Projeto, que recebeu investimentos de US$ 250 milhões, permitirá à empresa produzir no Brasil proteínas de soja para a indústria alimentícia e de bebidas

A ADM do Brasil (Archer Daniels Midland) inaugura, nesta sexta-feira (08/06), sua fábrica de produção de proteínas da soja em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no qual investiu aproximadamente US$ 250 milhões. Instalada em uma área de 25 mil metros quadrados, dentro do complexo de processamento de soja da ADM, a nova planta será a maior de proteínas de soja da América Latina, permitindo atender clientes de toda a região com um portfólio completo de soluções para a indústria alimentícia e de bebidas.

A ADM inicia a produção local já com contratos em andamento no mercado nacional, atendidos até agora por produtos importados dos Estados Unidos. A nova fábrica também produzirá ingredientes para exportação. A operação da fábrica integra a divisão ADM Nutrition, nova área de negócios da ADM que vem crescendo em todo o mundo, e cuja linha de proteínas de soja tem uma grande variedade de aplicações de alta qualidade, tornando alimentos e bebidas mais saudáveis e funcionais.

A linha de produtos da ADM Nutrition, que será produzida na nova fábrica, inclui proteínas funcionais concentradas, texturizadas e isoladas, produzidas a partir da proteína de soja. Esses insumos possuem grande versatilidade de uso e inúmeros benefícios, com características que influenciam favoravelmente a saúde. Considerados inovações de ponta da indústria de alimentos, os insumos permitem o desenvolvimento de linhas completas de produtos para atender a indústria de alimentos e de bebidas. Entre as tendências de aplicação da proteína de soja, destaca-se sua utilização em produtos para nutrição esportiva, controle de peso e em alimentos para idosos e crianças, além do suporte a uma dieta saudável e com menor quantidade de calorias vazias.

“Com o início da operação do novo complexo industrial, a ADM amplia a oferta de proteínas de soja tanto para o Brasil quanto para toda a América do Sul, atendendo os clientes de forma mais eficiente”, afirma Domingo Lastra, presidente da ADM América do Sul, ao destacar que a decisão de investir neste complexo está alinhada ao novo posicionamento da empresa, de fornecer também produtos de alto valor agregado. “Estamos cumprindo nosso plano estratégico de adicionar valor à atividade tradicional de comercialização de grãos. Desta forma, ampliamos nossa parceria com os clientes, atuando como braço de pesquisa e desenvolvimento de novos ingredientes naturais para a indústria de alimentos e propondo soluções tecnológicas”, destaca Lastra.

Segundo Roberto Ciciliano, presidente da ADM Nutrition na América Latina, a nova fábrica é não apenas a maior, mas também a mais moderna de proteínas concentradas de soja da América Latina e a que conta com o maior portfólio de produtos. No total, a ADM pode oferecer mais de 75 proteínas diferentes, com uma capacidade total de 50 mil toneladas/ano. “Passamos a ter mais flexibilidade para apoiar os clientes no desenvolvimento de produtos, em um segmento de elevado potencial de crescimento”, destaca Ciciliano, ao observar que este é o primeiro grande passo na ampliação da atuação da ADM neste mercado na região.

 

Segurança alimentar e tecnologia de ponta – A unidade inicia a operação com 140 novos funcionários, com alto grau de especialização e capacitação técnica, que atuarão nas diversas etapas da operação. Com processos automatizados e controlados de forma centralizada, a fábrica conta com tecnologia e equipamentos de última geração, além de um novo armazém, construído em parceria com a DHL, que atende todos os requisitos de segurança alimentar.

“O projeto do complexo foi concebido para assegurar um elevado padrão de qualidade em todas as etapas da operação, desde a chegada do farelo, fabricação dos insumos, até o armazenamento e logística de transporte do produto acabado para os clientes”, afirma o presidente da ADM Nutrition na América Latina, ao observar que todas essas características fazem desta unidade uma das mais modernas, seguras e avançadas do mercado de ingredientes para a indústria alimentícia.

Segundo Ciciliano, a nova fábrica da ADM beneficia a comunidade de Campo Grande e os produtores do Mato Grosso do Sul, com novas oportunidades de negócios, movimentando a economia local, gerando empregos e colaborando para posicionar a região como produtora também de insumos de alto valor agregado.

“Os consumidores e a indústria de alimentos estão buscando, cada vez mais, alimentos naturais e funcionais, que assegurem uma vida mais saudável. E a ADM, como empresa comprometida com a saúde e a boa alimentação, dedica-se a fornecer aos nossos clientes soluções diversas e inovadoras para atender às necessidades do setor e às tendências de consumo”, observa Ciciliano.


Por mais de um século, as pessoas da Archer Daniels Midland Company (NYSE: ADM) tem transformado culturas agrícolas em produtos que atendem as necessidades vitais de um mundo em crescimento. Hoje, somos um dos maiores processadores agrícolas e fornecedores de ingredientes alimentícios do mundo, com mais de 31.000 empregados, atendendo a clientes em mais de 170 países. Com uma cadeia de valor global que inclui mais de 500 unidades de compras de culturas agrícolas, 270 instalações de processamento de ingredientes, 44 centros de inovação e a principal rede de transporte de grãos do mundo, nós conectamos as colheitas aos lares, produzindo produtos para alimentação, ração animal, uso industrial e energia. Saiba mais em www.adm.com.
Sobre a ADM no Brasil – A ADM é uma das maiores empresas de agronegócio no Brasil. Com 3.100 empregados, a empresa processa soja em seis instalações e comercializa as marcas de óleo de soja Concórdia e Corcovado, além da linha de óleos vegetais especiais Vitaliv. A empresa opera duas plantas de biodiesel no Brasil, e mais de 30 silos em todo o País. Dentro do seu complexo de soja em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a ADM opera ainda uma fábrica de produção de proteína de soja. Com um portfólio incomparável de ingredientes e sistemas, além de um time de especialistas altamente qualificados, a ADM está pronta para desenvolver soluções customizadas e promover inovação para a indústria de alimentos e bebidas.

GPCOM Comunicação Corporativa
(11) 3129-5158 | www.gpcom.com.br/