Obras vão otimizar operações logísticas com capacidade adicional de 6 milhões de toneladas.

Visando atender a demanda crescente de grãos no Centro-Oeste do país nos próximos anos, a Rumo, maior operadora de ferrovias do país, deu início à nova etapa de expansão do Terminal Ferroviário de Rondonópolis (TRO), no estado de Mato Grosso. Com investimento de R$ 200 milhões nas obras, a empresa estima um aumento de capacidade de mais de 6 milhões de toneladas de grãos em relação ao volume da estrutura atual.

Dividido em duas etapas, o projeto contempla a construção de três novos silos metálicos, 4 novas moegas, uma tulha ferroviária para três vagões, melhorias no pátio de entrada e saída com balanças rodoviárias, novas esteiras transportadoras, pavimentação e drenagem. Além disso, estão previstas obras de adequações de sistema elétrico, combate a incêndio, ar comprimido, instalações de apoio e subestações.

“É uma obra planejada e que dá continuidade aos investimentos da Companhia no terminal. Toda a cadeia logística será beneficiada, potencializando os processos de expedição, armazenagem e segurança de operação”, explica Fabricio Degani, diretor de Portos e Terminais.

Responsável por movimentar o principal corredor ferroviário do País, que liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos, a Rumou modernizou a estrutura de Rondonópolis. O terminal opera com 11 moegas, que possibilitam descarregar mais de 80 caminhões por hora, possui um armazém com capacidade estática de 45 mil toneladas e duas linhas ferroviárias com cinco tulhas, permitindo carregar 40 vagões por hora. Em média, sete composições com 80 vagões de grãos são carregadas todos os dias.


A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotiva e 25.000 vagões.


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