Com nutrição e manejo corretos, cultura da batata possui grande potencial de aumento de produtividade

A batata é o terceiro produto mais consumido no mundo, atrás apenas do trigo e do arroz. A Ásia é responsável por 50% da produção mundial, sendo que os cinco maiores países produtores da cultura são China, Índia, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. O Brasil possui 102 mil hectares destinados à cultura, concentrados em São Paulo, Minas Gerais e nos estados da região Sul, e conta com uma produção média de 27 toneladas/hectare.

Nesse contexto de disputa internacional, é importante que o agricultor fique atento ao grande potencial de incremento à produtividade, considerando adequar a época de plantio à região, fazer análise do solo e investir em alta qualidade de sementes, nutrição equilibrada e na utilização da agricultura digital.

A nutrição adequada da batata com macro e micronutrientes, especialmente nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, boro e zinco, é fundamental para melhorar a qualidade da planta e a tolerância à seca, diminuir a suscetibilidade às doenças e aumentar o número de tubérculos, maximizando a produtividade e aumentando a rentabilidade do agricultor.

Pesquisa realizada pela Yara, em parceria com o Ipacer (Instituto de Pesquisa Agrícola do Cerrado), sobre a influência de fontes de nitrogênio na produtividade da cultura, mostrou que a presença do nitrato de cálcio aumentou o tamanho dos tubérculos, a eficiência do uso de nitrogênio e a produtividade da cultura.

Além disso, a oferta de outras variedades de batatas presentes na Europa, com diferentes cores, formatos, texturas e sabores, também pode contribuir para aumentar a demanda e o valor agregado e permitir ao produtor nacional uma rentabilidade muito maior.

Em colaboração com clientes e parceiros, a Yara cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável, para cumprir sua visão de uma sociedade colaborativa, um mundo sem fome e um planeta respeitado. Nossas soluções para nutrição de plantas e agricultura de precisão permitem aos produtores aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do produto, enquanto reduzem o impacto ambiental.

Nossas soluções ambientais e industriais melhoram a qualidade do ar e reduzem as emissões, além de serem ingredientes-chave na produção de uma ampla linha de produtos. Adotamos uma cultura aberta de diversidade e inclusão que promove a segurança e a integridade de nossos colaboradores, contratados, parceiros de negócios e da sociedade em geral.

Fundada em 1905 para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 16.000 colaboradores e operações em mais de 60 países. Em 2017, a Yara registrou uma receita de US$ 11,4 bilhões.


Grupo CDI – Comunicação e Marketing
(11) 3817-7910 | cdicom.com.br