Nesta safra, o cálculo da quantidade de sementes de trigo deve considerar peso de mil sementes (PMS). Aplicativo gratuito faz uma estimativa de quantos quilos irá precisar para semear sua área

Diferente de anos atrás, o mundo agro tem hoje uma diversidade de tecnologias capazes de facilitar a vida dos produtores, entre elas aplicativos criados para ajudar quem deseja melhorar a produção e, especialmente, não errar no cálculo dos custos da implantação da lavoura. Um exemplo é a calculadora TBIO. O agricultor insere no aplicativo algumas informações contidas no lote de sementes, como a germinação, peso de mil sementes e população final desejada e a calculadora faz a estimativa de densidade de semeadura por metro linear e ou kg/hectare. A grande vantagem é um maior controle no custo de sua produção, pois não irá usar semente a mais, aumentando a garantia de sucesso do plantio do trigo.

A partir das informações contidas no lote sobre a germinação, vigor e peso das sementes, o aplicativo faz a estimativa de densidade de semeadura por metro linear. | © Divulgação Biotrigo

O engenheiro agrônomo e gerente comercial da Biotrigo Genética, Lorenzo Mattioni Viecili, explica que o sucesso de uma lavoura depende de diversos fatores, mas, sem dúvida, uma das principais decisões acontece na pré-safra, ou seja, no momento da definição da cultivar a ser utilizada na alta qualidade fisiológica e da quantidade de sementes que irão ao chão buscando uma população adequada.

A definição da densidade de semeadura deve ser realizada já no momento da compra das sementes buscando com o recomendante os dados contidos em um relatório fornecido pelo multiplicador o qual acompanha a semente. “A utilização destas informações ajudará o agricultor a adquirir a quantidade necessária de sementes, além de auxiliar no estabelecimento de uma população adequada, evitando uma baixa ou até mesmo uma superpopulação de plantas, que neste caso pode ser motivador de efeitos negativos como acamamento e, em alguns casos, manutenção excessiva de umidade, o que pode favorecer o aparecimento de fungos”, explica.

Com a ocorrência de seca em algumas regiões além do excesso de chuvas no final do ciclo em outras, o peso das sementes produzidas em 2017 poderá ser menor em casos específicos.
Isto pode ter efeito contrário em supersafras, depende muito da característica de cada cultivar, podendo ser influenciada pelo clima. Para saber as características de sua semente, é importante que seja adquirida em local idôneo. Além de saber o que está semeando em sua propriedade, beneficia o agronegócio estimulando a pesquisa. “Nesta safra de trigo especialmente, caso não tenhamos alguns cuidados há uma maior possibilidade de termos uma população maior do que a recomendada e, por isso, triticultores devem ficar atentos à fórmula utilizada no cálculo para que haja o estabelecimento de densidade adequada de plantas nas lavouras. Isto também poderá impactar positivamente no custo da implantação, ressalta.

A ferramenta está disponível para usuários dos sistemas iOS, da Apple, e Android, do Google. A mesma está apta para o uso em outras culturas, como soja e o milho.


Fundada em 2008, a Biotrigo Genética é uma empresa brasileira que traz na bagagem um programa de melhoramento genético com mais de duas décadas e vêm incorporando as mais modernas tecnologias às cultivares Biotrigo (TBIO), com o objetivo de levar qualidade, tecnologia, segurança e maiores rendimentos ao produtor e a toda cadeia. Localizada em Passo Fundo, região Norte do Rio Grande do Sul, e com filial em Campo Mourão, no Paraná, a empresa atende a diversos estados do território brasileiro, além de exportar tecnologia para países do Mercosul e América do Norte. Atualmente, é detentora de aproximadamente 70% de market no Brasil

Assessoria de Imprensa Biotrigo Genética
(54) 3327-2002 | www.biotrigo.com.br