A iniciativa estabelece conexões éticas e sustentáveis entre comunidades indígenas, extrativistas e quilombolas e o mercado, valorizando produtores locais do Xingu, Rio Negro e Calha Norte

O Origens Brasil® é uma iniciativa criada em 2016 que dá aos consumidores a oportunidade de conhecerem a origem e a história de produtos que levam o selo QR Code da marca em sua embalagem, decodificado com o auxílio de um celular. As informações (como, onde e por quem a matéria-prima de determinado alimento, cosmético e/ou acessório foi coletada) cedidas em plataforma digital dão transparência nas relações comerciais, sendo também a melhor maneira de valorizar populações tradicionais e produtores, além de conservar a diversidade socioambiental do país.

Das matérias-primas, a Castanha é a mais extraída pelos produtores das três regiões que o Origens Brasil® atua: Xingu, Rio Negro e Calha Norte. A castanha é um ingrediente fornecido para marcas como a Wickbold, fabricante de pães, se impondo como importante tanto para o funcionamento do organismo Origens Brasil como para as populações da Amazônia. As Pimentas Baniwa, vindas das roças e quintais do Alto do Rio Negro, também estão entre as matérias com maior demanda comercial. Por fim e não menos importantes, estão as Sementes de Cumaru, utilizadas para criação de aromas e fragrâncias, extraídas do Xingu.

A empresa, que faz parte do Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – possui princípios: Transparência e Conexão, Relações Comerciais Éticas e Rede Colaborativa. Ela funciona como um elo entre as empresas (que usam as matérias-primas de produtos da floresta) e os extrativistas e povos indígenas (produtores que as manejam). Esse mecanismo monitorado por meio de uma plataforma digital funciona sob uma governança em que ambos estão representados.

Com os impactos positivos que este negócio vem gerando para as populações florestal e agrícola, o Origens atua agora em um cenário com mais de 1.450 produtores cadastrados, 13 empresas, 39 organizações locais/comunitárias e conquistou três grandes territórios (Xingu, Calha Norte e Rio Negro), operando em 24 áreas protegidas. Estas conexões vinculadas pela empresa resultam em cadeias de produção seguras – que evitam processos ilegais – dentro dessa biodiversidade, junto a parceiros locais para fazer coletas e produzir.

Dentre as empresas aderidas ao Origens Brasil® estão algumas como Firmenich (aromas e fragrâncias), Mercur (borracha), Pão de Açúcar (Programa Caras do Brasil), Wickbold, e a mais recente, a marca de cosméticos Lush – que passa a comprar o cumaru de três terras indígenas no território do Xingu. Essas instituições civis enxergaram no Origens a oportunidade de estarem cada vez mais ligadas aos temas socioambiental e responsabilidade social corporativa. Isso vem promovendo parcerias comerciais diferenciadas no território, que se traduzem em garantia de compra, contratos de longo prazo, transferência de tecnologia, pagamento de preço justo, redução de atravessadores e negociação direta com as populações do Xingu.

A construção do Origens Brasil® contou com parcerias importantes como a LDC (agência de publicidade), a União para o Biocomércio Ético (UEBT), o Grupo NSC; apoio do Instituto Atá, da Sourcemap, Key Associados e Safe Trace, além de aporte e investimentos financeiros do Fundo Vale, da Fundação Moore, do Fundo Amazônia, da Rainforest Foundation da Noruega e Patrocínio da Petrobras. A estrutura de Governança confere credibilidade e transparência à iniciativa.

“O Imaflora assumiu o papel de administrador da iniciativa por estar coordenando o seu desenvolvimento e por ter grande experiência como certificador, aplicando estas ferramentas para populações extrativistas e povos indígenas na Amazônia,” explica Patricia Cota Gomes, coordenadora da iniciativa no Imaflora.
Em pesquisa encomendada pelo Imaflora, sobre o reconhecimento de diversos selos pelos consumidores brasileiros, o do Origens Brasil®, surpreendentemente, ficou em 6º lugar. Em 2018, a empresa concorreu com 371 negócios e soluções de todo o Brasil, e recebeu seu primeiro prêmio, “Destaque Melhores Negócios para o Clima 2018”, concedido pelo Clima Ventures e Clima Launch Pad.

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo.

Agência Lema
(11) 3871-0022 | agencialema.com.br