No Brasil, as atividades da GENEX e da Alta Genetics continuam independentes

A Cooperative Resources International (CRI) – da qual fazem parte a GENEX Cooperative e a AgSource – e a Koepon Holding BV, detentora da Alta Genetics, Valley Ag Software e SCCL, confirmaram ontem (03/10) a fusão de suas operações nos Estados Unidos. A nova empresa, chamada URUS, deve se tornar líder global em genética de inseminação artificial de bovinos e informações de manejo agrícola.

A intenção de fusão foi anunciada no final de 2017 e agora, após a devida diligência e os votos do conselho de administração de cada organização, bem como dos delegados membros da CRI, a combinação de negócios está completa.

A Koepon é uma empresa privada e a CRI é uma cooperativa de produtores, que será mantida como parte da entidade resultante da fusão. A nova organização será incorporada e sediada na cidade de Madison, no estado americano de Wisconsin. Além disso, no Brasil, tanto a Koepon como a CRI, por meio da Alta Genetics e da GENEX, respectivamente, são fornecedores de genética bovina e serviços relacionados, e as suas operações permanecerão independentes.

“Embora a URUS seja um novo nome na indústria agrícola global, suas raízes são profundas”, afirma o CEO da URUS, Cees Hartmans. “As empresas da família URUS – AgSource, Alta Genetics, GENEX, Jetstream Genetics, PEAK/GENESIS, SCCL e VAS – têm um histórico de atendimento a produtores de leite e carne bovina em todo o mundo. Agora, como parte dessa nova organização, essas empresas estão ainda melhor posicionadas para atender às necessidades futuras de membros e clientes”.

Para Sergio Saud, diretor da GENEX no Brasil, a formação da URUS possibilitará um aumento significativo no investimento em produtos e serviços que beneficiarão produtores de leite e corte em todo o mundo, além de elevar, a outro nível, o uso da inseminação artifical e o melhoramento genético de bovinos no Brasil. “No entanto, reiteramos que a URUS manterá as operações da GENEX e da Alta Genetics Brasil como concorrentes no mercado, cada uma buscando oferecer, a seu modo, as mais inovadoras e avançadas tecnologias do setor aos seus clientes”.

“A URUS é um passo importante e uma grande conquista para o setor produtivo em todo o mundo. Podemos esperar, num futuro próximo, um enorme avanço nas pesquisas em genética e nos serviços oferecidos aos produtores de leite e corte”, destaca o presidente da Alta Genetics no Brasil, Heverardo Carvalho. “Para o produtor brasileiro, continuaremos operando com a marca Alta e oferecendo produtos e serviços com a mesma qualidade de sempre, para que a pecuária nacional seja cada vez mais forte”, acrescenta.

É uma das empresas líderes no segmento de inseminação artificial (IA) no Brasil, e atua com foco na venda de qualidade genética nas raças taurinas e zebuínas voltadas para a produção de leite e carne. Como subsidiária da Cooperative Resources International, segue a mesma filosofia da matriz americana: entregar excelência, inovação e valores por meio dos produtos e serviços oferecidos a seus clientes. Estabelecida no Brasil desde junho de 2005, a GENEX (antes CRI Genética Brasil), traz para o país a genética dos melhores touros americanos – com destaque para as raças Holandês, Jersey e Angus – e segue a mesma linha na seleção das raças zebuínas, com foco na produção, na fertilidade e na busca de uma genética diferenciada. Sediada em São Carlos (SP), possui filiais nas cidades de Belo Horizonte (MG), Castro (PR), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).

Formada em 2018, a URUS (www.urus.org) é uma holding com propriedade cooperativa e privada. A URUS tem fortes raízes na indústria agrícola global. Essa história está ancorada pelas empresas que a compõe: AgSource, Alta Genética, GENEX, Jetstream Genetics, PEAK/GENESIS, SCCL e Valley Ag Software. Além de constituido por uma equipe mundial de profissionais dedicados a fornecer aos produtores de leite e carne bovina soluções genéticas e de informações de gerenciamento agrícola que melhoram a qualidade e a produtividade do rebanho. O nome URUS é uma referência ao ancestral do gado doméstico, denominado Auroque ou URUZ, uma espécie de bovino selvagem extinto que habitou a Europa, Ásia e norte da África. O processo de domesticação desses animais resultou no desenvolvimento da raça zebu e do gado europeu taurino.

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 60 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária.


Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br