Durante a 10ª edição da Coplacampo, produtores e profissionais do setor poderão conhecer os pivôs e as tecnologias da Lindsay para irrigar com mais precisão e menor desperdício

O setor sucroenergético segue forte no Brasil e a cada ano ganha maior protagonismo. Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), no acumulado da safra 2023/2024, por exemplo, a moagem atingiu 646,05 milhões de toneladas, ante 543,14 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo 2022/2023, alta de 18,95%.

Para tornar o setor e os canavicultores ainda mais eficientes, a adoção de tecnologias é fundamental. Com o objetivo de levar a classe produtora o que há de mais moderno em inovação, a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), vai realizar a Coplacampo. O evento acontece entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, das 8h às 17h, em Piracicaba/SP.

Segundo Juan Latorre, gerente de vendas da Lindsay América Latina, empresa representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, que estará presente no evento, a Coplacampo é uma feira muito estratégica e importante para São Paulo, afinal, 70% da produção no Estado está direcionada ao setor. “Já atuamos forte em outras culturas, como soja, milho, feijão e citros, e a cana é onde queremos explorar cada vez mais. É ainda um segmento que tem menor aderência a adoção de pivô central para irrigação como um dos principais vetores de aumento de produtividade. Por isso, são muitas as oportunidades”, diz o profissional.

Atualmente muitos produtores utilizam no canavial a irrigação apenas por aspersão convencional. Esse manejo consiste basicamente em direcionar para a lavoura um canhão ligado a um reservatório, que aplica água ou faz a fertirrigação. Essa técnica até traz uma certa fertilidade ao solo, mas sem nenhuma preocupação com a precisão ou a real necessidade da planta.

De acordo com especialista da Lindsay, diante deste cenário, o pivô é uma excelente alternativa à irrigação localizada, pois ao analisar o investimento de reais por hectare, a implantação do equipamento torna-se mais econômica. “Nosso trabalho é mostrar o quanto essa tecnologia pode trazer de retorno ao canavial. Temos dados de um ganho médio de aumento de produtividade em torno de 30% com o manejo adequado da irrigação”, cita.

Outro ganho importante da utilização do pivô está relacionado à longevidade do canavial. Enquanto na média a reforma é feita a cada sete anos, com uma gestão eficiente e o uso correto da água, com o pivô, é possível ampliar esse prazo de vida para até 12 anos sem perder produtividade. “Nossas tecnologias, como o FieldNET e o FieldNET Advisor ajudam os produtores nessa missão, proporcionando uma gestão precisa do uso da água e nas melhores tomadas de decisões”, destaca Latorre.

 

Acerto nas decisões – Para facilitar o manejo de irrigação dos produtores ajudando nas tomadas de decisões mais assertivas, o FieldNET Advisor é um importante aliado. A ferramenta foi desenvolvida para simplificar as informações e oferece as recomendações de quando, onde e quanto irrigar. Sua vantagem é ser totalmente integrada ao FieldNET (tecnologia de gerenciamento remoto da Lindsay possibilita monitorar a irrigação em qualquer marca de pivô).

Outro diferencial é que a solução fornece a recomendação correta ao produtor, ou seja, vai aplicar realmente a quantidade de água necessária, sem desperdícios, mantendo a umidade do solo necessária para cada planta no canavial. Outra possibilidade é programar a ferramenta para operar com uma limitação de oferta, assim o sistema automaticamente vai escolher quais são os melhores momentos para fazer a irrigação para que a cultura não entre em estresse nos momentos mais sensíveis.

Para isso, a tecnologia do sistema, automaticamente vai calcular e dividir o quanto há de água disponível ao longo da safra para fazer as irrigações nos momentos mais críticos. Em casos de baixa oferta, em longos períodos de seca, por exemplo, o sistema já recomenda a irrigação quando realmente torna-se necessário. Assim, haverá a garantia que haverá água suficiente para a lavouras nos momentos. Contudo é importante ressaltar que o foco da tecnologia não é apenas reduzir o consumo de água e sim otimizar sua utilização, produzindo mais utilizando o recurso necessário.

 

Oportunidades de negócios – A Coplacampo é importante oportunidade para os produtores rurais conhecerem as novidades do setor e fazer negócios com as principais empresas do agro. Na edição de 2023, o evento movimentou mais de R$ 500 milhões e a expectativa para este ano é ainda maior. O sucesso do evento se atribui ao trabalho que a Coplacana realiza junto aos seus cooperados.

De acordo com Latorre, a Coplacana é um distribuidor exclusivo da Lindsay, uma parceria de quase três anos que vem trazendo bons resultados. Esse acordo visa incentivar os cooperados na adoção de novas tecnologias para buscar maior eficiência, produtividade e ganhos econômicos. “A medida que os cooperados vão ficando mais tecnificados a cooperativa se torna mais representativa e todos saem ganhando”, diz.

Durante o evento, a equipe técnica da Coplacana e da Lindsay estará no local, para dar todo suporte aos visitantes. “Além das tecnologias para cana, os visitantes também poderão ver nossas soluções para outras culturas, como o complexo grão e citros que também são fortes na região”, finaliza o profissional.

A Lindsay América do Sul é o escritório local da americana Lindsay Corporation., com sede em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) – Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sistemas de irrigação operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de cinco décadas, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA.

Rural Press