Inovador, o programa proporciona ao suinocultor melhor desempenho produtivo das matrizes e leitões mais fortes e saudáveis

O bom desempenho da granja de suínos passa principalmente pelo cuidado com as matrizes, em todas as fases do ciclo reprodutivo. Por isso, manter as fêmeas em condições ótimas para obter
leitões mais saudáveis e com um crescimento rápido, exige uma estratégia técnica e nutricional eficiente.

Erika Almeida, Gerente de Suínos da De Heus

Diante disso, a De Heus, empresa líder em nutrição animal, desenvolveu o Programa Sow Life+, com uma abordagem completa, baseada nos importantes pilares da produção moderna: manejo, sanidade e nutrição de precisão, focando no cuidado e análise de cada etapa do ciclo reprodutivo, visando garantir o desenvolvimento adequado dos fetos, o nascimento de uma leitegada saudável e o início da produção eficiente de colostro e leite para garantir o crescimento de uma leitegada produtiva e viável.

De acordo com Erika Almeida, Gerente de Suínos da De Heus, o Sow Life+ faz parte da Solução Power 4.0 da companhia, que visa atender de forma integral todas as necessidades da produção, assim como dos animais. “O conceito Sow Life+ garante que suas matrizes recebam os nutrientes de que precisam no momento fisiológico em que se encontram, de forma assertiva. Além de soluções nutricionais superiores e específicas para cada categoria e genética animal, oferecemos aconselhamento técnico altamente especializado em manejo, nutrição e sanidade. A ingestão precisa de nutrientes, combinada às melhores orientações técnicas, resulta em matrizes mais saudáveis e produtivas, proporcionando o melhor desempenho das leitegadas”, explica.

Vale destacar ainda que o Sow Life+ engloba também toda a linha de produtos Power 4.0, composta por núcleos e premixes, formulados com níveis atualizados às necessidades das genéticas modernas, garantindo a melhor nutrição. Além disso, o programa conta com um sistema de modelagem inovador e a formulação ajustada para cada etapa do ciclo reprodutivo da porca, capaz de fazer uma análise técnica superior e assertiva das exigências em nutrientes indicadas pelo sistema de modelagem GPS De Heus, uma ferramenta desenvolvida pelo time técnico global e com aplicação local, voltada às necessidades das genéticas brasileiras, assegurando uma análise precisa da melhor nutrição para a realidade e objetivos de cada produtor.

 

Fases do ciclo reprodutivo das matrizes – A abordagem do conceito Sow Life+ permite aplicar soluções nas diversas etapas do ciclo reprodutivo da matriz. Cada fase tem suas próprias características, portanto, elas requerem cuidados específicos. Além disso, cada fase também difere em termos de exigências nutricionais e apresenta mudanças fisiológicas e metabólicas particulares. Saiba mais sobre cada uma delas, abaixo:

  • Gestação: O objetivo é garantir o desenvolvimento adequado dos fetos para que a próxima leitegada nasça saudável e com um bom potencial de crescimento. Além disso, a gestação é também um período de recuperação após o desafio físico e metabólico da lactação, de modo que as fêmeas estejam saudáveis e preparadas para a próxima lactação.
  • Transição: Caracterizada pelo período crítico de 6 dias que antecedem o parto ao 5º dia de lactação, esta fase é muito importante para a matriz, pois ela passará por diversas mudanças fisiológicas e metabólicas. O principal objetivo da fase de transição é garantir o nascimento de uma leitegada saudável, a produção de colostro e o início da produção de leite.
  • Lactação: Nesta fase os leitões são totalmente dependentes da matriz. Por isso, o objetivo nesta fase é auxiliar a adequada ingestão de nutrientes pela fêmea promover uma produção de leite suficiente e de qualidade para garantir um bom peso de leitegada sem que a fêmea sofra uma perda excessiva de condição corporal.
  • Intervalo de desmama-cio: Essa fase tem como objetivo conseguir que a fêmea conceba uma nova leitegada com sucesso. O intervalo desmame-cio (IDC) impacta fortemente o índice de Dias Não Produtivos (DNP), e é um período fisiologicamente necessário

Segundo Érika, os dias não produtivos é um índice muito importante e deve ser considerado com atenção para a manutenção da eficiência de todo o sistema. “O objetivo é diminuir o tempo de ‘vazio’, ou seja, em que a fêmea não se encontra nem gestando, nem lactando.” “É um intervalo necessário do ponto de vista fisiológico, devendo ser mensurado para que qualquer desvio seja percebido a tempo para uma tomada de decisão rápida e assertiva” salienta.

Organização internacional de origem holandesa, com posição de liderança na indústria de nutrição animal, desenvolvendo todos os grupos de produtos nutricionais – de premixes e núcleos a concentrados e rações completas. Fundada em 1911, a Royal De Heus acumula experiência de mais de 110 anos, está presente em mais de 20 países, possui mais de 90 unidades fabris, distribuição de produtos em 75 países e emprega atualmente mais de 10 mil colaboradores. Destaca-se pelas suas tecnologias inovadoras e comprovados conceitos nutricionais oferecidos aos produtores e atualmente está entre as dez principais empresas de nutrição animal no mundo.  Presente no Brasil há mais de 10 anos, possui seis unidades fabris: Rio Claro/SP (2), Apucarana/PR, Toledo/PR, Guararapes/SP e Itaberaí/GO; uma unidade administrativa em Campinas/SP e um centro de distribuição, em Caruaru (PE).

MyPress & Co.