Estudo comprova que o trabalho de abelhas selvagens aumenta a produtividade; valor estimado no resultados – em 7 culturas analisadas – é equivalente a R$ 8 bilhões por ano

José Daízio Ferreira, jornalista de agropecuária, com especialização em produção e mercado de orgânicos © Divulgação

Estudo liderado por pesquisadores da Rutgers University e coordenado pela Michigan State University (ambas dos EUA), mostra que a produção agrícola de maçãs, cerejas e mirtilos nos Estados Unidos está sendo reduzida pela necessidade de mais polinizadores.

A conclusão mostra que a maioria das culturas do mundo depende de abelhas e outros insetos para a polinização. Portanto, os declínios relatados nas abelhas e nas populações de abelhas selvagens levantam preocupações sobre segurança alimentar.

“Descobrimos que muitas culturas são limitadas à polinização, o que significa que a produção agrícola seria maior se as flores recebessem mais polinização. Também descobrimos que as abelhas e as abelhas silvestres forneceram quantidades semelhantes de polinização em geral”, disse o autor sênior Rachael Winfree, professor do Departamento de Ecologia, Evolução e Recursos Naturais da Universidade Rutgers – New Brunswick. “Gerenciar o habitat de espécies nativas de abelhas e / ou estocar mais abelhas aumentaria os níveis de polinização e aumentaria a produção agrícola”.

Nos EUA, a produção de culturas que dependem de polinizadores gera mais de US $ 50 bilhões por ano.

Por meio do Projeto Integrado de Polinização de Culturas, os cientistas coletaram dados em 131 fazendas nos EUA e na Colúmbia Britânica, no Canadá, sobre a polinização por insetos de flores de lavouras e o rendimento de maçãs, mirtilos, cerejas doces, cerejas azedas, amêndoa, melancia e abóbora. Destas culturas, maçãs, cerejas doces, galdérias e mirtilos mostraram evidências de que a produção é limitada pela polinização, indicando que os rendimentos são atualmente mais baixos do que seriam com a polinização total. Abelhas selvagens e abelhas forneceram quantidades semelhantes de polinização para a maioria das culturas, embora a amêndoa fosse altamente dependente das abelhas.

O valor anual da produção de abelhas selvagens para todas as sete culturas nos EUA foi estimado em mais de US $ 1,5 bilhão. O valor da polinização das abelhas silvestres para todas as culturas dependentes de polinizadores em todo o país seria ainda maior.

“Nossas descobertas mostram que o declínio dos polinizadores pode se traduzir diretamente em rendimentos menores para a maioria das culturas estudadas”, diz o estudo. Os resultados sugerem que a adoção de práticas que conservem ou aumentem as abelhas silvestres, como a melhoria do habitat para apoiar árvores, arbustos e flores silvestres, ou o uso de polinizadores gerenciados que não sejam as abelhas, provavelmente aumentarão os rendimentos. Aumentar o investimento em colônias de abelhas é outra alternativa que os produtores podem considerar para reduzir o risco de polinização limitada.