Equipamentos foram desenvolvidos para atender a necessidades específicas de diferentes perfis de clientes; novidades incluem as séries de tratores MF 4700 e MF 5700, o novo pulverizador MF 9330, as plantadeiras com vDrive e o Farm Solutions para agricultura de precisão

A Massey Ferguson leva para a Expodireto Cotrijal 2019, que acontece de 11 a 15 de março em Não-Me-Toque (RS), inovações em maquinários agrícolas que facilitam o trabalho no campo e contribuem com aumento da produtividade, com soluções para as necessidades de diferentes perfis de clientes.

Entre os equipamentos que serão apresentados pela primeira vez ao público estão duas novas séries de tratores, a MF 4700 (de 75, 85 e 95 cv) e a MF 5700 (de 95 e 105 cv). Ambas as séries foram projetadas para oferecer maior versatilidade no trabalho do campo e são uma evolução de uma das famílias de tratores mais consagrada da marca e mais vendida do Brasil, a Série MF 4200. Há também novidades em pulverizadores, plantadeiras e agricultora de precisão.

“A Expodireto Cotrijal é muito importante para que possamos nos aproximar dos produtores rurais do Rio Grande do Sul, um dos principais celeiros de nosso país. Estamos animados com a possibilidade de apresentar os destaques do portfólio de produtos da Massey Ferguson, com soluções inovadoras e tecnológicas”, diz Eduardo Nunes, diretor de Vendas da Massey Ferguson.

 

Conheça os atributos e diferenciais dos lançamentos da Massey Ferguson na Expodireto Cotrijal 2019:

  • Trator MF 5700 – Evolução do MF 4200, os tratores da nova Série MF 5700, estão disponíveis nas versões plataformada e cabinada, ideais para os agricultores que necessitam de máquinas mais resistentes e robustas. Com modelos mais estruturados, o MF 5709 possui 95 cv, e o MF 5710 entrega 105 cv. Também dotado de motor AGCO Power iEGR, o trator oferece os maiores níveis de torque, capacidade de levante e de vazão (de 57 ou 98 LPM) da categoria. Desenvolvidos com o padrão global da marca, o MF 5700 chega ao mercado brasileiro com o que há de mais moderno no segmento como uma maior variedade de escalonamento de marchas de trabalho devido à transmissão 12×12, atrelada à reversão mecânica ou eletro-hidráulica, assim como o MF 4700.
  • Trator MF 4700 – Também evolução de uma das famílias de tratores mais tradicionais da marca, a MF 4200, a Série MF 4700 foi projetada para ampliar o rendimento e a versatilidade nas atividades no campo. Disponível nas versões plataformada e cabinada, possuem a maior capacidade de levante e vazão da categoria (65 LPM) e chegam ao mercado em três modelos: MF 4707 (75 cv), MF 4708 (85 cv) e MF 4709 (95 cv). Ideal para silagem, grãos e horticultura, o lançamento possui o maior escalonamento de marchas de trabalho do mercado – 24 marchas de frente e ré –, por contar com a opção de um supercreeper, um super redutor de velocidade. Com novo motor AGCO Power iEGR (sistema para controle de emissão de poluentes), outro diferencial da novidade está também na versatilidade da transmissão, disponível nas opções 8×8 com reversão mecânica e, também, 12×12 – a única do mercado nessa categoria – com opção de reversão mecânica ou eletro-hidráulica. A nova transmissão é mais moderna e possui ótima relação custo-benefício. Outro ponto positivo é a baixa absorção de potência, que gera alta eficiência e economia de combustível.
  • Trator MF 3300 – Ainda em pré-lançamento, a série MF 3300 em versão plataformada é formada por tratores compactos de 65 cv, 75 cv e 85 cv. A família MF 3300 tem opções de transmissões de 8×2 parcialmente sincronizada e de 12×4 sincronizada, ambas com disponibilidade creeper. Duas vazões nas válvulas de controle remoto estão disponíveis: 42 LPM e 59 LPM com soma de vazão. Os modelos de 65 cv e 75 cv poderão ser adquiridos por meio do Programa Mais Alimentos.
  • Novo Pulverizador MF 9330 (3.000l) – O Pulverizador MF 9330 (3.000l) combina robustez e versatilidade para atender aos desafios do campo. Disponível nas versões grãos e cana, o principal diferencial do equipamento está na barra de pulverização (24 ou 30 metros), projetada para os atuais desafios do campo. Com motor AGCO Power de 200 cv, de rendimento com até 50% de economia em relação aos demais equipamentos da categoria, o modelo é uma evolução do MF 9130 Plus e tem excelente estabilidade para melhor distribuição e deposição de gotas.

