Evento acontece hoje (22), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Debates serão transmitidos ao vivo

Oito entidades da indústria e do agronegócio se reúnem hoje (22), em Brasília, onde será promovido o Seminário Frete sem Tabela, Brasil com Futuro. O assunto será debatido sob três focos, o econômico, o jurídico e o político, com a participação de especialistas e mediação de comunicadores da nova mídia.

O estabelecimento da Política de Frete Mínimo para o Transporte Rodoviário de Cargas, adotada como resposta à greve dos caminhoneiros do fim de maio, impacta custos de uma série de setores, levando a consequências para toda a sociedade brasileira, como aumento da inflação e retirada de recursos essenciais para investimentos e manutenção do emprego no país.

O evento será aberto às 9h45 com a mesa sobre economia. Cláudio Frischtak, da Inter.B Consultoria, e Pedro Scazufca, sócio da GO Associados especialista em defesa da concorrência e infraestrutura, conversarão com Geraldo Samor, editor do Brazil Journal, sobre os efeitos em cascata do tabelamento do frete nos custos de vida da população e das empresas de várias áreas.

Das 10h45 às 11h45, o segundo painel terá foco jurídico. A ministra Eliana Calmon, ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, e o advogado Beto Vasconcelos, ex-secretário nacional de Justiça, vão abordar a atuação do Judiciário e a insegurança jurídica. A inconstitucionalidade da medida, que fere o princípio da livre concorrência, também pode surgir no diálogo mediado pela jornalista Laura Diniz, sócia fundadora do JOTA.

Depois do intervalo, às 12h15, o diretor do Poder360, Fernando Rodrigues, será o moderador da troca de opiniões entre o deputado federal Evandro Gussi (PV-SP) e Fernando Schüler, professor do Insper, de São Paulo. Na pauta, o que o tabelamento de frete significa para o cenário político e institucional do país, neste ano de eleições gerais, em que o Brasil escolhe de deputados estaduais a quem vai ocupar a Presidência da República. O evento tem encerramento previsto para as 13h15.

Além da anfitriã CNI (Confederação Nacional da Indústria), promovem o Seminário a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), a ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), a APROSOJA Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).

O evento será gratuito, e as inscrições devem ser feitas previamente em fretesemtabela.org

TRANSMISSÃO AO VIVO

O evento será transmitido ao vivo na Agência CNI de Notícias, no Twitter e no Facebook da CNI. Link: http://vocs.tv/fretesemtabela

Mais informações: FSB Comunicação, (11) 3165-9596, com Gitânio Fortes e Nathalia Encina | [email protected]