Encerrado nesta quinta (4), em Curitiba/PR, encontro fez projeções sobre o futuro da atividade no Brasil

A oitava edição do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP 2018), promovido pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP) e encerrado nesta quinta-feira (4), em Curitiba/PR, alcançou os objetivos dos organizadores. “Pelas manifestações de satisfação que ouvimos de vários palestrantes, expositores e visitantes, podemos afirmar que nossas expectativas em relação ao evento foram plenamente alcançadas”, avaliou preliminarmente José Paulo Molin, presidente da AsBraAP. No total, o encontro atraiu a atenção de 700 participantes que, além dos debates, tomaram conhecimento de soluções e inovações apresentadas por um grupo de 40 empresas que montaram seus estandes na área de exposição.

Em função da programação dos temas das palestras, painéis, plenárias e conferências ter sido a mais densa e profunda possível, Molin salienta que o foco predominante das discussões e debates ficou centrado numa visão sobre o futuro da Agricultura de Precisão no Brasil. “E isso era exatamente o que pretendíamos desde o início, uma vez que não nos interessava ficar restrito apenas aos problemas e desafios da atualidade”, observou.

José Paulo Molin, presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão, no encerramento do ConBAP 2018 | © Agata Foto e Vídeo

Para o presidente da AsBraAP, a presença das mais importantes indústrias e prestadores de serviços do segmento também reforça a importância que o evento tem para os profissionais da área. “Nesse sentido, ficou claro para todos a significativa evolução na estruturação da exposição em relação à edição anterior. As empresas entenderam que aqui é um local onde podem apresentar suas avançadas tecnologias e exercitar suas propostas mercadológicas”, comentou Molin.

Em relação ao perfil do público que acompanhou as palestras e painéis, o dirigente da AsBraAP destacou que ele foi constituído, predominantemente, pelos chamados “formadores de opinião”. “Essa é uma característica positiva para o segmento, pois são estes profissionais que influenciam diretamente o produtor rural na adoção das tecnologias e sistemas da Agricultura de Precisão”, concluiu Molin, adiantando que a proposta para as próximas edições do ConBAP é estimular a participação de lideranças das áreas técnicas das empresas agrícolas e também de cooperativas rurais. Realizado a cada dois anos, o local do ConBAP 2020 está sendo avaliado e deve ser anunciado nos próximos meses.

Em razão da boa repercussão do ConBAP 2018, o evento tende a se consolidar como uma referência no segmento, exatamente num momento em que está bastante aquecida a formação de startup no agronegócio em torno da agricultura digital. O Congresso confirma que já existe no Brasil uma atuante comunidade formada por especialistas de várias áreas e que está trabalhando nesse assunto há muito tempo.

 

Prêmios e homenagens – Além dos debates promovidos nas conferências, palestras e painéis do ConBAP 2018, atraiu também a atenção dos participantes a Seção de Pôster onde foram expostos 67 trabalhos científicos, elaborados por alunos e professores, que foram selecionados pela Comissão Científica. Diversos deles foram apresentados oralmente em diversos auditórios sendo que quatro receberam prêmios concedidos pelos organizadores do evento. Dois foram escolhidos na categoria Pôster e dois na apresentação com sustentação Oral.

Os escolhidos na categoria Pôster foram:

  • “Sistema computacional para previsão da dispersão da ferrugem asiática da soja a partir de dados meteorológicos e de ocorrência da doença”, elaborado por Franciele Marques do
  • Nascimento, Ivairton Monteiro Santos e Paulo Afonso Ferreira, e “Resposta de híbridos de milho a semeadura em taxa variável”, elaborado por Robisom Josimar da Silva, Davi Gabriel
  • Besson e Rodrigo Gonçalves Trevisan.

Já na categoria de sustentação Oral, os vencedores foram:

  • “Sensor de indução eletromagnética (IEM) para mapeamento da variabilidade espacial do solo em lavouras de cana-de-açúcar”, de autoria de Guilherme Sanches e Paulo Graziano
  • Magalhães; e “Metodologia para identificação e correção de erros causados pela inclinação da colhedora de grãos em mapas de produtividade”, cujos autores são: Yaroslau Miguel Kuzicz,
  • Fabrício Pinheiro Povh, Leandro Solano Flugel e Angelica Iaros.

Durante o ConBAP foram prestadas ainda homenagens a profissionais e instituições que se destacaram na pesquisa e desenvolvimento da Agricultura de Precisão no Brasil. O primeiro homenageado foi o professor Antônio Mauro Saraiva, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli/USP – Universidade de São Paulo e que é considerado um dos pioneiros no desenvolvimento e incentivo ao uso de técnicas de Agricultura de Precisão no Brasil.

Outra homenageada foi a Fundação ABC, uma instituição sem fins lucrativos voltada a pesquisa aplicada para soluções tecnológicas para o agronegócio. Ela é ligada a três cooperativas paranaenses que, no total, congregam 4.800 produtores rurais. Quem recebeu o prêmio em nome da Fundação ABC foi Fabrício Pouh, coordenador do setor de Agricultura de Precisão da instituição. Ambos os prêmios foram entregues pelo presidente da AsBraAP, José Paulo Molin.


A Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP) foi fundada em abril de 2016 e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e difusão do uso de práticas, técnicas e tecnologias da área. A entidade também tem como um dos seus pilares entender a agricultura de precisão como o conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas para permitir um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variabilidade espacial e temporal da unidade produtiva, de forma a aumentar a produtividade, o retorno econômico e financeiro para o produtor, assim como reduzir o impacto ambiental da atividade produtiva. Uma de suas ações concretas é fazer a interface com órgão regulamentadores e promover, entre outras atividades, o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP).

Mecânica de Comunicação
(11) 3259-6688 | meccanica.com.br