Iniciativa aprovada via Edital teve início com estudantes de colégio em Porto Ferreira, no interior do Estado

A Fundação Cargill, por meio dos projetos apoiados via seu edital anual, está suportando o projeto 1000 Hortas – Educação Ambiental e Alimentação Saudável, iniciativa desenvolvida pela União dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, que realizou uma oficina no Colégio John Kennedy, em Porto Ferreira, no interior do Estado, no dia 2 de maio. Visando a conscientização de jovens e adultos sobre a produção dos alimentos, o preparo sem desperdícios e a alimentação balanceada e nutritiva, a ação terá como objetivo o cultivo de 1000 hortas em todo o estado de São Paulo até o término do projeto.

Com auxílio de escoteiros e participantes do Programa de Voluntariado da Cargill, as atividades foram realizadas com alunos em idades entre 6 e 15 anos. Por meio da coleta de alimentos orgânicos e da criação da horta, a ação possibilitou a apresentação de um estilo mais sustentável de vida e uma nova relação com os alimentos e o meio ambiente.

Para o presidente da Fundação Cargill, Yuri Feres, o que os estudantes aprendem na escola acabam transmitindo aos conhecidos e familiares, disseminando o conhecimento. Foi pensando nisso, que a Fundação Cargill decidiu apoiar a iniciativa da UEB, que realizará diversas atividades até atingir as 1000 hortas em todo o Estado de São Paulo. “Queremos propagar a ideia de uma relação mais saudável com a alimentação e o meio ambiente. Acreditamos que só conseguiremos isso por meio da mobilização real da sociedade em projetos efetivos de conscientização”, explica o executivo.

 

A Fundação Cargill em Porto Ferreira – Em Porto Ferreira, a Fundação Cargill beneficiou 861 pessoas por meio de oficinas aplicadas por 36 voluntários, que são funcionários da unidade Cargill na região. Por meio de jogos interativos, crianças e adultos são inseridos no conceito dos grupos alimentares, segundo as funções dos alimentos (energéticos, construtores e reguladores). O conceito incentiva, de forma simples, a escolha dos alimentos na hora da montagem do prato, para que as pessoas sejam capazes de consumir uma refeição saudável e equilibrada. Os familiares e cuidadores das crianças também aprendem sobre como ter acesso ao seu próprio alimento de uma maneira simples e de baixo custo por meio de uma horta doméstica e como preparar receitas nutritivas e ao mesmo tempo saborosas, aproveitando os alimentos de maneira integral e evitando o desperdício, a um custo acessível para a maioria das famílias.

Os 155 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários.

Imprensa Cargill | 11 5099 3127