Portaria publicada hoje amplia participação de agricultores familiares de cooperativas e beneficia 40 mil novos produtores

Reforçando a importância do cooperativismo para a economia do Brasil e a aposta do Governo Federal no desenvolvimento social por meio do movimento, acaba de ser publicada no Diário Oficial portaria que possibilita aos agricultores familiares associados às cooperativas agropecuárias não detentoras de DAP Jurídica a comercializarem sua matéria prima no âmbito do Selo Combustível Social.

O selo é uma ferramenta de fomento à inserção do agricultor familiar cooperado de forma organizada e qualificada no mercado do biodiesel. A cooperativa cria condições para a comercialização da matéria-prima de seus cooperados, em volume, para as empresas de biodiesel. Em contrapartida, recebe apoio para que possa disponibilizar assistência técnica adequada e direcionada aos seus produtores.

“Essa medida do Ministério da Agricultura permite que 40 mil novos produtores cooperados possam comercializar suas matérias-primas para a produção de biodiesel. Isso ampliará o acesso a novos mercados e a renda dos nossos cooperados”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

A Portaria144/2019 começa a valer de imediato. No Brasil, são mais de 1600 cooperativas agropecuárias que reúnem mais de um milhão de produtores cooperados.

 


In Press Porter Novelli
11 3323-1584 | inpresspni.com.br