As instituições firmaram parceria para estabelecer a cooperação em temas variados voltados ao bem-estar rural e apoio aos produtores agropecuários

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Sistema CNA/Senar – que reúne a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – assinaram, em Brasília, um protocolo de entendimentos para promover programas que permitam a troca de informações e experiências, além da execução de atividades conjuntas, com foco no desenvolvimento do setor agropecuário no Brasil e em outros países.

O acordo foi firmado pelo Representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga, pelo presidente da CNA, João Martins e pelo diretor-geral do Senar, Daniel Carrara. Também participaram da cerimônia o Gerente de Projetos do IICA, Gabriel Rodriguez Marqués, e o Coordenador Regional Sul do IICA, Caio Rocha.

Chiriboga destacou a possibilidade de construção de parcerias para levar o bem-estar rural para mais produtores. “Queremos colocar a capacidade técnica do IICA à disposição da CNA e do Brasil para apoiar, sobretudo, o pequeno e médio agricultor. Trabalhamos com os setores público e privado e podemos compartilhar várias ferramentas com a CNA relacionadas a boas práticas para a agricultura, em temas como sanidade agropecuária, por exemplo”, disse.

Entre as ações previstas estão a realização de atividades conjuntas e o desenvolvimento de programas em temas relacionados a sistemas produtivos, desenvolvimento sustentável, assistência técnica e gerencial, formação profissional, educação a distância e promoção social.

“O IICA traz experiências bem-sucedidas de outros países e também pode interligar pessoas e instituições que queiram ajudar o Brasil. Por meio desta cooperação, poderemos fazer grandes projetos”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.

O protocolo também prevê desenvolver programas de apoio à produção agropecuária, à segurança alimentar e à promoção socioeconômica de produtores rurais. As entidades também pretendem buscar cooperação e orientação técnica em assuntos que sejam de interesse comum e que contemplem temas relacionados ao desenvolvimento sustentável do setor agropecuário.

A assinatura do protocolo de intenções foi acompanhada ainda por presidentes de Federações, diretores e superintendentes do Sistema CNA/Senar.

O IICA é o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Carolina Fleury – Assessora de Comunicação
IICA Brasil | iica.int