O bico e porta-bicos de aplicação agora são protegidos dentro da estrutura da barra, enquanto o desarme multidirecional permite ao operador maior liberdade de movimento na ponta da barra que, ao abrir horizontalmente, oferece mais segurança, absorve o impacto com o solo e mantem a estrutura do equipamento intacta. Dessa forma, a máquina tem melhor rendimento e maior vida útil. Os pontos de articulação da barra com buchas autolubrificantes aumentam a longevidade do produto. Já a operação em meia barra, disponível na versão com 24 metros, é o único homologado de fábrica no Brasil. O sistema de chassi flexível é combinado com eixos independentes, suspensão pneumática ativa e transmissão hidrostática 4×4 cruzada.

O equipamento dá a possibilidade de nivelamento das barras manual ou automático. No primeiro, o controle é realizado por meio dos comandos individuais no manche. Na segunda opção, os sensores ultrassônicos comandam a barra, garantindo sua melhor estabilidade. Com isso, a pulverização realizada pelo MF 9330 é mais uniforme e de melhor qualidade. Outra característica importante é a melhora no tempo de resposta no acionamento e desligamento das seções de pulverização para 0,08 segundos, evitando assim o desperdício de defensivo.

  • Plantadeira Momentum – Outro pré-lançamento no mercado brasileiro é a série de plantadeiras dobráveis Momentum. Primeiro projeto global da AGCO desenvolvido no Brasil, a Momentum terá versões de 24, 30 e 40 linhas no espaçamento de 45 cm e caixa de armazenamento de 5.130 litros de sementes, inserindo o equipamento entre os maiores da categoria. Dobrada, a medida da plantadeira é de 3,6 m, menor largura de transporte da categoria, sem a necessidade de desmontagem de qualquer componente para tal. Além disso, se for necessário transportar a máquina em rodovias utilizando caminhões prancha, basta remover dois rodados e duas linhas de plantio do suporte central da máquina, e a mesma ficará com três metros de largura, podendo ser transportada sem a necessidade de batedores.
  • Plantadeiras MF 500 e MF 700 CFS com vDrive – As linhas de plantadeiras MF 500 e MF 700 CFS agora têm como opcional de fábrica vDrive, da Precision Planting®, sistema que controla o plantio, linha por linha, e garante espaçamento e distribuição de sementes conforme o definido no mapa de fertilidade do solo. O motor elétrico que substitui toda a parte de transmissão mecânica do implemento que exige manutenção e lubrificação constantes e, consequentemente, aumenta os custos de plantio.

A tecnologia é conectada ao novo monitor 20/20, que faz todo o controle agronômico da lavoura, com informações precisas em tempo real e interface intuitiva, que exibe o desempenho e as condições de campo semente por semente, planta por planta, gota a gota, otimizando as decisões de plantio, colheita e aplicação.

Outras vantagens do sistema são a possibilidade de “desligar” o plantio em determinada linha, evitando sobreposição de sementes, e compensação em curvas, ou seja, enquanto em uma plantadeira com transmissão mecânica todas as linhas giram na mesma velocidade, com o vDrive as linhas de dentro rodam mais devagar; e as de fora, mais rápido, justamente para garantir a execução precisa da prescrição.

