Uma das propostas do evento é incentivar o empreendedorismo e levar informações que abrangerão desde a concepção de uma oportunidade até o êxito no projeto

Para a edição deste ano, o ESALQSHOW – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que será nos dias 9, 10 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP ESALQ), em Piracicaba (SP), contará com diversos eventos, entre eles uma programação exclusiva para os empreendedores e startups, com foco em agricultura e agronegócio. O Fórum sediará uma “Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores”, Seminário “Perspectivas de AgTech Startups no Brasil e no Mundo” e “Mesa Redonda para Startups”.

“A proposta é incentivar o empreendedorismo e levar aos participantes informações que abrangerão desde a identificação e concepção de uma oportunidade de startup, até quais etapas são necessárias para que se obtenha êxito no projeto”, aponta Luiz Mario Machado, presidente da Araiby, empresa que organiza o ESALQSHOW em conjunto com a USP ESALQ.

A “Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores” será nos dias 10 e 11, das 9h às 17h, no Anfiteatro do LAN “Jumbão” e Central de Aulas e vai propiciar aos interessados em empreender ou empreendedores com startups em diferentes estágios a oportunidade de breves seções de consultorias, de forma exclusiva e individual, focadas em alguns dos módulos mais importantes para desenvolvimento de sua atividade e materialização das ideias.

A Clínica contará com seis espaços para atendimentos distintos, divididos pelos temas: Orientações Gerais, Ideação, MVP – Minimum Viable Product, Marketing, Investidores e Fundos, Desenvolvendo a Equipe.

Os empreendedores interessados nos atendimentos deverão fazer agendamento prévio on-line e poderão ter acesso a orientações sobre a identificação de oportunidades, desenvolvimento de protótipos, validação da solução proposta, estruturação de equipe e organizacional da empresa. Além disso, poderão conhecer mais sobre captação de recursos, desenvolvimento e viabilidade do projeto, desenvolvimento e estratégias de marketing, levantamento dos custos e discussões sobre a real necessidade dos gastos, formas dos startups conseguirem angariar os fundos necessários conforme sua demanda de capital e microcrédito para pessoas físicas ou jurídicas.

 

Seminário e Mesa Redonda – O Seminário “Perspectivas de AgTech Startups no Brasil e no Mundo” será no dia 11 de outubro, no período da manhã, e vai levar ao público interessado em empreender, fomentar ou investir em startups informações num contexto mais amplo e profundo, com palestrantes referência nesse cenário. O evento é coordenado pelos Prof. Dr. Mateus Mondin e Sergio Pascholati, da USP ESALQ, e Xavier Boutaud, conselheiro executivo da Araiby.

A programação contará com debates e palestras, como as do Prof. Dr. Gregory G. Graff – Department of Agricultural and Resource Economics – Colorado State University com o tema “AgTech and the evolution of the entrepreneurship ecosystem globally”; “Technologial sustainability and the impact for startup survival”, que será apresentada pelo Prof. Dr. Andrew Zimbroff – College of Education and Human Sciences – University of Nebraska-Lincoln; e “Risk analysis in introduction of new technologies by start-ups in the Brazilian market”, com o Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva – Faculdade de Economia e Administração – Universidade de São Paulo (USP).

Já a Mesa Redonda, que será a partir das 14h, dará ao público interessado em empreender em startups a oportunidade de ouvir e debater recomendações de líderes de do mercado. O bloco 1 “Formatando uma Startup” abordará questões como a possibilidade de empreender, os riscos, como dar os primeiros passos, entender o cliente e como formar uma equipe. Já estão confirmadas as participações de Heraldo Negri de Oliveira (Bug Agentes Biológicos), Pedro Chamochumbi (Usina de Inovação) e Magno Rodrigo Moreira (PGG).

O bloco 2 “Startup no mercado” tratará de estratégias de Marketing, precificação do produto, a busca por investidores, entre outros. Participarão desta Mesa Redonda, Almir Araújo Silva (BASF), Emílio Moretti (Moretti Design), Eduardo Faddul (Direct Link Consultoria), Pedro Piva (PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora) e Benicio José de Oliveira Filho (Dodeka Participações).

A programação contará ainda com um Pitch de Startups. “Serão apresentações rápidas de empreendedores com startups em atuação no mercado em um formato bem prático para quem quer aprender como fazer”, afirma Durval Dourado Neto, vice-diretor da USP ESALQ.


O ESALQSHOW é uma iniciativa da USP ESALQ em parceria com a empresa Araiby, com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). A primeira edição do evento, realizada no ano passado, reuniu mais de 3 mil participantes, 67 expositores, contou com 55 palestras e apresentação de 51 projetos expostos em 14 vitrines

A iniciativa que visa fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura e reúne uma série de iniciativas para aproximar a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional a fim de gerar novas oportunidades e fomentar a inovação.

A edição de 2018 do ESALQSHOW conta com o patrocínio do John Deere, Coplacana, Santander, LS Tractor, FAESP, Rabobank e apoio da Arysta. O evento também tem o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Prefeitura de Piracicaba, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ACIPI, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ADEALQ), EsalqTec, Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA), CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e FGV – Fundação Getúlio Vargas. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.esalqshow.fealq.org.br/


Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br