Programação do Fórum de Inovação para o Agronegócio prossegue até quinta-feira, dia 11, em Piracicaba (SP)

Teve início nesta terça-feira, dia 09, em Piracicaba (SP), o ESALQSHOW – Fórum de Inovação para o Agronegócio, realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Em sua segunda edição, o evento reforça o seu papel de aproximar a academia do setor produtivo, incentivar o empreendedorismo na agricultura, além de estimular parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional, gerando novas oportunidades fomentando inovações. O evento prossegue até a próxima quinta-feira, dia 11.

O presidente do Conselho do ESALQSHOW, Roberto Rodrigues, enfatizou o papel fundamental que o evento tem para disseminar as novas tecnologias e pesquisas disponíveis ao mercado. Segundo ele, o desafio da humanidade deste século é compatibilizar o aumento da produção agrícola com a utilização dos recursos naturais e a resposta para isso é a tecnologia.

“Não tem mistério! Com tecnologias adequadas, a sustentabilidade produtiva estará garantida de forma econômica, social e ambiental. O ESALQSHOW é um evento tecnológico que vem para mostrar ao produtor rural e às cadeias produtivas o que há de mais novo no mercado. É um ‘farol para o futuro’, iluminando com tecnologias novas, conectividade, internet das coisas, TI e gestão. São temas cada vez mais relevantes em questão de competitividade e quem não tem tecnologia não compete”, ressalta.

Na abertura do evento, o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio lembrou que abrir as portas da instituição para egressos, profissionais dos mais diversos setores da economia agro, além de representações políticas e da gestão da Universidade de São Paulo (USP) faz com que a Esalq cumpra sua missão. “Em um ambiente de tantas incertezas pelo qual passa nosso País, a Esalq é uma certeza. Estamos promovendo um momento alinhado com os anseios da sociedade, reunindo tanta gente disposta a promover um novo ciclo de desenvolvimento”, disse.

Para o diretor, o ESALQSHOW é fórum atrativo na área de inovação e tudo que será mostrado em três dias é voltado para o futuro da produção agro. “O que foi preparado aqui não é olhando o Brasil de hoje, mas sim para o que seremos, com visão de futuro. Além disso, há uma grande possibilidade de networking para os nossos alunos, um momento que eles podem se reconhecer como profissionais e se inspirarem de que o conhecimento é o seu maior patrimônio”, completa.

A abertura do ESALQSHOW também contou com a presença do reitor da USP, professor Vahan Agopyan. Em sua fala, o dirigente reforçou a importância da aproximação da universidade com a sociedade. “A Esalq supera a nossa expectativa realizando eventos como este. A criatividade, a competência e o empreendedorismo da instituição promovem uma feliz interação com a sociedade e coloca o conhecimento à disposição do povo paulista e brasileiro”.

Na cerimônia, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, instalou seu gabinete para a Esalq. O secretário Francisco Sergio Ferreira Jardim reforçou a importância do agronegócio para a economia nacional. “A Esalq é um berço do conhecimento em prol do agro e por isso a sua colaboração, junto de tantas outras entidades, possibilitou que o Brasil se transformasse em um dos principais exportadores de alimentos, responsável pelo abastecimento de cerca de 1 bilhão de pessoas. O País tem muito a crescer ainda e condição de aumentar a produtividade sem expandir áreas de produção. O Brasil tem terra, água e o principal: gente que sabe produzir!”, ressaltou.

A abertura ainda contou com as presenças de Eumar Roberto Novack, Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo; Ricardo Alexandre Almeida Bocalon, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – SDECTI, além de lideranças do setor.

 

Prêmio Novo Agro – O ESALQSHOW sediou na manhã desta terça-feira, a entrega do Prêmio Novo Agro. O Santander homenageou oito produtores rurais como uma forma de reconhecimento e valorização das atitudes e espíritos empreendedores do agro brasileiro. Os contemplados são produtores rurais de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

A entrada para o ESALQSHOW é gratuita e toda a programação está disponível em: http://fealq.org.br/esalqshow/


Attuale Comunicação –
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br