A Certificação IBD USDA abre portas para expansão da empresa nos exigentes mercados dos Estados Unidos e de outros países da Europa e Ásia

A Oceana Minerals, empresa 100% nacional com tecnologia única na extração sustentável e aproveitamento da alga marinha Lithothamnium, acaba de dar um importante passo em direção à internacionalização. Com soluções tecnológicas avançadas e inéditas, a Oceana atua nos setores agrícola e pecuário, além de ter produtos para o cultivo de camarões em cativeiro, para uso humano, como suplementos, e tratamento da água.

A empresa acaba de obter a Certificação IBD USDA, selo concedido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos a produtos com alto índice de qualidade. O processo foi iniciado nos primeiros meses de 2018, quando a Oceana solicitou a certificação. Em três meses, preparou a documentação, treinou seus funcionários e adequou seus processos de industrialização aos padrões normativos para fabricação de produtos orgânicos.

A auditoria foi realizada na unidade de Tutóia, no Maranhão. Durante a inspeção, foram rigorosamente avaliados os processos operacionais, manual de boas práticas de fabricação, registro de treinamentos e de limpezas das instalações, processo de rastreabilidade do produto, laudos de análises físico químicas e contaminantes de cada lote de produção.

Na auditoria, o IBD analisou a documentação e as instalações da unidade de processamento do Lithothamnium sp. Ao final, o órgão deu parecer favorável à solicitação da Oceana Minerals para obtenção do certificado, reforçando que todos os índices na inspeção foram satisfatórios, sem registro de não conformidades no processo.

Esse parecer positivo está registrado no Certificate of Organic Operation, sob a numeração US 3841/18. “O selo IBD USDA confirma que nossos produtos foram aprovados nos mais altos padrões de qualidade necessários para comercialização nos Estados Unidos, permitindo a manutenção e a expansão do acesso ao seu disputado mercado interno. Isso certifica também que nossos produtos atendem e cumprem a Norma 7 CFR Part 205 para produtos orgânicos”, explica Daniel Frasson, CEO da Oceana Minerals.

“Com a certificação IBD USDA e o selo de insumos orgânicos, obtido em anos anteriores, a Oceana Minerals parte para uma nova e promissora jornada, consolidando-se como uma empresa que desenvolve e comercializa produtos orgânicos, sempre focada em qualidade e novas tecnologias. Atualmente, nossa estratégia de exportação está voltada para diversas regiões da Europa, América Central, EUA e Ásia”, diz o CEO da Oceana Minerals.

Lithothamnium – Alga marinha calcária, conhecida há mais de 200 anos, o Lithothamnium vem sendo explorado nos últimos 30 anos por países da Europa e Ásia, para oferecer nutrição animal, vegetal e humana. Produto nobre, possui alta reatividade e é rico em mais de 70 nutrientes minerais e orgânicos, altamente solúveis e naturalmente equilibrados pelo meio ambiente. Os procedimentos industriais adotados pela Oceana Minerals preservam intactas todas as propriedades físicas, nutricionais, orgânicas e biológicas da Alga Lithothamnium.

A Oceana é uma empresa 100% nacional com tecnologia na extração sustentável e beneficiamento da alga marinha Lithothamnium. Sua jazida está localizada em uma região de correntes marítimas e incidência solar únicas no mundo. Com linhas de produtos para nutrição animal e fertilização agrícola, atende ao mercado nacional e exporta seus produtos para diversos países da Europa, América Central, EUA e Ásia. A atividade industrial da Oceana é ecologicamente correta e preserva as características únicas de sua jazida. A companhia investe em programas de monitoramento de vida biológica, qualidade de água, controle ambiental e ações sociais com a comunidade local a fim de desenvolver a região de forma sustentável.


Press Services Soluções Integradas em Comunicação
+55 11 3627.9897 | www.presscomunica.com.br