Fertilizantes biológicos e suplementos orgânicos oferecem benefícios diferenciados ao produtor rural

Responsável pela extração e comercialização da alga marinha Lithothamnium, a Oceana Minerals chega à América Central como parte do plano estratégico de expansão da empresa. A partir da Costa Rica, a meta é replicar o trabalho lá desenvolvido para outros importantes centros agropecuários nas Américas, como Colômbia, Guatemala, México e Honduras.

O uso do Lithothamnium na produção agrícola e na nutrição animal é uma novidade na região e promete ter uma grande aceitação entre os produtores, uma vez que a agricultura é uma das principais atividades econômicas do país. Hoje, os produtos da Oceana já são exportados para a Espanha, Holanda, Alemanha, Itália, França, Estados Unidos e países da América Latina.

“Estamos iniciando nossas operações na América Central por ser uma região bem centralizada e comprometida com investigações agronômicas importantes. Nossa expectativa inicial é um crescimento gradativo e planejado, trabalhando com parceiros estratégicos e de resultados em cultivos como abacaxi, café, banana e hortaliças. Temos ainda um mercado pecuário e de crustáceos (carcinicultura) muito promissor”, diz Daniel Frason, CEO da Oceana no Brasil.

A Oceana desembarca na Costa Rica com produtos de alta tecnologia, exclusivos da empresa, desenvolvidos à base da alga Lithothamnium: as linhas Algen, para fertilização do solo (Pó, Granulado e Micron) e LithoNutri, para nutrição animal. Como fertilizantes biológicos e suplementos orgânicos, todos oferecem benefícios diferenciados ao produtor rural. O Algen melhora rapidamente as condições químicas, físicas e biológicas do solo; a floração, firmeza e brix dos insumos e ganho de tempo de prateleira (shelf life), devido aos seus nutrientes equilibrados, aminoácidos, vitaminas e sacarídeos. É, ainda, uma alternativa ecologicamente correta e proporciona aumentos consideráveis na produtividade, que chegam a 20%, mesmo em fazendas com boas médias.

O LithoNutri é indicado para alimentação de todas as espécies animais e também apresenta excelentes resultados. No gado de corte e leite, permite melhor digestão das fibras, equilíbrio do pH ruminal, aumento dos teores de sódio no leite e propicia o ganho de peso, entre outros; nas aves de postura, aumento na produção de ovos e melhor espessura da casca; e nos equinos, redução das lesões e articulações, além de rápida reposição de cálcio em animais de lida e competições.
“Acreditamos que a Costa Rica irá impulsionar nossas operações na região devido a estabilidade econômica do país e a sua boa localização estratégica. Nosso avanço tecnológico busca promover a economia agrícola e oferecer um produto final de melhor qualidade aos produtores”, afirma Rafael Yazbek, encarregado das operações da Oceana Minerals na América Central, México e Colômbia. “Os testes com o Algen na Escola de Agronomia da Universidade da Costa Rica (UCR), conduzidos por nós e pelo pesquisador Eloy Molina, apresentaram resultados excelentes em algumas hortaliças e estamos avançando nos cultivos de abacaxi, que já começa a apresentar bons resultados”, conclui Yazbek.

Rafael Yazbek também destaca a expectativa de crescimento da Oceana Minerals na Costa Rica. “Para 2019, nossa meta é de 500 toneladas somente para Costa Rica, distribuídos em hortaliças, e grandes cultivos do país como café, banana e abacaxi. Considerando mais 1.000 toneladas para países da América Central. Para o mercado pecuário, devemos atingir em torno de 200 toneladas nos primeiros 6 meses de operação e após esse período devemos ter um crescimento considerável para este segmento. Estamos em processo inicial de regulamentação, para a partir disso iniciar as investigações e abordar os mercados potenciais, entre aves de postura, vacas leiteiras e bovinos de corte”, complementa.

“Após o primeiro ano de operação devemos considerar um crescimento de 73% para 2020, contemplando países da América Central, México e Colômbia. Queremos atingir uma média de 15mil toneladas/ano em nosso terceiro ano de operação. Para isso, devemos adotar estratégias de alta performance em busca de um crescimento equilibrado e horizontal, que vai desde a parte regulatória e cientifica, até ações comerciais e de marketing, incluindo parceiros estratégicos em cada um dos nossos mercados”, conclui Yazbek.
A alga marinha Lithothamnium, 100% natural e de origem orgânica, é considerada um produto nobre, de alta reatividade, altamente solúvel e naturalmente equilibrada pelo meio ambiente. Sua extração em águas profundas da costa Norte do Brasil tem todas as certificações e controles ambientais exigidos pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais. Os procedimentos industriais adotados pela Oceana preservam intactas todas as propriedades físicas, nutricionais, orgânicas e biológicas do Lithothamnium, rico em mais de 70 nutrientes minerais e orgânicos, com destaque para o Cálcio e Magnésio.

A Oceana Brasil é uma empresa 100% nacional com tecnologia na extração sustentável e beneficiamento da alga marinha Lithothamnium. Sua jazida está localizada em uma região de correntes marítimas e incidência solar únicas no mundo. Com linhas de produtos para nutrição animal e fertilização agrícola, atende ao mercado nacional e exporta seus produtos para diversos países da Europa, América Central, EUA e Ásia. A atividade industrial da Oceana é ecologicamente correta e preserva as características únicas de sua jazida. A companhia investe em programas de monitoramento de vida biológica, qualidade de água, controle ambiental e ações sociais com a comunidade local a fim de desenvolver a região de forma sustentável.

Press Services Soluções Integradas em Comunicação
11 3627. 9892 | www.presscomunica.com.br