Aconteceu quando a John Deere testou o conjunto de lançamentos composto pela plantadeira DB ExactEmerge, desenvolvida para revolucionar a forma de plantio, e o trator 9RX

Foi às 22h08 de 29 de novembro de 2018, na Fazenda SLC Palmares, em Luís Eduardo Magalhães (BA), que um recorde mundial foi quebrado: 543 hectares plantados em 24 horas – mais de meio milhão de campos de futebol, por exemplo, já que cada um equivale a um hectare, aproximadamente. Acompanhado e registrado pela Fundação MT – instituição de pesquisa agronômica de Mato Grosso -–, o feito superou números anteriores em cerca de 40 hectares, antes registrados na Hungria.

Diferentemente da maioria dos recordes batidos ano a ano, quando os desafiantes fazem determinada atividade somente com a finalidade de conquistar o primeiro lugar, o de plantio foi quase sem querer. Aconteceu quando a John Deere testou o conjunto de lançamentos composto pela plantadeira DB ExactEmerge, desenvolvida para revolucionar a forma de plantio, e o trator 9RX, ambos conectados ao Centro de Operações da companhia, para mensurar a qualidade do plantio e a quantidade de área, e decidiu pesquisar qual era o recorde de plantio em 24 horas. Encontraram o número de 502 hectares e toparam tentar ultrapassá-lo junto à SLC Agrícola e à Agrosul, concessionário da marca no local.

Com toda a estrutura de operação do cliente, chegou a vez de as soluções da John Deere entrarem em ação. Desafios não faltaram para as equipes da SLC Agrícola, em campo e cuidando da operação, e da John Deere e Agrosul, que estavam no suporte à distância, acompanhando o desempenho das máquinas pelo Centro de Operações. O primeiro deles era o terreno argiloso da propriedade, que estava irregular e revolvido; o segundo foi a forte chuva que atingiu a região antes e durante o processo, o que deixou o solo barroso e ainda mais desafiador para o recorde.

Nessa hora, a utilização do conjunto da John Deere se mostrou fundamental para a operação. O 9RX, por ter esteiras no lugar de pneus, tem tração 50% maior que outras máquinas, o que reduz a patinagem, além de diminuir em até 37% a compactação do solo. Já a DB ExactEmerge, com seu conjunto de tecnologias que permite feitos que eram inimagináveis até pouco tempo atrás, correspondeu às altas expectativas e plantou com o dobro de precisão, em velocidade de até 16 km/h, garantindo a quantidade e qualidade de área plantada. Já o Centro de Operações se mostrou essencial quando, logo no começo do plantio, alertou as equipes que as sementes não estavam caindo da plantadeira – uma falha humana que logo foi corrigida.

Para auditar o feito, a Fundação MT foi chamada e acompanhou todo o processo. A avaliação dos 543 hectares foi feita em 40 pontos e envolveu a análise da profundidade da semente no solo e distância entre as sementes, que determinaram a precisão da plantadeira. Os resultados confirmaram as expectativas: ganho de produtividade e de precisão na lavoura. Segundo a Fundação MT, foi encontrada a mesma profundidade de semeadura entre as duas semeadoras e, cinco dias após o plantio, o crescimento das plantas foi superior para o sistema ExactEmerge em relação ao convencional. Doze dias após o plantio, a população de plantas estava no padrão desejado pela Fazenda.

Para conhecer mais sobre o recorde de plantio em 24h e seus desafios, confira a série de vídeos publicada no canal da John Deere Brasil no Youtube. O episódio final está já está disponível aqui.


A Deere & Company (NYSE:DE) é líder mundial no fornecimento de serviços e produtos avançados e está comprometida com o sucesso dos clientes, que cultivam, colhem, transformam e enriquecem a terra para enfrentar a crescente demanda mundial por alimentos, combustíveis, habitação e infraestrutura. Desde sua fundação, em 1837, a John Deere tem oferecido produtos inovadores de alta qualidade, contribuindo para a construção de uma tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere pelo site www.JohnDeere.com ou, no Brasil, www.JohnDeere.com.br.

Mais informações www.facebook.com/JohnDeere twitter.com/JohnDeereBrasil www.youtube.com/JohnDeereBrasil


Grupo CDI – Comunicação e Marketing
(11) 3817-7946 | (11) 3817-8005 | cdicom.com.br