 

  • Agricultura de precisão – Outro destaque é o lançamento do Farm Solutions, tecnologia para agricultura de precisão desenvolvida pela AGCO que pode ser embarcada nos maquinários Massey Ferguson.

Desenvolvidas com parceiros especializados na agricultura brasileira, as primeiras soluções são focadas no manejo da fertilidade do solo e em controle de tráfego de máquinas. A InCeres analisa a área de cultivo e possibilita um manejo agrícola de agricultura de precisão, com um cultivo mais eficiente e econômico. Já o AgroCAD, da TecGraf, trabalha com as soluções de piloto automático e correção RTK da AGCO e ajuda o agricultor a confinar o tráfego de máquinas, diminuindo a compactação do solo e podendo aumentar a produtividade em 15 a 25%.

 

  • Colheitadeiras – Três modelos de colheitaderias serão exibidos na Expodireto Cotrijal 2019. A MF 4690 (220 cv), classe 4 e ideal para agricultura familiar, possui conceito híbrido de processamento com separação axial por dois rotores, aumentando a produtividade e a eficiência no campo. Devido ao sistema híbrido, exclusivo da Massey Ferguson, a MF 4690 unifica o melhor da trilha convencional com o melhor da separação axial, permitindo que a máquina trabalhe com baixo índice de perdas mesmo em condições extremas, como em culturas com alto volume de palha, lavouras com grande produtividade de grãos ou com alta umidade nos produtos. Esse tipo de processamento possibilita uma capacidade de separação por ação centrífuga maior do que qualquer outro sistema, pois valoriza ao máximo o fluxo da palha em torno dos duplos rotores.

A colheitadeira MF 6690 (265 cv) oferece maior rendimento com menor consumo de combustível, aumento de produtividade, grãos mais limpos e inteiros no tanque e menos paradas para manutenção. O sistema de trilha, robusto e de alta inércia, possui capacidade para operar em qualquer condição, reduzindo o esforço da máquina e garantindo economia de até 25% de combustível por tonelada colhida. O modelo é o único da marca com disponibilidade de plataforma draper de 25 pés.

Já a colheitadeira axial MF 9895, que agora pode vir com a nova plataforma 9255 Dynaflex acoplada, possui motor de sete cilindros AGCO Power com 9,8 litros, que pode chegar à potência de 500 cv. Apresenta a maior taxa de descarga de grãos do mercado (150 litros por segundo) e tanque com capacidade de armazenagem de 12.334 litros. O sistema de acionamento do cilindro alimentador é responsável pela alta performance do equipamento, garantindo a qualidade dos grãos e ampliando o leque de culturas e de aplicação.

 

A Massey Ferguson é referência no mercado brasileiro de máquinas agrícolas há 58 anos. Pertencente ao grupo AGCO, a marca é a maior fabricante de tratores da América Latina e a maior exportadora do produto no Brasil. Os tratores, colheitadeiras e implementos Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Venezuela. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores e pulverizadores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (implementos) e Ribeirão Preto/SP (equipamentos para cana-de-açúcar) – e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores e colheitadeiras).

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder mundial em concepção, fabricação e distribuição de equipamentos e soluções agrícolas, e apoia a agricultura produtiva com uma linha completa de equipamentos e serviços relacionados. Os produtos da AGCO são vendidos por meio de cinco marcas principais: Challenger®, Fendt®, GSI®, Massey Ferguson® e Valtra®, contam com suporte de Fuse® em serviços de otimização agrícola. Fundada em 1990, a AGCO está sediada em Duluth, GA (EUA) e teve receita líquida de vendas de US$ 9,4 bilhões em 2018. Para notícias da companhia, informações e novidades sobre eventos, siga-nos no Twitter: @AGCOCorp. Para informações financeiras no Twitter, siga a hashtag #AGCOIR.

CDN Comunicação
55 (11) 3643-2734 | cdn.com.br