Objetivo é democratizar acesso ao mercado de trabalho e preparar essas pessoas para futuras oportunidades na companhia e no agronegócio em geral

A Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do país, promove capacitações gratuitas a 87 moradores de quatro municípios sul-mato-grossenses. Enquanto 27 pessoas acabam de receber neste mês de dezembro certificados em Processos Agrícolas e Operação de Máquinas Agrícolas em Nova Alvorada do Sul (MS) e Deodápolis (MS), respectivamente, outras 60 pessoas iniciaram a qualificação em Operação de Máquinas Agrícolas em Glória de Dourados (MS), Rio Brilhante (MS) e, novamente, Nova Alvorada do Sul (MS), que têm conclusão prevista para o final de dezembro.

“Capacitar pessoas é um grande exemplo da seriedade, responsabilidade e do compromisso da Atvos com o desenvolvimento social e econômico nas cidades onde está presente. Não à toa, nosso propósito é produzir energia limpa que move o mundo e transforma vidas e é com esse objetivo que continuamos a democratizar o acesso ao mercado de trabalho a todas as pessoas que moram nas comunidades próximas a nossas operações e que estejam interessadas em atuar conosco no setor sucroenergético ou no agronegócio em geral”, garante Chafick Fair Luedy, gerente de Pessoas e Organização da Atvos.

 

Profissionais aptos para o mercado em 2024 – Em Nova Alvorada do Sul, uma turma composta totalmente por mulheres, com idades entre 18 e 40 anos, se formou em Processos Agrícolas. O curso abordou os princípios básicos das operações que envolvem cultivo e colheita da cana-de-açúcar, além de conceitos sobre as atividades de plantio, tratos culturais, colheita mecanizada e fertirrigação. Todos esses tópicos proporcionam embasamento para funções de acesso à empresa, como o cargo de auxiliar agrícola.

Turma de mulheres certificadas em Processos Agrícolas pelo Movimento Comunidade da Atvos – © Divulgação

Já em Deodápolis, uma turma mista formada por 11 mulheres e 3 homens, com idades entre 19 e 45 anos, foi certificada em Operação de Máquinas Agrícolas – foco em trator. O curso contou com conceitos tecnológicos dos equipamentos até manobras de operação.

No total, ambas as turmas concluíram 96 horas de aulas práticas e teóricas, que incluíram módulos complementares sobre saúde, segurança e meio ambiente, desenvolvimento pessoal, entre outros, ministrados por multiplicadores das unidades Santa Luzia (USL) e Eldorado (UEL).

Agora em dezembro, a Atvos conduz mais três capacitações em Operação de Máquinas Agrícolas para moradores de Glória de Dourados, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul. Todas as 60 vagas (20 para cada município) foram preenchidas e a expectativa é que a empresa conte com esse banco de talentos formado por profissionais qualificados para quando houver disponibilidade de vagas afirmativas ou gerais para o início da próxima safra de cana-de-açúcar.

A iniciativa faz parte do Movimento Comunidade, programa que integra o MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos, que tem como propósito incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional de colaboradores, comunidades localizadas no entorno de suas operações e de outros públicos de interesse.

Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo uma das maiores produtoras de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 2,9 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 58 milhões de carros compactos; 650 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar mais de 18 milhões de festas de aniversário; além de cogerar aproximadamente 3,9 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 18 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua


FSB Comunicação