Fábio Meirelles, que presidiu a Faesp até o ano passado, foi homenageado durante painel com a presença do secretário de Agricultura Guilherme Piai

No segundo dia do 7º Conexidades, a programação da manhã foi marcada pelo protagonismo feminino com o “Conexidades Mulher”, que teve a participação de Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, na sessão solene de abertura, ao lado de outras mulheres relevantes da política e da sociedade: Silvia Melo (CEO do Conexidades), Valéria Bolsonaro (secretária de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo), Luana Pocay (presidente da Associação das Primeiras-damas do Estado de São Paulo), Luciani Cristina M. Gimenes (vice-prefeita de Guapiaçu), Dalva Christofoletti (fundadora do Movimento de Mulheres Municipalistas e da Confederação Nacional dos Municípios) e Luiza Brunet (empresária e ativista).

O Conexidades Mulher é um espaço do evento destinado a promover a discussão e a capacitação sobre temas de importância para as mulheres, com foco no cenário público e privado nacional. Juliana Farah mencionou que as mulheres estão cada vez mais conscientes da necessidade de se unirem para o benefício de todo o conjunto das mulheres na sociedade. “Quando uma mulher chega a uma função importante, temos de ter orgulho, pois ela está abrindo portas para outras mulheres. E precisamos abrir mais fortes em várias áreas, na agricultura, no mundo do trabalho, na política”, disse.

Logo em seguida Juliana deu uma palestra para explicar sobre as ações que as Semeadoras do Agro realizam pelo interior paulista, que em pouco mais de dois anos de trabalhos já impactou mais de 20 mil mulheres. “Mostramos o potencial que as produtoras rurais têm para se tornarem empreendedoras do agronegócio. Através dos encontros que realizamos com as mulheres, percebemos quais as carências e como incentivá-las a se tornarem protagonistas, para assumir liderança nas propriedades e conquistar liberdade de escolha e independência financeira”, disse Farah.

Ela contou ainda sobre o programa “Semear é Cuidar” que leva informações e exames de mamografia e ultrassom para a prevenção ao câncer de mama, a produtoras rurais de baixa renda. Ao final da palestra, Juliana entregou ao prefeito da cidade de São Sebastião uma doação de 50 combos de mamografia e ultrassom para as mulheres do campo da região, com a contrapartida de que a prefeitura faça a continuidade de tratamento caso seja identificado algum caso de câncer em algumas das mulheres que realizarem os exames.

A palestra seguinte do “Conexidades Mulher” foi da socióloga e técnica do Senar-SP Isabela Pennella Rocha de Oliveira. Ela falou dos cursos de artesanato do Senar-SP que transformam vidas e fortalecem as mulheres rurais por meio de geração de renda. Isabela relatou casos reais de mulheres que participaram dos cursos. “Ao valorizar o artesanato, adquirimos produtos únicos e fortalecemos a cultura e a economia local. Promovendo essa arte, empoderamos mulheres rurais a serem protagonistas de suas próprias histórias de sucesso”, afirmou a técnica do Senar-SP. O artesanato permite ainda o aumento da renda familiar, melhoria das condições de vida e fortalecimento comunitário com desenvolvimento sustentável devido ao uso de materiais e de práticas ecologicamente corretas, segundo Isabela.

Os cursos de artesanato do Senar-SP abrangem diversas técnicas e materiais, tais como argila, bambu, cabaça, couro, folha de coqueiro, sementes e muitos outros. Para conhecer os cursos e se inscrever para as próximas turmas, acesse Link e no campo “Nome do curso”, digite “artesanato”.


Dona Comunicação