Evento de negócios da cooperativa cafeeira Cooxupé acontece em Monte Carmelo (MG) até esta quinta-feira, dia 16

Mais de 2.3 mil produtores de café de toda região do Cerrado de Minas Gerais passaram no primeiro dia da Feira do Cerrado, nesta quarta-feira, dia 15. O evento de negócios da cooperativa cafeeira Cooxupé está acontecendo em Monte Carmelo, com retorno presencial da edição, após dois anos de realização no ambiente virtual por conta da pandemia.

A Feira segue até o dia 16 de março, das 08h às 18h. São 70 expositores trazendo as principais inovações do segmento cafeeiro em um portfólio com mais de 12 mil produtos, que congrega desde pequenas soluções até grandes tecnologias para as lavouras cafeeiras. As novidades carregam o DNA da sustentabilidade, em sintonia com as demandas que elevam a produtividade, reduzindo a demanda por recursos naturais.

Na abertura oficial da Feira, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, falou sobre os desafios enfrentados pelos produtores de café. E reforçou o comprometimento da cooperativa em busca das melhores soluções para os cooperados. “Estávamos ansiosos por uma feira presencial como essa. Estamos aqui com a presença de nossos parceiros e agentes financeiros que trabalham incessantemente para levar boas condições de negócios a vocês cafeicultores”, disse.

Ele ainda reforçou sobre a força e presença do cooperativismo na região. “Monte Carmelo foi o início de tudo em relação à chegada da Cooxupé nesta área de atuação. Hoje temos sete unidades de negócios no Cerrado Mineiro. Temos mais de 2.500 cooperados dentro do quadro total de 18 mil pessoas. Eles representam de 20 a 25% do café originado na cooperativa. Expandindo, assim, de uma maneira rápida e produtiva. E estou convicto que a Cooxupé participou não só da expansão, mas da evolução de conhecimento e tecnificação dos cooperados daqui”, afirmou.

 

Segundo dia de Feira do Cerrado – A Feira do Cerrado da Cooxupé acontece até esta quinta-feira, 16/03, com abertura às 08h. As atividades se encerram às 18h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

O evento está acontecendo no núcleo da Cooxupé, em Monte Carmelo/MG, situado às margens da Rodovia MG 190 Km 3, s/n.º.

Fundada em 1932 como cooperativa agrícola de crédito e transformada na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé no ano de 1957, quando iniciou as atividades de recebimento, processamento e comercialização de café, a Cooxupé faz parte da história da cafeicultura brasileira e avança a passos largos, fazendo com que o seu café verde vá muito além da fronteira nacional. A sede da cooperativa está instalada no município mineiro em Guaxupé, onde também está situado o Complexo Industrial Japy. Hoje, com mais de 60 anos de atividades voltados para o café e 90 anos dedicados ao cooperativismo, a Cooxupé é referência na cafeicultura brasileira e reconhecida mundialmente como uma empresa de credibilidade na comercialização de café de qualidade tipo arábica. A cooperativa mantém investimentos permanentes para a modernização de sua estrutura que, atualmente, inclui armazenagem para mais de 6 milhões de sacas de café; laboratórios de controle de qualidade e análise de folha e solo; Centro próprio de Distribuição e cinco unidades industriais responsáveis, incluindo o Complexo Industrial Japy, empreendimento inovador que revolucionou a logística da cadeia produtiva do café e que conferiu à Cooxupé o pioneirismo da granelização. Atualmente, os cooperados entregam seus cafés a granel, benefício que trouxe mais competitividade, economia e qualidade de vida dentro e fora das lavouras.

Phábrica de Ideias