A operação, que está sujeita à aprovação de órgãos reguladores no Brasil e Argentina, permitirá maiores incentivos econômicos e impulsionará o desenvolvimento da cadeia tritícola brasileira

 

A GDM anunciou hoje um acordo firmado para adquirir a integralidade da empresa Biotrigo Genética, companhia referência em melhoramento genético de trigo na América do Sul. A ação, que depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no Brasil, e da Comissão Nacional de Defesa da Concorrência da Argentina, representa uma oportunidade de inovação para os agricultores e multiplicadores, além de possibilidades de desenvolvimento aos colaboradores de ambas as companhias.

“Biotrigo e GDM têm muito em comum, o que garante a continuidade e complementaridade de suas operações”, afirma Ignacio Bartolomé, CEO da GDM. “Ambas têm origem e legado valioso como empresas familiares. Também coincidem em seus valores e foco no melhoramento da genética vegetal. Estamos confiantes que essa integração será feita de forma natural e bastante proveitosa”, destaca Bartolomé.

A incorporação da Biotrigo a GDM amplia o portfólio e soluções para os agricultores. Esse movimento também permitirá que a GDM expanda sua presença a outros mercados importantes para a cultura do trigo, como os Estados Unidos, Canadá e Europa. Por meio dessa aquisição, o grupo prevê um maior nível de investimento nos programas de pesquisa e desenvolvimento em genética vegetal utilizando as novas ferramentas tecnológicas, como genômica, data analytics ou edição gênica, com foco no trigo, e resultando em mais e melhores produtos para os agricultores e para a cadeia tritícola.

Esse investimento responde não apenas à estratégia de diversificação da GDM no mercado brasileiro, mas fortalecerá o intuito do grupo em agregar valor ao cultivo do trigo, mediante o conhecimento de ambas as empresas no melhoramento genético vegetal e na comercialização de cultivares. A incorporação respeitará e dará continuidade tanto aos negócios quanto às variedades desenvolvidas pela Biotrigo, reconhecidas por suas características agronômicas, produtividade, sanidade e qualidade industrial.

A GDM está presente no Brasil há 20 anos com uma estratégia muito clara, que consiste em trabalhar numa sólida e estreita relação com os multiplicadores, responsáveis por desempenhar um papel fundamental na cadeia do agronegócio. Essa colaboração baseia-se na aplicação de tecnologia avançada ao melhoramento genético, em uma logística eficiente e na proximidade com os produtores.

“A integração da Biotrigo a GDM irá impulsionar ainda mais a capacidade de produção de cultivares com alto potencial produtivo e em atender às especificações das indústrias que processam os grãos. Esse fator é gerado pela combinação de conhecimentos, experiências e capacidade de desenvolvimento de ambas as empresas, alinhado com os desafios mundiais de alimentação e os objetivos de sustentabilidade”, destaca André Cunha Rosa, diretor da Biotrigo.

Ottoni Rosa Filho, também diretor da Biotrigo, comenta que a identificação entre as companhias ocorreu devido à agilidade para implementar melhorias e pela capacidade de acelerar o processo de desenvolvimento de cultivares focadas no aumento da taxa de sucesso dos agricultores. “Em ambas as companhias, trabalhamos com altos padrões de qualidade em nossos programas de melhoramento. E, o que é tão ou mais importante, compartilhamos culturas semelhantes, o que fortalece a equipe da Biotrigo e lhe dá oportunidades de desenvolvimento profissional no futuro. Estou convencido de que a sinergia entre GDM e Biotrigo será altamente positiva”, ressalta.

André Cunha Rosa e Ottoni Rosa Filho são os sócios fundadores da Biotrigo e continuarão participando ativamente do negócio como membros do Conselho Consultivo da empresa.

Essa aquisição está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no Brasil, e da Comissão Nacional de Defesa da Concorrência da Argentina, órgãos antitruste. A Trust & Co Investimentos atuou como Financial Advisor da Biotrigo nesta transação.

A Biotrigo Genética é uma empresa brasileira de melhoramento genético de trigo com foco no desenvolvimento de cultivares para o Brasil e países do continente americano. Criada em 2008, pelos irmãos e diretores, André Cunha Rosa e Ottoni Rosa Filho, a Biotrigo possui sede em Passo Fundo (RS) e filial em Campo Mourão (PR). A empresa conta também com quatro programas de melhoramento, localizados no Rio Grande do Sul, Paraná, Cerrado e Argentina. Nessa trajetória, que em 2023 completou 15 anos, mais de 70 cultivares com genética Biotrigo foram lançadas no mercado tritícola brasileiro e de cinco outros países, tornando a Biotrigo companhia relevante em genética de trigo na América do Sul. Neste ano, a empresa foi reconhecida como um excelente lugar para trabalhar através da certificação Great Place To Work (GPTW). Atualmente, a Biotrigo possui mais de 140 colaboradores.

GDM é um grupo global que pesquisa, desenvolve e comercializa produtos com propriedade intelectual em genética de plantas de cultivos extensivos. A companhia está na vanguarda somando tecnologias e talentos, fomentando a inovação, associatividade e o desenvolvimento de novos negócios que impactam o core e a cadeia de valor agroindustrial. A companhia está presente em 15 países, com um total de 1.500 colaboradores e um faturamento de US$ 850 milhões.

Assessoria de Imprensa Biotrigo Genética