Ford Mustang comemora dez anos da introdução de bancos com espuma de soja

O Ford Mustang é conhecido pelas inovações no design, na potência e nos recursos de direção, mas é pioneiro também em sustentabilidade. Há 10 anos, foi o primeiro carro a introduzir bancos feitos com espuma de soja, material que hoje equipa todos os veículos da marca produzidos nos Estados Unidos – veja o vídeo.

A espuma de soja é um exemplo do potencial de uso de materiais renováveis para substituir produtos feitos à base de petróleo, combinando os benefícios da sustentabilidade com alta durabilidade e desempenho. Esse vegetal já foi usado na produção de 18,5 milhões de veículos da Ford, evitando a liberação de mais de 103 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Para entender a importância dessa inovação é preciso recordar que há 10 anos o mundo era bem diferente. O iPhone tinha acabado de ser lançado e o barril de petróleo custava US$ 40. Poucos empresários enxergavam benefícios financeiros em ser sustentáveis. A Ford assumiu o pioneirismo de introduzir a espuma de soja nos carros inspirada no seu fundador, Henry Ford, que pesquisava os biomateriais desde os anos 1930. O desafio não foi pequeno.

“Muscle car” (foto) foi o primeiro a usar o material renovável desenvolvido pela marca após anos de pesquisa para substituir derivados de petróleo

“As primeiras espumas não atendiam os padrões rigorosos de qualidade e durabilidade e, além disso, tinham um cheiro estranho. Mas o avanço técnico permitiu melhorar as formulações, equilibrar os componentes químicos e remover as substâncias com odores”, explica Debbie Mielewski, líder técnica de Sustentabilidade dos Materiais da Ford.

Em 2008, quando os preços do petróleo dispararam, a importância da espuma de soja ficou óbvia e substituir o poliol à base de petróleo passou a ser também um bom negócio. A Ford então compartilhou sua solução com outras indústrias – como agricultura, móveis e utensílios domésticos – para aproveitar o seu potencial de aplicações sustentáveis.

Esse sucesso incentivou a empresa a desenvolver outros materiais renováveis para os seus veículos, o que em alguns casos trouxe também redução de peso e economia de combustível. Hoje, além do uso de soja, trigo, arroz, castanha, hibisco, celulose, juta e coco, as pesquisas incluem materiais como palha de trigo, casca de tomate, bambu, fibra de agave, dentes-de-leão e algas, destacados no recente relatório de sustentabilidade da empresa.


FORD BRASIL – A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br..

FORD MOTOR COMPANY – A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs e veículos eletrificados da Ford e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 202.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.


Burson-Marsteller – Atendimento Ford
(11) 3040-2394 | bm.com