ConBAP 2018, organizado pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP), está programado para os dias 2 a 4 de outubro, em Curitiba-PR, e deve reunir 800 participantes

Tendo como tema principal “Construção de Dados na Era da Digitalização Agrícola”, o ConBAP 2018 – Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, marcado para os dias 2 a 4 de outubro, em Curitiba/PR, já definiu os principais assuntos que serão discutidos ao longo dos três dias do evento. Após a conferência de abertura, que tratará de Tecnologias no Agro: o que podemos esperar para o futuro?, será debatido Novas Técnicas para Análise de Dados, com abordagem sobre os recursos e possíveis produtos e serviços advindos dos grandes conjuntos de dados que se pretende construir para cada lavoura, explorando exatamente o núcleo central do encontro, incluindo a atividade dos provedores de soluções e de serviços.

Durante o evento, que está sendo organizado pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsbraAP), serão promovidas também quatro plenárias. A primeira terá como tema AgDigital, AP e Plataformas e visa aprofundar os conceitos e o estado da arte do que se entende por agricultura digital, a agricultura de precisão dentro desse contexto e as tendências das plataformas digitais. Uma outra plenária abordará A Visão dos Produtores sobre Desafios para Avançar na Gestão da Variabilidade das Lavouras. Nesse caso, serão enfocados os desafios, expectativas e frustrações da agricultura de precisão do ponto de vista do usuário.

Uma terceira plenária tratará do tema Eletrônica Embarcada e Automação: a Agricultura de Precisão para a Mecanização Eficiente, cujo objetivo é traçar as perspectivas e as expectativas das soluções tecnológicas implementadas em máquinas agrícolas. Por fim, a última plenária, que encerrará o encontro, debaterá a Integração de Dados, destacando as diferentes visões em torno do uso da telemática e da Intenet das Coisas na agricultura, assim como os desafios de conectividade e as soluções para frotistas, empresários e agricultores.

O encontro ainda prevê debates e análises sobre a atividade dos provedores de soluções e de serviços para a Agricultura de Precisão; e também como inovar na gestão da variabilidade das lavouras e a experimentação na fazenda com ferramenta de Agricultura de Precisão. Também está prevista uma conferência cujo objetivo é discutir O que Esperar da Digitalização no Agro?

Além das conferências e plenárias, que serão conduzidas pelos maiores especialistas em agricultura de precisão do Brasil, o evento também será palco para apresentações de diversos trabalhos científicos, que serão previamente julgados por uma comissão científica, especialmente formada para esse fim. O prazo para submeter trabalhos à comissão será encerrado em 8 de abril e para obter mais informações sobre as diretrizes de inscrição basta acessar o site do ConBAP 2018. Também haverá um espaço para exposição das empresas que atuam no segmento de agricultura de precisão.

Em virtude do sucesso da edição anterior do ConBAP, realizada em 2016 na cidade de Goiânia/GO, a direção da AsBraAP está bastante otimista em relação ao ConBAP 2018. Espera-se um total entre 120 e 150 trabalhos científicos que serão submetidos à avaliação, com 24 selecionados para sustentação oral durante o encontro e os demais sendo expostos por meio de pôsteres. Além disso, na parte de exposição, a expectativa é de que 40 empresas participem. O objetivo é que a área de exposição seja uma vitrine tecnológica, onde as empresas possam levar informação, mostrar a tecnologia embarcada nas máquinas e equipamentos, além de expor os conceitos que oferecem aos seus clientes.

Em relação ao público esperado, a projeção dos organizadores é de que o total de 800 participantes de 2016 seja repetido. O evento deve atrair a atenção de profissionais, autônomos e de empresas; pesquisadores, acadêmicos, estudantes das diversas áreas ligadas à agronomia e tecnologia aplicada à agricultura de precisão; e agricultores. A intenção é alcançar aquele agricultor considerado formador de opinião e que irá replicar a necessidade do uso de dados e da agricultura de precisão na sua rede de relacionamento.

Pela forma que está sendo organizado, o Congresso deve se tornar uma referência num momento em que está bastante aquecida a formação de startup no agronegócio em torno da digitalização. Ele servirá para mostrar que já existe uma atuante comunidade formada por especialistas de várias áreas e que está trabalhando nesse assunto há muito tempo.

 ConBAP 2018 – Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão

Local: Expo Unimed, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba/PR

Data: de 2 a 4 de outubro de 2018

Clique aqui para outras informações.


A Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP) foi fundada em abril de 2016 e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e difusão do uso de práticas, técnicas e tecnologias da área. A entidade também tem como um dos seus pilares entender a agricultura de precisão como o conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas para permitir um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variabilidade espacial e temporal da unidade produtiva, de forma a aumentar a produtividade, o retorno econômico e financeiro para o produtor, assim como reduzir o impacto ambiental da atividade produtiva. Uma de suas ações concretas é fazer a interface com órgão regulamentadores e promover, entre outras atividades, o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP).

Mecânica de Comunicação
(11) 3259-6688 | meccanica.com.br