A adição das unidades da Algar Agro, em Uberlândia e Porto Franco, melhoram a posição da ADM no importante mercado brasileiro de farelo e óleo envasado.

A Archer Daniels Midland Company (NYSE: ADM) anunciou hoje que chegou a um acordo para comprar certos ativos da empresa Algar Agro, incluindo as instalações de processamento de oleaginosas em Uberlândia (MG) e Porto Franco (MA).

“A ADM já é a processadora mais diversificada de oleaginosas do mundo, e agora estamos novamente expandindo nossas competências para ajudar a atender à crescente demanda global”, declarou Greg Morris, vice-presidente sênior e presidente global de Oilseeds da ADM. “A aquisição das plantas de esmagamento e refinaria da Algar Agro, em Minas Gerais e no Maranhão, fortalece nossa posição em importantes regiões brasileiras, dando continuidade ao nosso crescimento estratégico global. Lançamos recentemente uma joint venture de oleaginosas com a Cargill, no Egito, e concluímos várias melhorias em nossas operações de processamento na Europa e na América do Norte. Com a adição dessas novas plantas no Brasil, estamos melhorando e fortalecendo ainda mais nossa rede global em um momento em que a perspectiva de curto e de longo prazo para a demanda global de farelo continua forte. Estamos animados com essa aquisição bolt-on, que adiciona aos nossos negócios previamente existentes e, com todas as ações que estamos realizando para cumprir nosso plano estratégico e aumentar o valor para nossos acionistas”.

Nos termos da negociação, a ADM se tornará proprietária das instalações integradas de esmagamento e refino/envase de óleo em Uberlândia e Porto Franco. A ADM também terá acesso a uma ampla rede de originação e silos de armazenamento nas regiões Sudeste e Nordeste e do Brasil.

“A demanda de farelo e óleo envasado nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil continua crescendo, e estamos animados em expandir nossas competências aqui”, declara Domingo Lastra, presidente da ADM para a América do Sul. “Estamos ansiosos por trabalhar com a grande equipe da Algar Agro, sem mencionar os clientes em ambas as regiões e, continuar fornecendo farelo e óleo da mais alta qualidade”.

“Este acordo representa um passo importante para a implementação do portfólio do Grupo Algar e da estratégia de alocação de capital”, disse Luiz Alexandre Garcia, CEO do Grupo Algar. “No setor do Agronegócio, estamos saindo do segmento de esmagamento e comercialização de soja, focando na produção de grãos (Algar Farming). Também estamos fortalecendo nossa posição nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (Algar Telecom e Algar Tech), Turismo e Entretenimento (Rio Quente Resorts e Costa do Sauípe) e Energias Renováveis (Alsol). Acreditamos firmemente que a ADM foi o melhor parceiro para se envolver e executar esta transação, dado o relacionamento de longo prazo que temos com a ADM e suas capacidades e liderança distintas no setor do Agronegócio”.

As atuais operações de oleaginosas da ADM no Brasil incluem plantas de processamento de soja em Rondonópolis, Campo Grande, Ipameri, Joaçaba e Uberlândia; uma planta de girassol em Campo Novo dos Parecis; refinarias de biodiesel em Rondonópolis e Joaçaba; e uma rede de instalações de armazenamento com uma capacidade total de 2,2 milhões de toneladas métricas. A empresa produz e vende as marcas de óleo Concórdia®, Corcovado® e Vitaliv®.

O negócio, que requer aprovação de órgão regulatório brasileiro, deve ser concluído até o final do ano. Quando a transação for concluída, os aproximadamente 400 funcionários da Algar Agro serão transferidos para a ADM.

 

Declarações prospectivas – Algumas declarações acima constituem declarações prospectivas. Os registros da ADM perante o SEC apresentam informações detalhadas sobre tais declarações e riscos, e devem ser consultados juntamente com este comunicado. Na medida do permitido nos termos da legislação aplicável, a ADM não assume nenhuma obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas.


Por mais de um século, as pessoas da Archer Daniels Midland Company (NYSE: ADM) tem transformado culturas agrícolas em produtos que atendem as necessidades vitais de um mundo em crescimento. Hoje, somos um dos maiores processadores agrícolas e fornecedores de ingredientes alimentícios do mundo, com mais de 31.000 empregados, atendendo a clientes em mais de 170 países. Com uma cadeia de valor global que inclui mais de 500 unidades de compras de culturas agrícolas, 270 instalações de processamento de ingredientes, 44 centros de inovação e a principal rede de transporte de grãos do mundo, nós conectamos as colheitas aos lares, produzindo produtos para alimentação, ração animal, uso industrial e energia.
Sobre a ADM no Brasil – A ADM é uma das maiores empresas de agronegócio no Brasil. Com 3.100 empregados, a empresa processa soja em seis instalações e comercializa as marcas de óleo de soja Concórdia e Corcovado, além da linha de óleos vegetais especiais Vitaliv. A empresa opera duas plantas de biodiesel no Brasil, e mais de 30 silos em todo o País. Dentro do seu complexo de soja em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a ADM opera ainda uma fábrica de produção de proteína de soja. Com um portfólio incomparável de ingredientes e sistemas, além de um time de especialistas altamente qualificados, a ADM está pronta para desenvolver soluções customizadas e promover inovação para a indústria de alimentos e bebidas.

GPCOM Comunicação Corporativa
(11) 3129-5158 | www.gpcom.com.br/