A Jacto apresenta ao mercado o UNIPORT 3030 EletroVortex. A tecnologia combina o carregamento eletrostático das gotas com a já conhecida assistência de ar Vortex.

“A nova tecnologia de aplicação EletroVortex presente no Uniport 3030 permite melhorar a eficiência das aplicações, reduzir as perdas por deriva e tem grande potencial de reduzir os volumes e quantidade de aplicações e aumentar a produtividade da área tratada”, explica Paulo Guirao, gerente de produtos das linhas de pulverizadores automotrizes e adubadoras da Jacto.

Grande parte do produto que é aplicado em uma pulverização convencional pode não atingir o alvo e são muitas as variáveis para se chegar a uma boa qualidade de aplicação e as perdas podem ser agravadas dependendo das condições atmosféricas e qualidade do sistema de pulverização.

“A Jacto, preocupada com a qualidade das aplicações e com o meio ambiente, trabalhou duro para desenvolver a nova tecnologia de aplicação EletroVortex”, comenta Dra. Marcella Guerreiro de Jesus, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto.

Pesquisas de campo realizadas pela empresa apontaram resultados positivos da tecnologia EletroVortex, com potencial para redução de aplicações e aumentos de produtividade das culturas, especialmente em soja e algodão em até 5% e 10%, respectivamente.

“Pensando ainda nos problemas que temos enfrentado de plantas resistentes, novos defensivos que estão sendo desenvolvidos e os desafios de produtividade, custo para o produtor e proteção ambiental, no futuro serão exigidas pulverizações em um nível de qualidade e eficiência muito superiores”, complementa Dra. Marcella.

A tecnologia eletrostática melhora a deposição das gotas em toda a planta, especialmente na parte inferior das folhas. Em condições de maior área foliar ou culturas mais fechadas, a assistência de ar Vortex, melhora a penetração e cobertura nas partes mais difíceis de acesso como o baixeiro, por exemplo, e também reduz muito a deriva.

“Assim, a tecnologia EletroVortex, permite melhorar a deposição em todas as partes da planta. É mais eficiência no controle de pragas e doenças e redução de custos”, cita Daniel Petreli, especialista em tecnologia de aplicação da Jacto.

Em uma pulverização convencional, dependendo das condições atmosféricas, especialmente o vento e inversão térmica reduzem o tempo e a disponibilidade de trabalho do equipamento. Com a tecnologia EletroVortex, a assistência de ar forma uma barreira de proteção para as gotas reduzindo a deriva e aumentando a disponibilidade do equipamento para pulverização. É mais horas de trabalho em um mesmo dia.

“Considerando as mesmas condições de pulverização, a tecnologia EletroVortex permite ao produtor ter a segurança de que a aplicação está sendo realizada em um nível de qualidade superior”, complementa Petreli.

O Uniport 3030 EletroVortex ganha rendimento operacional na ordem de 35%, com menos paradas para abastecimento nas condições de aplicação em baixo volume e maior disponibilidade de trabalho em condições de vento forte e inversão térmica.

“O Uniport 3030 EletroVortex nos traz um grande avanço tecnológico que, somado aos outros recursos já presentes na Família Uniport, eleva a operação de pulverização para um outro nível de rendimento, produtividade, qualidade e proteção ambiental”, finaliza Guirao.

 

Uniport 3030 EletroVortex: tecnologia de assistência de ar para a pulverização e carregamento eletrostático das gotas © Jacto

Detalhes da tecnologia EletroVortex – A tecnologia eletrostática é composta por bocais eletrostáticos e fontes de alta tensão individuais que operam em alta tensão, transformando a tensão da bateria. A tensão é direcionada para o bocal eletrostático induzindo cargas positivas no eletrodo e assim atraindo cargas negativas na região do bico de pulverização.

Quando as gotas passam pelo eletrodo adquirem carga negativa. As plantas são estruturas de carga neutra, pois são aterradas, assim as gotas de pulverização carregadas com carga negativa têm a tendência de serem atraídas por elas, melhorando a qualidade de deposição e consequentemente da pulverização.

A tecnologia de assistência de ar é composta por ventiladores no quadro central e lonas em formato cônico ao longo da barra que proporcionam maior uniformidade da velocidade do ar nos bicos de pulverização. Os dutos de ar individuais concentram todo o ar somente nos bicos de pulverização, proporcionando maior penetração das gotas nas culturas, diminuindo a deriva e tornando a máquina mais disponível para pulverizar em outras condições de vento.

