campo, e o preparo do produtor faz toda a diferença para garantir bons resultados. A FMC tem uma longa história de contribuição para a cotonicultura brasileira, com iniciativas pioneiras que ajudaram a estruturar o setor, como o Clube da Fibra, de onde nasceu a Abrapa em 1998. E o Tour do Algodão é a continuidade desse legado, levando conhecimento e inovação às principais regiões produtoras do Brasil”.

Entre os destaques da FMC para a série de eventos está o Azugro®, um herbicida à base de Isoflex para o controle das principais plantas daninhas da cultura, com ênfase no pé de galinha. Sua principal vantagem está na seletividade à cultura, aliada ao amplo espectro e ação residual, oferecendo conveniência e controle eficaz, principalmente no estágio inicial da lavoura. Outro destaque é o Premio® Star, um inseticida de última geração que se sobressai pelo seu alto grau de seletividade no controle de pragas como a lagarta-do-cartucho e o bicudo. O produto proporciona ação rápida, controle preciso e segurança ao meio ambiente, sem afetar insetos benéficos ou outras culturas.

A FMC também apresentará o Onsuva®, um fungicida de amplo espectro, com alta performance e seletividade à cultura, para o controle das manchas Ramulária (Ramulariopsis pseudoglycines), Ramulose (Colletotrichum gossypii) e Alternaria (Alternaria alternata).

No segmento de biológicos, o destaque será o Presence Full®, um nematicida biológico altamente eficaz no controle de nematoides no algodão. O produto atua de forma direcionada, protegendo as raízes da planta e promovendo o desenvolvimento saudável da cultura, ao mesmo tempo em que preserva a biodiversidade do solo. Essas soluções demonstram o compromisso da companhia com um manejo eficaz, sustentável e alinhado às necessidades reais do campo.

Entre a programação, o Tour Gigantes do Algodão 2025 contará com palestras de renomados consultores e pesquisadores, que irão abordar temas como a fisiologia do algodão, qualidade de produção e os desafios regionais específicos enfrentados pelos produtores. O evento é voltado para cotonicultores, técnicos, consultores e representantes de instituições que apoiam a produção e o desenvolvimento do setor.

 

História na cotonicultura brasileira – Além do Tour Gigantes do Algodão e do Clube da Fibra, a FMC mantém outros projetos que reforçam sua conexão com a cadeia produtiva. Um deles é o Mulheres de Fibra, criado em 2004 para promover a atuação feminina na cotonicultura. Os encontros ocorrem dentro do Clube da Fibra e incluem palestras, debates sobre negócios e temas relevantes para a liderança das mulheres no setor.

A companhia também realiza, há 10 anos, o Tour Gigantes do Algodão, evento itinerante com demonstrações de tecnologias e práticas de manejo em regiões estratégicas. Em 2021, a FMC lançou a série “Colhendo Histórias”, que retrata a trajetória das famílias pioneiras do algodão no Brasil. Os vídeos estão disponíveis no canal oficial da empresa no YouTube.

 

Próximos encontros do Tour Gigantes do Algodão 2025:

  • 22 de maio – Primavera do Leste (MT)
  • 23 de maio – Sorriso (MT)
  • 29 de maio – Sapezal (MT)

A FMC é uma empresa global de ciências agrícolas dedicada a ajudar os produtores a produzir alimentos, rações, fibras e combustível para uma população mundial em expansão, ao mesmo tempo em que se adapta a um ambiente em mudança. As soluções inovadoras de proteção de cultivos da FMC – incluindo produtos biológicos, nutrição de cultivos, agricultura digital e de precisão – permitem que produtores e profissionais de manejo abordem seus desafios mais difíceis economicamente, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Com aproximadamente 5.800 funcionários em mais de 100 locais no mundo todo, a FMC está comprometida em descobrir novos ingredientes ativos de herbicidas, inseticidas e fungicidas, formulações de produtos e tecnologias pioneiras que são consistentemente melhores para o planeta.


Alfapress Comunicações