Ação visa divulgar os benefícios do trigo e produtos derivados, atrelando seu uso aos conceitos de saúde, bem-estar e energia, necessários para a prática de atividades físicas

Para incentivar o consumo dos produtos derivados do trigo, tais como farinha de trigo, pão, macarrão e apresentar ao consumidor final a importância dos carboidratos na alimentação, as principais entidades do setor promovem no dia 15 de outubro a 1ª corrida “Trigo é Saúde”, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP). A ação também comemora três importantes datas celebradas nos meses de outubro e novembro: o dia do pão (16/10), o dia do macarrão (25/10) e o dia do trigo (10/11).

A corrida é uma ação que será realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e da Confeitaria de São Paulo – IDPC (Sampapão) e o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo).

Um dos diferenciais da corrida “Trigo é Saúde” é o percurso, que passa por diferentes pontos históricos do centro de São Paulo, como o Mosteiro de São Bento, a padaria mais antiga da cidade e o Teatro Municipal. Os participantes possuem três opções de modalidades: caminhada de quatro quilômetros e corrida de quatro e oito quilômetros.

“A Corrida ‘Trigo é Saúde’ é uma atividade que colabora para divulgar a importância do trigo para uma vida saudável. Essa iniciativa fortalece as ações promovidas pelo Sindustrigo, que buscam incentivar o desenvolvimento do setor como um todo, bem como a união de seus diferentes elos em torno do estímulo ao consumo dos seus derivados”, afirma o presidente do Sindustrigo, Christian Saigh.

Fonte de energia para o organismo, os alimentos à base de trigo, como os pães e as massas, podem ser consumidos antes e depois da prática de exercícios físicos, como a corrida, pois possuem importante papel na preparação e recuperação do corpo. “A Corrida do Trigo é uma ação que nos ajuda a disseminar e ressaltar os valores nutricionais e principalmente os atributos energéticos dos biscoitos, das massas alimentícias e dos pães, que garantem um bom desempenho aos atletas profissionais e amadores durante a prática de atividades físicas. A promoção da saúde e do bem-estar é uma das principais bandeiras levantadas por nós”, ressalta o presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão.

Para o diretor da Abitrigo, Ricardo Tortorella, o valor nutricional e os benefícios do consumo de derivados do trigo para uma vida saudável são os principais destaques do evento, que pretende promover a conscientização da importância desses alimentos para o dia a dia das pessoas. “Nosso objetivo em participar desta iniciativa é promover a reflexão sobre como conquistar uma rotina mais saudável, que alia atividade física e alimentação equilibrada. A farinha de trigo e seus derivados ganham destaque neste cenário. Por ser um cereal rico em carboidrato, os alimentos à base de trigo são nossas principais fontes de energia e ainda fornecem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo”.

Representando as padarias de todo o estado, o Sampapão apoia a ação, destacando o papel do trigo na alimentação saudável, principalmente aliada à prática regular de exercícios. “Nossa adesão à Corrida do Trigo vem de encontro à conscientização de que o trigo, ingrediente básico do pãozinho, faz bem à saúde assim como fazer qualquer tipo de atividade física. Durante o evento, entregaremos pães para os participantes da corrida como forma de comemorar o Dia Mundial do Pão, alertando sobre a fome no mundo”, diz Antero José Pereira, presidente do Sampapão.
As inscrições da corrida seguem até o dia 05 de outubro e podem ser realizadas pelo site oficial do evento. Até às 16h do dia 31 de agosto, as inscrições estarão com preço promocional de R$ 50,00. Após essa data o valor passa para R$ 85,00.


Sobre o Sindustrigo – O Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) é uma instituição de mais de 70 anos e tem como objetivo principal a coordenação, a proteção e a representação legal das categorias econômicas e setores relacionados a esse importante segmento da cadeia alimentícia que é a indústria do trigo do Estado de São Paulo. Representando 11 dos principais moinhos do estado, o Sindustrigo tem trabalhado pelo engrandecimento social e econômico dessa categoria enfrentando grandes desafios, mas sobretudo, garantindo a efetividade de suas ações.
Sobre a Abimapi – A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) é a entidade com cerca de 100 membros que reúne o terceiro maior mercado produtor e consumidor mundial de biscoitos e massas, e o sétimo de pães e bolos industrializados. Ela representa 75% do setor e gera mais de 100 mil empregos diretos. No Brasil, o setor responde por um terço do consumo doméstico de farinha de trigo.
Sobre a Abitrigo – A associação representa 45 empresas da indústria moageira, que respondem pelo processamento de aproximadamente 75% do cereal no Brasil. Atua como interlocutora do setor junto ao governo, mídia, entidades representativas da cadeia do trigo nacional e de outros países.
Sobre o Sampapão – A sigla SAMPAPÃO congrega os Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e da Confeitaria de São Paulo (IDPC), escola técnica que já formou mais de oito mil profissionais na área. Ela representa um serviço de apoio frente aos problemas enfrentados pelo setor, trabalhando por conquistas que fazem a diferença. Também é responsável pela realização da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (FIPAN), a maior feira setorial da América Latina e quinta maior do mundo. Sua sede fica no edifício de número 313 na Rua Santo Amaro, bairro da Bela Vista, em São Paulo. O telefone é (11)3291-3700.

Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br