 

Principais benefícios do Uniport 3030 EletroVortex:

  • Maior rendimento operacional: a tecnologia EletroVortex, composta pelo carregamento eletrostático mais a assistência de ar, possibilita que as gotas de pulverização atinjam o alvo com mais eficiência. Isso permite que a máquina fique menos suscetível a paradas devido variações climáticas, principalmente relacionadas à vento e inversão térmica. O resultado é uma janela maior de aplicação durante a jornada de trabalho, aumentando o rendimento operacional do pulverizador.
    Menos paradas para abastecimento também significam maior rendimento operacional, que juntamente com a janela maior de aplicação, representam um ganho de rendimento de até 35%.
  • Potencial para diminuir aplicações: a qualidade das pulverizações com a tecnologia EletroVortex tem potencial para diminuir a quantidade de aplicações de inseticida e/ou fungicida durante o ciclo da cultura. Uma vez tendo aplicações melhores, é possível através do monitoramento de um especialista, a recomendação para redução do número de reentradas para controle de pragas e/ou doenças.
  • Aumento da produtividade: como resultado de aplicações de qualidade superior durante todo ciclo da cultura há um potencial maior para aumento de produtividade da área colhida.

 

Características veiculares – O UNIPORT 3030 EletroVortex possui reservatório de 3.000 litros e barras de 32 metros.

  • Fluxo de ar: são dois ventiladores com velocidades de ar que podem chegar à 110 km/h, fornecendo para as barras todo o ar necessário para transportar as gotas, até o último bico de pulverização. Com 5 níveis de ajuste de velocidade, oferece ar na medida certa de acordo com o tipo e estágio de desenvolvimento da cultura.
  • Porta-bicos: o formato do porta bico bijet é alinhado e otimiza o fluxo de ar ao seu redor, conduzindo com mais eficiência as gotas de pulverização até o alvo.
  • Segurança: as fontes só fornecem tensão para os bocais quando a pulverização estiver ligada, com o ar na velocidade adequada (níveis de 3 a 5) e com a máquina caminhando à mais de 5 km/h. Além disso, a corrente elétrica é muito baixa, minimizando qualquer risco de um eventual choque elétrico com consequências relevantes. A máquina atende requisitos de normas proporcionando maior segurança ao operador e ao meio ambiente.
  • Potência e torque na medida certa: o motor diesel Cummins QSC 8.3 possui 300 cv que oferece toda a potência necessária para o melhor desempenho do veículo. O sistema EletroVortex de pulverização é governado eletronicamente e ajustado para trabalhar em baixa rotação, oferecendo máximo torque e menor consumo de combustível, disponibilizando toda a potência necessária com a máxima economia.
    Em sintonia com as normas brasileiras de emissão de poluentes, atende MAR-I e está homologado para trabalhar com Biodiesel B20 (até 20% na mistura).
  • Manobras mais rápidas e redução do amassamento: a máquina pode ser equipada com o novo sistema direcional UNITRACK, que permite manobras mais rápidas e precisas com menor raio de giro, proporcionando maior rendimento operacional e reduzindo o amassamento na manobra em até 40%
  • Maior visibilidade: as câmeras localizadas nos apoios das barras e na parte traseira permitem melhor visualização do espaço ao redor da máquina quando as barras estão fechadas. Essas câmeras possuem um grande ângulo de regulagem para se adequar a necessidade de cada operador.

 

Agricultura de precisão – As soluções de tecnologia Jacto em produtos, informações e serviços para melhorar a precisão das operações, gerenciar a qualidade e o rendimento operacional, reduzir custos, minimizar impactos ambientais e maximizar o lucro é representada pela marca Otmis.

O UNIPORT 3030 EletroVortex está equipado com o CONJUNTO Omni 700 de série, sistema completo de direcionamento e controle de pulverização via GPS, composto por Barra de luzes, Controlador automático bico a bico, Piloto automático hidráulico e Repetidor de operações, sistema exclusivo capaz de reproduzir o controle de altura das barras e a velocidade realizados pelo operador durante a pulverização. Também pode ser equipado com o CONJUNTO LB 1200 (opcional). Entre outros diferenciais estão:

  • Correção de sinais TerraStar, RTX e RTK: sistema de correção de sinal GPS que melhora a precisão entre passadas.
  • Otmis maps telemetria: único sistema de gestão da pulverização via WEB. Permite visualizar mapas com diversas informações, gerenciar melhor as operações e agilizar o processo de tomada de decisão.
  • Sensor de umidade e temperatura: monitoramento da temperatura e umidade relativa do ar, sendo possível configurar valores limites para alarmes no display.
  • Aplicação em taxa variável: sistema que permite variar a taxa de aplicação de defensivos a partir de mapas de precisão.
  • Controlador automático bico a bico: por meio de um sistema inovador, apresenta acionamento dos bicos eletronicamente. Com controle de abertura e fechamento automático bico a bico, proporciona precisão nas aplicações, grande economia de produto e menor impacto ambiental.

 


ODARA COMUNICAÇÃO
(16) 99771 7774 | odaracomunicacao.com.br