Consolidada no mercado e uma das maiores produtoras da fruta no Brasil, prevê uma colheita com números expressivos e acima da colheita total obtida no último ano

A RASIP, empresa integrante do grupo RAR – idealizado por Raul Anselmo Randon -, pretende aumentar a colheita em relação ao ano passado, com uma projeção de atingir números acima de 61 mil toneladas de maçãs na safra de 2024. “Em 2023, enfrentamos condições climáticas adversas, resultando em uma colheita de aproximadamente 55 mil toneladas. Pretendemos aumentar em 6 mil toneladas para a safra deste ano”, afirmou o presidente da RAR, Sergio Martins Barbosa. A empresa, localizada em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, destaca-se como uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil.

A exportação dos frutos da empresa também será incrementada na safra de 2024. O presidente revela que a RASIP pretende elevar as vendas para exportação em 30% ao longo dos próximos anos, um aumento de 10% em relação à taxa atual. Serão mais de 13 países recebendo os frutos da RASIP em 2024, totalizando mais de 13 mil toneladas de maçãs destinadas ao mercado exterior”, declarou Sergio. Rússia, Bangladesh, Irlanda, Inglaterra, Colômbia, Singapura e Emirados Árabes estão entre os destinos das maçãs produzidas pela empresa de Vacaria.

Cerca de 75% de toda a produção é destinada à família de maçãs Gala, enquanto os 25% restantes correspondem à Fuji e demais variedades. O presidente da RAR também revelou que a safra nacional como um todo deve ser considerada normal em termos de volume. Para 2024, a tendência é que o Brasil ultrapasse a marca de 1 milhão nesta colheita”, afirmou.

 

RASIP – Uma das pioneiras a atuar no segmento de maçãs no país – os primeiros pomares foram plantados na década de 70, a RASIP tem como premissa o planejamento e execução de todos os processos a fim de garantir a excelência do produto final. Desde a colheita no campo, passando pelo atendimento personalizado, até a eficiência na entrega, a empresa prima pela satisfação plena do cliente, pois entende que este resultado é a única condição para atuar competitivamente no mercado, sustentando seu crescimento e visão de futuro. Possui a certificação GLOBAL G.A.P. (Global/Good Agricultural Pratice), que garante um produto seguro, livre de contaminação, permitindo assim sua comercialização nas maiores redes de produtos alimentícios do mundo.

A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 70. Hoje, é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados com queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 19 rótulos entre vinhos e espumantes e azeite de oliva a partir de produção própria.


Camejo | Estratégias em Comunicação