Em sua terceira operação em finanças verdes, a iniciativa apoia as práticas responsáveis no segmento agro

A Caramuru Alimentos, uma das empresas líderes no processamento de soja, milho, girassol e canola no Brasil, anunciou nesta semana a conclusão do PPE Sustentável (Pré-Pagamento à Exportação) no valor de US$80 milhões. Essa é a terceira operação da empresa em finanças verdes e o primeiro empréstimo atrelado a metas sustentáveis.

A operação conta com duas metas relacionadas aos principais desafios do setor: emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) e rastreabilidade da cadeia de fornecedores de matéria-prima. Quanto aos indicadores relacionados aos GEE, a Caramuru se compromete a divulgar os inventários e desenvolver um plano de descarbonização, além de manter 100% dos fornecedores (diretos e indiretos) da cadeia de matéria-prima rastreados e auditados, bem como ampliar o escopo do Sustentar – Certificação em Sustentabilidade para Fornecedores de Matéria Prima.

“É com imenso orgulho que anunciamos o financiamento de Pré-Pagamento à Exportação Sustentável. Essa é mais uma operação de financiamento verdes que corrobora com nosso objetivo de desenvolver um modelo de negócio baseado na estratégia de sustentabilidade corporativa onde geramos valor e equilíbrio entre o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável”, celebra Júlio Costa, Diretor-Presidente da Caramuru Alimentos.

A Caramuru também continuará divulgando seu relatório de sustentabilidade dentro do padrão de GRI (Global Reporting Initiative) auditado por empresa independente. Em contrapartida ao cumprimento das metas firmadas, a empresa terá uma redução anual das taxas de juros.

A transação tem prazo de quatro anos com amortizações semestrais, a partir de junho de 2024, e pagamento de juros semestrais. O Rabobank atuou como coordenador da transação e de sustentabilidade. A operação contou ainda com a participação dos bancos Sumitomo Mitsui, Bank of China e Banco do Brasil.

“A emissão faz parte do programa Liability Management da Caramuru que visa diversificar suas fontes de financiamento, alongar o prazo de sua dívida e reduzir seu custo de capital”, explica Costa. Os recursos da emissão serão utilizados para financiar as exportações e ações de sustentabilidade da Companhia.

Posicionada entre as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro, a Caramuru Alimentos, principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, com uma vasta linha de produtos de consumo, incluindo a Sinhá e Bontrato. Com mais de 58 anos de mercado, tem presença em quatro estados, atuando com commodities diferenciadas, biodiesel e farelo de grãos nos segmentos animal e industrial, com destaque na logística de movimentação de produtos do “complexo soja”, com fortes investimentos nos portos, em ferrovias e hidrovias.

FSB Comunicação